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Ideias para o Dia dos Namorados: como preparar seu restaurante

Mercado Pago: casal sentado em uma mesa de restaurante enquanto aproveitam uma das melhores ideias para o Dia dos Namorados.

O Dia dos Namorados vem aí, e o dever de toda empresa é se apaixonar por oportunidades como esta. Afinal de contas, ela é responsável por movimentar diversos segmentos de mercado no Brasil e isso pode ser o ponto-chave para sua empresa se destacar. 

Inclusive, além de ser uma data em que o brasileiro busca a satisfação da sua pessoa parceira, o Dia dos Namorados exige cada vez mais experiências diferenciadas e únicas. Ou seja, é necessário criar momentos inesquecíveis na vida dos clientes e, fazer com que isso seja algo inspirador e animador para eles, já que neste ano a data cai em uma quarta-feira - um dia não muito usual para passeios, mas que se torna uma oportunidade de um “date” perfeito para os pombinhos. 

Mas,como oferecer essa experiência única aos clientes em uma data como essa?

 

Como as ideias para o Dia dos Namorados movimentam o mercado

Transcender o ordinário, tecer experiências inovadoras e acender a chama do encantamento nos seus clientes. Essa é a melodia que sua empresa deseja compor, não é mesmo?! E a grande coincidência é que isso também é um dos principais interesses dos pombinhos que vão celebrar seu amor no Dia dos Namorados, interessados em construir uma linda história de amor.

Por falar nesse interesse, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), revelou que mais de 100 milhões de pessoas devem buscar presentes e experiências aos seus parceiros. Tudo isso, faz com que mais de R$23 bilhões sejam gastos entre presentes e comemorações na data. Inclusive, bares e restaurantes são pontos principais nesta busca por experiências e faz com que este nicho de mercado tenha grande volume de clientes e de lucro.

E é nessa hora também que, uma boa ideia para o Dia dos Namorados pode fazer eles se fidelizarem e continuarem a curtir essa experiência do cliente que tiveram durante o ano todo, e mesmo com a alta competitividade do mercado, é possível oferecer a melhor experiência, transformando a data em uma virada de chave. 

Para isso, oferecer qualidade, variedade e comodidade são peças fundamentais.

 

Como se preparar para o Dia dos Namorados em seu restaurante?

A melhor experiência do cliente só é obtida quando ele sai satisfeito do seu estabelecimento, mas essa busca pela sua satisfação costuma ser uma dança delicada, onde cada passo é crucial para alcançar a melodia perfeita. Afinal de contas, qualquer deslize pode prejudicar seu encantamento. 

O ideal, neste caso, é evitar tropeços e armadilhas, impedindo que detalhes baseados em comunicação falha, atendimentos não eficientes ou processos burocráticos aconteçam. Além disso, a dica é sempre encantar os clientes com detalhes inesperados.

Mas não é só isso, viu?! Também é importante ficar atento aos seguintes pontos: 

 

  • Alta competitividade: datas como esta costumam aumentar a procura dos clientes e a consequente competitividade entre os restaurantes. Dessa forma, divulgar as ações que você fará no seu restaurante com antecedência é importante. Ou seja, com semanas antes da data, divulgue ao cliente sobre promoções especiais que fará, cardápio personalizado, ambiente diferenciado para o dia e outras ideias que possam surgir.

  • Logística e operação: quando seu restaurante tem alto fluxo de clientes a parte de operação sofre? Então é hora de rever este quesito para o Dia dos Namorados. Por isso, você deve inserir no planejamento estratégias de gestão de reservas, filas de espera e também soluções para fluir melhor o sistema de delivery ou retirada, se houver.

  • Controle de estoque e custos: quem tem um restaurante sabe melhor que ninguém a necessidade de manter uma boa gestão de estoque, para não sobrar e muito menos faltar. Outro ponto, é analisar os custos na compra de ingredientes e da mão de obra, priorizando a qualidade, sem abdicar do custo-benefício, para que as margens de lucro sejam boas.

  • Recrutamento e treinamento de equipe: uma equipe de restaurante precisa estar pronta e treinada para atender em datas especiais. Por isso, se for o caso de contratar pessoal para uma data como esta, é necessário fazer com antecipação e já os treinar no salão, atendendo e entendendo o que acontece no dia a dia. Isso garantirá um melhor alinhamento da equipe e um atendimento mais qualificado em uma data de alto fluxo.

  • Expectativas dos clientes: satisfazer um cliente, principalmente em uma data de alta demanda, é desafiador, mas você pode fazer isso acontecer. Em datas como estas, as emoções estão à flor da pele no cliente. Então, tudo o que acontecer somará positivamente, ou negativamente. Ficar atento em tudo o que acontece no salão, assim como o tempo dos pedidos e gestos dos clientes, pode evitar indisposições. 

