O cuidado com os funcionários influencia diretamente na performance. É por isso que a área de recursos humanos tem grande importância na saúde de qualquer operação, sendo responsável por estimular e cuidar da equipe.
Nesse sentido, surge o conceito de employee experience – algo relativamente novo, mas que ganhou muito destaque em diversas empresas no período da pandemia.
Employee experience ou em português, experiência do funcionário, nada mais que é o conjunto de interações que um trabalhador tem sua com sua empresa – das políticas, colegas ao ambiente físico e virtual de trabalho.
Ou seja, todos os pontos de contato, desde os detalhes do dia a dia aos grandes eventos contam. É por meio desse conjunto de experiências que se constrói a jornada de um colaborador, tendo impacto direto em como se sente, como seu potencial é direcionado e, é claro, no seu bem-estar.
Segundo uma pesquisa de 2021 da Willis Towers Watson, a pandemia da COVID-19 mudou tudo. Para 92% dos empregadores, aprimorar a employee experience será uma prioridade importante para suas organizações nos próximos três anos.
Conforme as informações publicadas no Guia de Experiência do Funcionário de 2022, os funcionários hoje buscam pontos como:
O método de experiência do colaborador funciona, basicamente, como uma jornada dividida em seis estágios: atração, contratação, onboard, engajamento, desenvolvimento e saída. Ela envolve desde o primeiro ponto de comunicação até o desligamento.
Veja algumas maneiras de aplicar essa estratégia:
É mais interessante para a produtividade da empresa e para seus trabalhadores oferecer oportunidades de crescimento. Assim, você contará com um time sempre qualificado e capacitado, que adquire mais autonomia e confiança.
Ter canais de troca, oferecer uma comunicação transparente e conhecer de perto a equipe cria vínculos e ajuda o trabalho a ser mais leve e fluído.
Você sabia que empresas com equipes diversas inovam e faturam mais? Times diversificados costumam saber lidar melhor com resolução de problemas, além dos colaboradores se sentirem bem no ambiente de trabalho.
Ambientes com alta carga de estresse tendem a comprometer sua produtividade e sofrer com o índice de turnover (rotatividade de pessoas em português). Pensando nisso, manter um ambiente positivo é mais saudável para os colaboradores e para o sucesso da sua marca.
A confiança é algo que se constrói ao longo do tempo e, para isso, é preciso trabalhar uma comunicação sempre honesta, transparente e motivadora. Isso é fundamental para que todo o time se sinta engajado com o dia a dia e os desafios da empresa.
Ter um bom acompanhamento de dados também pode ajudar a identificar pontos de melhoria e tomar decisões assertivas, em prol da organização e das pessoas.
Outro ponto fundamental para que a equipe se sinta valorizada é oferecer os benefícios adequados para suas necessidades. Esse tipo de estratégia ajuda a proporcionar bem-estar e qualidade de vida.
Ter foco no colaborador oferecendo oportunidades, conforto e um ambiente positivo também é favorável para os resultados da sua empresa. Isso tudo impacta diretamente na cultura e clima organizacional, aumentando a chance de obter bons resultados e muita dedicação.
Veja como isso pode te beneficiar na prática:
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Ficou claro que criar experiências positivas para os funcionários é estratégico e necessário, não é?
Se preocupar com a employee experience é uma atitude que promove satisfação na equipe, aumento da produtividade, retenção de talentos e até mesmo melhores resultados. Por isso, não deixe de investir na experiência do seu time.