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Tipos de precificação: o que é precificação progressiva?

Escrito por Equipe Mercado Pago | May 14, 2024 11:00:00 AM

Se você lidera uma empresa, já deve ter seu próprio tipo de precificação de produtos ou serviços, não é mesmo?! Porém, existem outras formas de precificar que podem ser ótimas estratégias para otimizar suas vendas. Apesar de muitas empresas ainda se apegarem ao sistema tradicional de fixação de preços, a mudança no comportamento do consumidor e também os avanços na análise de dados possibilitaram a precificação progressiva.

Além de crescer frequentemente, a precificação progressiva pode ser uma alternativa atraente para a sua empresa, desde que aplicada corretamente. Mas, afinal de contas, vale a pena explorar essa abordagem inovadora?

 

Precificação progressiva: quais os tipos de precificação e como funcionam?

A precificação progressiva é uma estratégia que envolve a variação de preços com base em diferentes segmentos, tipos e características de produtos e também o momento em que a compra é realizada. Diferentemente da forma tradicional de aplicar um único preço para todos os clientes, a precificação progressiva faz uma mudança nos valores a depender de cada uma destas características, assim, o valor percebido pelo cliente é potencializado.

Outro ponto interessante de uma estratégia envolvendo tipos de precificação é a otimização do lucro da sua empresa, que pode atrair mais clientes ao vender de maneira diferente e vender mais por oferecer mais possibilidades. E, como aumentar o lucro da empresa e atrair mais clientes provavelmente são objetivos da sua gestão, vale a pena, sim, investir em um novo modelo de precificação progressiva.

Na sua empresa, é possível optar por diversos tipos de precificação progressiva, como pagamento pelo uso, em que o cliente pagará apenas pelo uso dos produtos utilizados, pagamento por usuário, em que há diferentes planos de produtos, de acordo com o número de clientes cadastrados, diferenciação por funcionalidades, em que há planos com preços fixos, porém escaláveis, tanto em valores, quanto em funcionalidades e também o modo freemium, gratuito e sem grandes funcionalidades, porém com possibilidade de contratação de serviços extras mediante pagamento.

Ou seja, existem diversos tipos de precificação progressiva, que podem ser aplicadas em muitos nichos de mercado, como o setor de entregas, planos de internet, aluguel de equipamentos, acesso a clubes e itens de lazer, e muitos outros. E para colocar isso em prática, oferecer pagamento recorrente para produtos ou serviços também é essencial.

 

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Como a precificação progressiva funciona em 4 passos

A precificação progressiva não é um bicho de sete cabeças não, mas é necessário atenção em alguns passos para que ela seja uma estratégia lucrativa e que renda bons resultados. Por isso, seguindo pontos de atenção é possível que ela seja feita de maneira simples e atinja os objetivos que você quer com a sua empresa.

 

1. Faça uma segmentação de clientes

Segmente seus potenciais clientes em grupos ou crie personas, dessa forma, você consegue entender qual é seu público real e o que eles esperam da sua empresa. Assim, você também consegue criar planos de precificação mais otimizados, ou seja, com valores atrativos, produtos personalizados e suficientes para agradar cada grupo de clientes.

 

2. Desenvolva uma variação de preços

É necessário ter variação nos preços dos seus produtos, para que os clientes possam se sentir livres para escolher qual deles é o melhor e também entender as características de cada um. Ou seja, se no pacote de produtos 1, você oferece 3 itens por R$100, no pacote de produtos 2, em que você oferece 5 itens, você pode cobrar R$180.

 

3. Use a abuse dos descontos e promoções

Como a ideia é sempre vender mais, você pode oferecer cupons de desconto e promoções para que seus clientes assinem um plano maior e com mais itens, proporcionando desconto nos primeiros meses, um serviço extra, um produto a parte ou algo nesse sentido.

 

4. Adote preços dinâmicos para otimizar os preços em tempo real

Monte uma tabela de preços dinâmica, que mesmo com mudanças ainda te traga lucro. Ou seja, se para ter lucro em um produto você precisa vendê-lo por pelo menos R$100, então experimente adicionar um valor acima disso para ter margem de atualização em tempo real, oferecendo descontos e promoções.

 

Como relacionar a precificação progressiva com o pagamento recorrente

O pagamento recorrente é um dos maiores aliados da precificação progressiva. Através dele é possível implementar cobranças recorrentes em sua empresa para serviços e produtos contratados pelos seus clientes, sem a necessidade de recontratações constantes ou problemas com o pagamento.

Para explorar melhor os tipos de precificação, relacionando a estratégia de precificação progressiva com a solução do pagamento recorrente existem algumas formas:

 

  • Como implementar a precificação progressiva em um modelo de assinatura: quando um cliente assina um produto ou serviço é possível oferecer a ele planos com valores diferentes e que aumentam conforme os itens inclusos. Para que o pagamento de serviços de assinatura ocorra, utilizar o pagamento recorrente é a melhor estratégia, já que seu cliente nem precisará se preocupar em pagar todo mês, o valor será debitado do seu cartão automaticamente.

  • Como flexibilizar seus pagamentos: escolhendo uma plataforma que oferece o pagamento recorrente, é mais fácil utilizar a estratégia da precificação progressiva, porém, essa plataforma precisa oferecer flexibilidade ao aceitar métodos de pagamento, assim, seus clientes têm mais facilidade ao comprar.

  • Como ter escalabilidade: através da precificação progressiva e do pagamento recorrente, sua empresa consegue ter escalabilidade, ou seja, plano de crescimento e solução para aumento de demanda sem perder a qualidade. Isso porque a solução do pagamento recorrente faz com que você tenha mais previsibilidade e melhor fluxo de caixa.

 

Vale a pena testar o modelo de precificação progressiva? Claro!

A precificação progressiva pode ser, entre os tipos de precificação, a estratégia ideal para a sua empresa vender mais. Através dela é possível criar um leque de formas de precificar seus produtos, oferecendo aos seus clientes diversas maneiras de comprar na sua empresa. 

Além disso, através do pagamento recorrente, você poderá cobrar pelos produtos ou serviços que precificar de forma progressiva de maneira mais simples, sem a necessidade de uma cobrança mês a mês ou outras dores de cabeça.

 

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