 

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Ideias para destacar seu restaurante no Dia dos Namorados

Com a ideia já marcada no calendário da sua empresa e com o interesse em aproveitar essa oportunidade, seu restaurante precisa priorizar ações e estratégias para ampliar as experiências extraordinárias aos clientes. Ou seja, é essencial impactar os clientes de tal maneira que aquele lugar fique marcado para sempre em suas vidas e seja sempre um sinal de boas recordações.

Algumas ideias para o Dia dos Namorados pensando por este ponto são:

 

1. Elabore um cardápio especial

Pode parecer muito ter que elaborar e imprimir um cardápio especial só para um dia, mas seu restaurante pode fazer isso através de um cardápio online, oferecendo pratos e promoções exclusivas para a data. Essa pode ser a hora também de testar aquele prato que você pretende lançar no cardápio oficial, mas tem receio da aceitação.

 

2. Ofereça bebidas especiais

É interessante manter a prática do seu restaurante ao servir bebidas, proporcionando aos clientes opções com e sem álcool. Assim a chance de agradar a uma grande parte do público é maior. Além disso, oferecer opções de bebidas já servidas no copo ou em taças também pode deixar o ambiente mais agradável e “instagramável”.

 

3. Seja criativo com a decoração

Se o seu restaurante está lançando um cardápio especial para a data, seja criativo com o nome dos pratos. Além disso, foque em criatividade para decorar o ambiente, utilizando velas, cantinho de fotos, corações discretos e outros. Tudo para que o ambiente fique mais intimista e agradável. 

 

4. Faça parcerias e ofereça outros produtos

Muitos de seus clientes podem ter uma rotina agitada e acabar não comprando presente, outros, não comprando apenas pelo costume, mas, oferecer produtos de parceiros, como flores, bombons, doces e outros no dia do jantar, pode garantir uma venda mais robusta e também comodidade para quem ainda não comprou.

 

5. Faça promoções e ofereça cupons de desconto

O movimento durante a semana não chega nem perto do movimento aos fins de semana e, como esta data cai bem em uma quarta-feira, talvez seja interessante oferecer cupons especiais e promoções para ajudar na movimentação e fluxo de clientes. Principalmente para aquelas pessoas que gostam de um ambiente mais reservado.

 

6. Invista em divulgação

Tanto para chamar, quanto para informar, as redes sociais são ferramentas potentes, e vão te ajudar a organizar melhor o fluxo de informações que o seu restaurante precisa dar ao cliente. Ou seja, através dela, seu restaurante pode divulgar informações de reserva, funcionamento, cardápio, promoções e tudo o que oferecerá, diminuindo o fluxo de dúvidas que podem ficar sem resposta e afastar o cliente.

 

7. Faça reservas com vantagens

Estimule os clientes a reservarem seus espaços nesta data focando no gatilho de escassez, por exemplo. Ou seja, mostrando para eles que a data é muito procurada e pode fazer com que eles fiquem sem um espaço no dia. Outro ponto, é oferecer vantagens em reservas, como promoções, brindes e outros itens que possam chamar a atenção.

 

8. Ofereça diversidade no pagamento

Aceitar diversas formas de pagamentos em apenas um local é excelente para o seu restaurante aumentar a velocidade das operações. A maquininha Point do Mercado Pago, por exemplo, pode te proporcionar isso e ainda tem a possibilidade de receber o dinheiro das vendas na hora.

 

9. Ofereça promoções para solteiros

Se o seu restaurante tem um público intenso de solteiros, é a hora de criar promoções e ações para eles e, com isso, movimentar o local em uma plena quarta-feira. Promoções para grupos de amigos, música ao vivo e descontos são boas opções para que os solteiros também possam aproveitar a data e, consequentemente, se sentirem acolhidos pelo seu estabelecimento. 

 

Prepare seu restaurante e aproveite os ganhos

Deixar seu estabelecimento pronto para esta oportunidade, com ideias para o Dia dos Namorados idealizadas, aumenta as chances de conquistar os consumidores através de uma boa experiência.

Contar com soluções que garantam a plena fluidez das ideias também é essencial. Por isso, o Mercado Pago tem soluções capazes de potencializar ainda mais os seus ganhos, como no caso das maquininhas Point, que agilizam o processo de cobrança, além de deixá-lo mais seguro, e o melhor: te permitem receber seu dinheiro na hora para melhorar seu fluxo de caixa.

Acelere suas vendas com a Point Mercado Pago e lucre mais durante o Dia dos Namorados. 

 


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