O Dia dos Namorados vem aí, e o dever de toda empresa é se apaixonar por oportunidades como esta. Afinal de contas, ela é responsável por movimentar diversos segmentos de mercado no Brasil e isso pode ser o ponto-chave para sua empresa se destacar.
Inclusive, além de ser uma data em que o brasileiro busca a satisfação da sua pessoa parceira, o Dia dos Namorados exige cada vez mais experiências diferenciadas e únicas. Ou seja, é necessário criar momentos inesquecíveis na vida dos clientes e, fazer com que isso seja algo inspirador e animador para eles, já que neste ano a data cai em uma quarta-feira - um dia não muito usual para passeios, mas que se torna uma oportunidade de um “date” perfeito para os pombinhos.
Mas,como oferecer essa experiência única aos clientes em uma data como essa?
Transcender o ordinário, tecer experiências inovadoras e acender a chama do encantamento nos seus clientes. Essa é a melodia que sua empresa deseja compor, não é mesmo?! E a grande coincidência é que isso também é um dos principais interesses dos pombinhos que vão celebrar seu amor no Dia dos Namorados, interessados em construir uma linda história de amor.
Por falar nesse interesse, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que mais de 100 milhões de pessoas devem buscar presentes e experiências aos seus parceiros. Tudo isso, faz com que mais de R$23 bilhões sejam gastos entre presentes e comemorações na data. Inclusive, bares e restaurantes são pontos principais nesta busca por experiências e faz com que este nicho de mercado tenha grande volume de clientes e de lucro.
E é nessa hora também que, uma boa ideia para o Dia dos Namorados pode fazer eles se fidelizarem e continuarem a curtir essa experiência do cliente que tiveram durante o ano todo, e mesmo com a alta competitividade do mercado, é possível oferecer a melhor experiência, transformando a data em uma virada de chave.
Para isso, oferecer qualidade, variedade e comodidade são peças fundamentais.
A melhor experiência do cliente só é obtida quando ele sai satisfeito do seu estabelecimento, mas essa busca pela sua satisfação costuma ser uma dança delicada, onde cada passo é crucial para alcançar a melodia perfeita. Afinal de contas, qualquer deslize pode prejudicar seu encantamento.
O ideal, neste caso, é evitar tropeços e armadilhas, impedindo que detalhes baseados em comunicação falha, atendimentos não eficientes ou processos burocráticos aconteçam. Além disso, a dica é sempre encantar os clientes com detalhes inesperados.
Mas não é só isso, viu?! Também é importante ficar atento aos seguintes pontos:
👉 Chegou a hora de você Ver insights do mercado
Com a ideia já marcada no calendário da sua empresa e com o interesse em aproveitar essa oportunidade, seu restaurante precisa priorizar ações e estratégias para ampliar as experiências extraordinárias aos clientes. Ou seja, é essencial impactar os clientes de tal maneira que aquele lugar fique marcado para sempre em suas vidas e seja sempre um sinal de boas recordações.
Algumas ideias para o Dia dos Namorados pensando por este ponto são:
Pode parecer muito ter que elaborar e imprimir um cardápio especial só para um dia, mas seu restaurante pode fazer isso através de um cardápio online, oferecendo pratos e promoções exclusivas para a data. Essa pode ser a hora também de testar aquele prato que você pretende lançar no cardápio oficial, mas tem receio da aceitação.
É interessante manter a prática do seu restaurante ao servir bebidas, proporcionando aos clientes opções com e sem álcool. Assim a chance de agradar a uma grande parte do público é maior. Além disso, oferecer opções de bebidas já servidas no copo ou em taças também pode deixar o ambiente mais agradável e “instagramável”.
Se o seu restaurante está lançando um cardápio especial para a data, seja criativo com o nome dos pratos. Além disso, foque em criatividade para decorar o ambiente, utilizando velas, cantinho de fotos, corações discretos e outros. Tudo para que o ambiente fique mais intimista e agradável.
Muitos de seus clientes podem ter uma rotina agitada e acabar não comprando presente, outros, não comprando apenas pelo costume, mas, oferecer produtos de parceiros, como flores, bombons, doces e outros no dia do jantar, pode garantir uma venda mais robusta e também comodidade para quem ainda não comprou.
O movimento durante a semana não chega nem perto do movimento aos fins de semana e, como esta data cai bem em uma quarta-feira, talvez seja interessante oferecer cupons especiais e promoções para ajudar na movimentação e fluxo de clientes. Principalmente para aquelas pessoas que gostam de um ambiente mais reservado.
Tanto para chamar, quanto para informar, as redes sociais são ferramentas potentes, e vão te ajudar a organizar melhor o fluxo de informações que o seu restaurante precisa dar ao cliente. Ou seja, através dela, seu restaurante pode divulgar informações de reserva, funcionamento, cardápio, promoções e tudo o que oferecerá, diminuindo o fluxo de dúvidas que podem ficar sem resposta e afastar o cliente.
Estimule os clientes a reservarem seus espaços nesta data focando no gatilho de escassez, por exemplo. Ou seja, mostrando para eles que a data é muito procurada e pode fazer com que eles fiquem sem um espaço no dia. Outro ponto, é oferecer vantagens em reservas, como promoções, brindes e outros itens que possam chamar a atenção.
Aceitar diversas formas de pagamentos em apenas um local é excelente para o seu restaurante aumentar a velocidade das operações. A maquininha Point do Mercado Pago, por exemplo, pode te proporcionar isso e ainda tem a possibilidade de receber o dinheiro das vendas na hora.
Se o seu restaurante tem um público intenso de solteiros, é a hora de criar promoções e ações para eles e, com isso, movimentar o local em uma plena quarta-feira. Promoções para grupos de amigos, música ao vivo e descontos são boas opções para que os solteiros também possam aproveitar a data e, consequentemente, se sentirem acolhidos pelo seu estabelecimento.
Deixar seu estabelecimento pronto para esta oportunidade, com ideias para o Dia dos Namorados idealizadas, aumenta as chances de conquistar os consumidores através de uma boa experiência.
Contar com soluções que garantam a plena fluidez das ideias também é essencial. Por isso, o Mercado Pago tem soluções capazes de potencializar ainda mais os seus ganhos, como no caso das maquininhas Point, que agilizam o processo de cobrança, além de deixá-lo mais seguro, e o melhor: te permitem receber seu dinheiro na hora para melhorar seu fluxo de caixa.
Acelere suas vendas com a Point Mercado Pago e lucre mais durante o Dia dos Namorados.
💡Leia também:
Venda mais no Valentine’s Day com o vale alimentação e refeição
Como receber vale alimentação e vale refeição na Point Mercado Pago
Como proteger sua loja de fraudes na maquininha de cartão
Como escolher a melhor maquininha de cartão para a sua empresa
Como escolher o plano da Point Mercado Pago ideal para sua empresa