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Como tornar sua empresa uma máquina de venda recorrente

Dicas e melhores práticas de como tornar o seu negócio uma máquina de venda recorrente para produtos e serviços

O pagamento recorrente é uma oportunidade promissora para as empresas. Em 2019, os clubes de assinaturas brasileiros movimentaram cerca de R$ 1 bilhão e, em 2020, 800 foram lançados, representando um crescimento de 10% no faturamento. Desde o início da pandemia, a estimativa é que 600 pessoas aderem a algum tipo de recorrência diariamente, segundo dados da Betalabs.

Conhecendo os dados do mercado e as preferências dos consumidores pelos pagamentos recorrentes, fica mais fácil dar os primeiros passos nessa nova tendência.

Para começar, é importante ir além da preocupação com a oferta, mas pensar nas possibilidades para agregar valor ao produto ou serviço, como conveniência, exclusividade, preços atrativos, entrega rápida e acesso premium. 

Se você também quer lucrar com as vendas recorrentes no seu negócio, chegou a hora!


Como começo a investir em vendas recorrentes?

Qualquer modelo de negócio pode aproveitar a venda recorrente para oferecer produtos e serviços que o consumidor costuma comprar frequentemente. No entanto, é importante ter alguns pontos de atenção para que o modelo seja atrativo para o público-alvo, caso contrário, ele procurará por vantagens na concorrência. 

Conheça as principais estratégias para garantir as melhores condições nos clubes de assinatura:   

1. Entenda bem seu produto e as formas de consumo

É fundamental o conhecimento de mercado para conseguir desenhar a forma como o assinante vai consumir o produto da sua empresa. Algumas perguntas podem ser feitas: existe compra recorrente deste produto ou serviço? O consumo será imediato ou não? 

Por exemplo, um clube de vinhos pode entregar mais de uma garrafa mensalmente ao mesmo cliente, porque elas não precisam ser consumidas de forma imediata. Já um clube de pães envia quinzenalmente uma variedade de produtos de consumo imediato. 

 

2. Venda uma experiência de compra 

O diferencial das vendas recorrentes é a experiência de compra que sua empresa pode proporcionar. Por exemplo, uma assinatura de vinhos, além de entregar opções de garrafas todo mês, pode oferecer um aplicativo com acesso diferenciado, preços exclusivos e uma revista informativa.

Um clube de café não precisa se limitar apenas na oferta de diferentes safras e grãos, mas também pode compartilhar conhecimento sobre tipos de café, locais de cultivo ou, até mesmo, sugestões de produtos que tornem a experiência de consumo uma combinação memorável.

 

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3. Tenha uma logística eficiente 

No quesito clube de assinaturas, não basta ser bom. Se seu cliente quiser somente o bom, ele compra pontualmente. Por isso, a logística das vendas recorrentes precisa ser impecável. Por exemplo, se sua solução estiver em um aplicativo, coloque o rastreamento da compra para que o cliente acompanhe toda a jornada de envio.

Estude bem a capilaridade do seu produto e distribuição. Outros questionamentos podem ser feitos nessa etapa: consegue entregar em todo território nacional? Estado? Cidade? Quais bairros? Tudo depende do produto que você oferece e como será feito o envio.


4. Ouça seu cliente

Como você percebeu, seu cliente não quer apenas comprar um produto ou serviço, mas deseja também comodidade e conveniência. Então, sua empresa precisa se preparar para surpreender com experiências e uma jornada impactante.

É importante dar espaço para que seu assinante faça sugestões e possa apontar melhorias no processo. Isso pode ser feito através de uma pesquisa de satisfação, as conhecidas NPS.

Assim, você saberá se está no caminho certo ou se precisará fazer ajustes com fornecedores, logística, preço ou tecnologia.

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Como cobrar seus clientes com os pagamentos recorrentes?

Essa pergunta é relevante porque, trabalhando com clube de assinaturas ou com a venda recorrente de serviços, você precisará de uma empresa para automatizar o processo de cobrança. Dessa forma, você dedica seu tempo ao que realmente importa: a gestão e controle do negócio. 

Ou seja, se você quer que o seu clube cresça de forma gradativa, é fundamental apostar em um sistema de cobranças recorrentes.

Aqui, no Mercado Pago, disponibilizamos uma ferramenta exclusiva para você realizar o controle de assinantes e conseguir cobrar de forma recorrente com cartão de crédito, além de contar com retentativas automáticas, caso a primeira cobrança não tenha sucesso. 

Para quem já está com site no ar, também oferecemos a opção do botão via link de pagamento.

Assim, é só copiar e colar do Mercado Pago para a sua página e começar a cobrar. 

 

Faça vendas recorrentes com o Mercado Pago e inove sua empresa

Os clubes de assinatura são a chance que sua empresa tem para atrair novos clientes e se destacar no mercado com um produto ou serviço cheio de vantagens e diferenciais.

Comece hoje mesmo com as vendas recorrentes e venda mais! 

 

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Escrito por:

assinatura_equipe

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