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6 dicas para reduzir falhas nas transações de pagamento recorrente

5 min de leitura Atualizado em 30/04/2024
Mercado Pago: imagem de uma pessoa vestindo uma camisa, com os braços debruçados sobre uma mesa. A pessoa tem na mão esquerda um cartão de crédito e na mão direita um celular, simulando a realização de um processo de cadastro para pagamento recorrente. Há também na mesa um notebook e uma xícara de café.

O modelo de pagamento recorrente é hoje uma das melhores formas de gerar renda para a sua empresa. Além de proporcionar receita, o pagamento recorrente também é ideal para gerar previsibilidade, ou seja, te dar noção do quanto sua empresa caminhará em um futuro próximo. Tudo isso, aliado ao fato de conseguir uma maior fidelização de clientes, pagamentos mais seguros e também uma operação mais eficiente.

Mas, para que todas essas soluções funcionem da maneira correta e a sua empresa se preocupe apenas com as vendas, é essencial garantir que haja uma redução em falhas nas transações recorrentes. 

 

Pagamento recorrente: como as falhas nas transações podem afetar sua empresa?

O pagamento recorrente já se tornou famoso em muitas empresas e em diversos setores, o modelo de pagamento por assinatura, tem se tornado também uma peça-chave para muitas empresas que querem aumentar a receita recorrente, ou implantá-la em seu modelo de negócio. Mas, para dar certo, o pagamento recorrente precisa de uma gestão eficiente para evitar erros de transação.

A falha de transação, que pode acontecer durante o pagamento recorrente, causa diversos problemas, como a perda do cliente, a diminuição da receita e até mesmo o investimento sem retorno. Por isso, reverter a falha na transação é fundamental para que a reputação da sua empresa seja preservada. Além disso, seus clientes podem se sentir satisfeitos e bem atendidos.

Mesmo que uma falha na transação persista, é importante também que a empresa tenha em suas estratégias de operação, a possibilidade de lidar com elas, resolvendo de forma rápida e eficiente, sem que a relação com o cliente seja prejudicada.

Como identificar as principais falhas nas transações recorrentes

As falhas nas transações podem acontecer por vários motivos e de diferentes formas. Saber como identificá-las para resolver o problema é essencial, dessa maneira, o cliente consegue realizar o pagamento recorrente sem problemas maiores e sua empresa garante a receita da venda.

Algumas das principais falhas nas transações são:

 

  • Falhas no processamento e na autorização de transações: essa é uma das maiores falhas do pagamento recorrente, e acontece quando a administradora do cartão de crédito está offline, ou quando não há resposta do autorizador, dessa forma, o pagamento não é autorizado.

  • Informações de pagamento desatualizadas: quando seu cliente troca de cartão e não cadastra um novo, por exemplo, há o erro de transação, já que as informações estão desatualizadas e não é possível concluir o processo.

  • Falhas na comunicação e cobranças: quando há uma falha na comunicação entre o seu processo de venda e a instituição financeira, o pagamento pode não ser concluído. Isso pode acontecer por um sistema ultrapassado ou que está desatualizado.

  • Falhas na segurança e proteção de dados: contar com um sistema de cobranças que garanta a proteção de dados e a segurança da transação é fundamental, tanto para o seu cliente, quanto para sua empresa. Um vazamento de dados, por exemplo, pode colocar em risco a sua empresa e causar até problemas judiciais.

  • Falta de flexibilidade em pagamentos: pode ocorrer de o seu cliente tentar cadastrar ou mudar a forma de pagamento para um meio que não é aceito pelo seu sistema, dessa forma, ele acabará por desistir da assinatura e, então, haverá a falha na transação.

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6 principais dicas para reduzir as falhas nas transações recorrentes

Dar fim a uma falha de transação por meio de uma gestão eficiente pode ser a virada de chave que sua empresa precisa para lucrar mais e ter um relacionamento melhor com os clientes.

Para isso, é essencial que o erro de transação tenha uma abordagem estratégica e proativa e, algumas dicas para isso são:

 

1. Implementar um sistema de processamento robusto e confiável

O pagamento por assinatura pode ser um grande auxiliador no crescimento, mas, para isso, é essencial que o sistema seja confiável e consiga driblar problemas de maneira rápida e fácil, ao contrário disso, sua empresa perderá vendas e clientes.

 

2. Monitorar continuamente as transações para detectar padrões de falhas

Durante o processo de pagamento recorrente, é essencial analisar quais são os erros que mais acontecem, dessa forma, sua empresa conseguirá entender quais ações tomar e fazê-las rapidamente.

 

3. Estabelecer um processo de atualização automática das informações de pagamento

Com a atualização automática das informações de pagamento, é possível ter mais eficiência nas cobranças recorrentes, isso porque a atualização automática permite que o processo seja feito sem erros e sem a necessidade de uma intervenção humana para ser concluído. 

 

4. Implementar um sistema eficaz de comunicação automatizada sobre cobranças

Com um sistema que ofereça esta solução, sua empresa comunica ao cliente de maneira automatizada que houve um erro no momento da cobrança,  alertando-o sobre um possível cancelamento no fornecimento de produtos ou serviços em caso de não atualização ou confirmação de dados.

Ter um sistema automatizado te ajuda a ganhar eficiência, mas de toda forma, é importante ter uma equipe dedicada a este setor, para tratar de forma humanizada, determinados casos.

 

5. Investir em protocolos de segurança avançados

Toda a segurança é pouca quando o assunto é pagamento, por isso, é importante que o sistema de assinatura tenha todos os protocolos em níveis avançados, somente dessa forma é possível oferecer um processo mais seguro.

 

6. Oferecer uma variedade maior de opções de pagamento

Com um processo de assinaturas, como o do Mercado Pago, por exemplo, é possível fazer cobranças automáticas com facilidade de administração, estrutura e suporte para recebimento de pagamentos online e ainda tem a vantagem de receber o dinheiro de forma imediata.

 

Conquiste a confiança e a satisfação dos seus clientes!

Saber reconhecer uma falha de transação nos pagamentos recorrentes da sua empresa é fundamental para revertê-la e garantir a renda. Além disso, sua empresa ainda proporciona uma melhor experiência aos clientes e também uma maior confiança sobre sua atuação e reputação.

O Mercado Pago oferece diversos métodos de pagamento que podem ser implementados no seu processo de vendas, inclusive, o Assinaturas digitais  do Mercado Pago, em que sua empresa pode receber o dinheiro na hora. 

 


💡Leia também:

Diversifique sua empresa com a cobrança recorrente Mercado Pago

Como implementar um programa de vendas recorrentes em sua loja física

Por que o pagamento recorrente veio para ficar?

5 Dicas de como criar um clube de assinatura

Como tornar sua empresa uma máquina de venda recorrente

 

Melhore a previsibilidade financeira da sua empresa com o pagamento recorrente

 


Escrito por:

assinatura_equipe

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