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Como montar um time de sucesso na sua empresa

Colaboradores analisando apresentação de projeto no computador

Um dos principais desafios dos gestores de empresa é delegar tarefas importantes para sua equipe, mantendo a qualidade, segurança e eficiência na execução das responsabilidades diárias. 

Para solucionar isso é importante construir um time de sucesso. Isto é, ter uma equipe formada por profissionais capacitados e que sabem trabalhar em conjunto para atingir seus  objetivos e manter uma evolução contínua que favoreça os resultados da empresa.

 

Qual a importância do time de sucesso nos resultados?


Investir na qualidade dos colaboradores é essencial para manter a empresa competitiva no mercado, assegurando agilidade e o compromisso com boas entregas. Mas não basta atrair talentos individualmente. Bons grupos de trabalho trazem resultados mais ricos, pois os profissionais têm a possibilidade de trocar ideias, desenvolver estratégias completas e diversificadas. 

Dessa forma, se houver uma boa gestão, com diálogo transparente e uma divisão inteligente de tarefas, o time tende a ter mais facilidade e eficácia em todos os processos. Com isso, o gestor garante melhores desempenhos, impactando positivamente a imagem para o mercado, clientes, investidores e, é claro, para os próprios membros da equipe. 

 

8 dicas para construir um time de sucesso


Construir um time eficiente pode levar tempo, dedicação e paciência, mas existem alguns processos que podem facilitar isso. Confira, abaixo, algumas dicas que podem te ajudar:  

 

1. Comece pela definição de funções

O primeiro passo é mapear todas as funções que precisam ser preenchidas e fazer uma lista de contratação. Além disso, é necessário estabelecer as responsabilidades de cada membro da equipe para que sejam transmitidas de maneira clara. Isso evita falhas de comunicação, melhora o alinhamento de funções e cria uma âncora para os futuros feedbacks

 

2. Abrace a diversidade


Quanto mais diversa a equipe, maior é seu repertório para encontrar soluções. Em um estudo de 2020 da consultoria McKinsey foi apontado que as empresas com equipes diversas são mais inovadoras e lucram mais. Por isso, não deixe de considerar a diversidade ao fazer contratações. Oferecer um espaço aberto e plural é a chave para inovar e criar um diferencial competitivo. 

 

3. Crie uma cultura compartilhada


A cultura de trabalho é um pilar importante para construir bons relacionamentos profissionais e manter o time alinhado. Estilos de comunicação, diretrizes de comportamento e avaliações, por exemplo, são detalhes que refletem diretamente na cultura da organização.

 

4. Tenha metas bem definidas 


Metas são essenciais para atingir os objetivos da empresa, mas também funcionam como uma excelente ferramenta para manter a equipe unida e engajada em prol de um propósito em comum. Atualmente, um dos principais conceitos quando se fala do assunto são as metas SMART (um acrônimo para específico, mensurável, alcançável e baseado em tempo).  

Um exemplo de meta SMART seria aumentar o índice de satisfação dos clientes do e-commerce em 5% no próximo mês. Ela é específica, pois se refere ao índice de satisfação dos clientes do site, é mensurável, pois traz um número ou porcentagem que se possa aferir e é alcançável baseada em um período de tempo específico de um mês.  

Definir esse tipo de meta pode ajudar a acompanhar o progresso da equipe e garantir que todos estejam no caminho certo ou então fazer correções de rota. 

 

5. Organize os processos 


Ter processos organizados permite entender o fluxo do trabalho com um todo e a fazer contratações mais inteligentes. Dessa forma, é possível construir uma equipe mais enxuta e saber quando contratar para as funções que realmente são necessárias, mas isso não significa engessar a estrutura. Pelo contrário, a ideia é simplificar, otimizando tempo e recursos. 

A boa notícia é que provavelmente os processos já existem na sua empresa, você só precisa padronizá-los para poder treinar os novos talentos e garantir que todos estejam na mesma página. 

 

6. Aposte na boa comunicação


Não existe equipe de sucesso sem diálogo. Crie linhas e ferramentas de comunicação clara, especificando papéis, pontos de contato e fluxo de informações. Garanta que o time saiba a quem recorrer em caso de dúvidas, onde consultar dados, além de manter um sistema com atualizações em tempo real sobre o andamento dos projetos coletivos. 

 

7. Defina as expectativas de feedback


As avaliações de desempenho são construtivas, ajudam a identificar pontos de melhoria e também funcionam como um termômetro do dia a dia da equipe. Mas fazer isso de forma desestruturada muitas vezes acaba tendo um efeito negativo que desorienta seu time.

A melhor estratégia é ter ocasiões regulares e frequentes para os feedbacks. Com isso, além de passar orientações e alinhar expectativas, não deixe de ouvir seu colaborador e aproveitar suas observações para aprimorar cada vez mais a gestão do time. 

 

8. Recompense o bom trabalho


É preciso ter espaço para recompensar o trabalho bem feito do seu time. Aliás, essa é uma forma não só de reconhecer e manter um talento motivado, como também um incentivo para que os colegas busquem melhores resultados, e isso pode ser feito de várias formas, como a oferta de bônus financeiro, benefícios corporativos customizáveis, funções com maior prestígio, entre outros. 


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Garanta o sucesso da sua empresa com um time eficiente! 


Construir um time de sucesso é uma tarefa em que exige comprometimento, mas ao colocar esse conhecimento em prática, é possível encontrar colaboradores que tenham uma ótima performance e ajudem sua empresa alcançar seus objetivos.

 

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Escrito por:

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