Como tornar sua empresa uma máquina de venda recorrente
![Dicas e melhores práticas de como tornar o seu negócio uma máquina de venda recorrente para produtos e serviços](https://empresas.mercadopago.com.br/hs-fs/hubfs/imagens/blog/mp_blog_homem_celular-1.jpg?width=670&name=mp_blog_homem_celular-1.jpg)
O pagamento recorrente é uma oportunidade promissora para as empresas. Em 2019, os clubes de assinaturas brasileiros movimentaram cerca de R$ 1 bilhão e, em 2020, 800 foram lançados, representando um crescimento de 10% no faturamento. Desde o início da pandemia, a estimativa é que 600 pessoas aderem a algum tipo de recorrência diariamente, segundo dados da Betalabs.
Conhecendo os dados do mercado e as preferências dos consumidores pelos pagamentos recorrentes, fica mais fácil dar os primeiros passos nessa nova tendência.
Para começar, é importante ir além da preocupação com a oferta, mas pensar nas possibilidades para agregar valor ao produto ou serviço, como conveniência, exclusividade, preços atrativos, entrega rápida e acesso premium.
Se você também quer lucrar com as vendas recorrentes no seu negócio, chegou a hora!
💙 Acesso Rápido - Como tornar sua empresa uma máquina de venda recorrente
Como começo a investir em vendas recorrentes?
Qualquer modelo de negócio pode aproveitar a venda recorrente para oferecer produtos e serviços que o consumidor costuma comprar frequentemente. No entanto, é importante ter alguns pontos de atenção para que o modelo seja atrativo para o público-alvo, caso contrário, ele procurará por vantagens na concorrência.
Conheça as principais estratégias para garantir as melhores condições nos clubes de assinatura:
1. Entenda bem seu produto e as formas de consumo
É fundamental o conhecimento de mercado para conseguir desenhar a forma como o assinante vai consumir o produto da sua empresa. Algumas perguntas podem ser feitas: existe compra recorrente deste produto ou serviço? O consumo será imediato ou não?
Por exemplo, um clube de vinhos pode entregar mais de uma garrafa mensalmente ao mesmo cliente, porque elas não precisam ser consumidas de forma imediata. Já um clube de pães envia quinzenalmente uma variedade de produtos de consumo imediato.
2. Venda uma experiência de compra
O diferencial das vendas recorrentes é a experiência de compra que sua empresa pode proporcionar. Por exemplo, uma assinatura de vinhos, além de entregar opções de garrafas todo mês, pode oferecer um aplicativo com acesso diferenciado, preços exclusivos e uma revista informativa.
Um clube de café não precisa se limitar apenas na oferta de diferentes safras e grãos, mas também pode compartilhar conhecimento sobre tipos de café, locais de cultivo ou, até mesmo, sugestões de produtos que tornem a experiência de consumo uma combinação memorável.
📥 Baixe nosso e-book gratuito sobre Estratégias de Vendas Consultivas
3. Tenha uma logística eficiente
No quesito clube de assinaturas, não basta ser bom. Se seu cliente quiser somente o bom, ele compra pontualmente. Por isso, a logística das vendas recorrentes precisa ser impecável. Por exemplo, se sua solução estiver em um aplicativo, coloque o rastreamento da compra para que o cliente acompanhe toda a jornada de envio.
Estude bem a capilaridade do seu produto e distribuição. Outros questionamentos podem ser feitos nessa etapa: consegue entregar em todo território nacional? Estado? Cidade? Quais bairros? Tudo depende do produto que você oferece e como será feito o envio.
4. Ouça seu cliente
Como você percebeu, seu cliente não quer apenas comprar um produto ou serviço, mas deseja também comodidade e conveniência. Então, sua empresa precisa se preparar para surpreender com experiências e uma jornada impactante.
É importante dar espaço para que seu assinante faça sugestões e possa apontar melhorias no processo. Isso pode ser feito através de uma pesquisa de satisfação, as conhecidas NPS.
Assim, você saberá se está no caminho certo ou se precisará fazer ajustes com fornecedores, logística, preço ou tecnologia.
💡 Saiba mais: Saiba como sua empresa pode crescer mais com a conta PJ
Como cobrar seus clientes com os pagamentos recorrentes?
Essa pergunta é relevante porque, trabalhando com clube de assinaturas ou com a venda recorrente de serviços, você precisará de uma empresa para automatizar o processo de cobrança. Dessa forma, você dedica seu tempo ao que realmente importa: a gestão e controle do negócio.
Ou seja, se você quer que o seu clube cresça de forma gradativa, é fundamental apostar em um sistema de cobranças recorrentes.
Aqui, no Mercado Pago, disponibilizamos uma ferramenta exclusiva para você realizar o controle de assinantes e conseguir cobrar de forma recorrente com cartão de crédito, além de contar com retentativas automáticas, caso a primeira cobrança não tenha sucesso.
Para quem já está com site no ar, também oferecemos a opção do botão via link de pagamento.
Assim, é só copiar e colar do Mercado Pago para a sua página e começar a cobrar.
Faça vendas recorrentes com o Mercado Pago e inove sua empresa
Os clubes de assinatura são a chance que sua empresa tem para atrair novos clientes e se destacar no mercado com um produto ou serviço cheio de vantagens e diferenciais.
Comece hoje mesmo com as vendas recorrentes e venda mais!
Escrito por:
![assinatura_equipe](https://empresas.mercadopago.com.br/hs-fs/hubfs/imagens/email/assinatura_equipe.png?width=300&height=49&name=assinatura_equipe.png)
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
![Mercado Pago: imagem de uma empresária sentada em uma cadeira de seu escritório. Em sua frente é possível ver um notebook aberto enquanto ela usa uma calculadora para avaliar qual opção de crédito para empresas pode ser mais interessante para seus projetos. Em cima da mesa há também alguns papéis e, ao fundo da imagem, há uma estante com materiais de escritório e uma luminária.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/Credito-para-empresas-opcoes-tradicionais-Mercado-Pago.jpg)
Crédito para empresas: como buscar opções além do crédito tradicional
| Julho 22, 2024
Existem alguns fatores que uma empresa adquire com o tempo que possuem um valor imensurável. O seu capital humano, por exemplo, é um desses fatores,..
![Mercado Pago: imagem de duas mãos segurando um celular. Pela tela do celular é possível ver a imagem de uma cozinha para uma produção de fotografia de arquitetura. Na imagem da tela do celular há também uma mesa com duas cadeiras.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/Fotografia-de-arquitetura-Mercado-Pago.jpg)
Inove o serviço de fotografia de arquitetura com pagamento recorrente
| Julho 18, 2024
A fotografia de arquitetura é um serviço criativo fundamental para arquitetos e designers de interiores. Por meio dela, é possível transmitir o..
![Mercado Pago: Cinco colaboradores, dois homens e três mulheres, sentados em sala de reunião discutindo sobre como tornar o CNPJ da empresa regular. O primeiro homem usa óculos, está vestindo uma blusa branca e calça marrom claro e segura um tablet. A mulher ao seu lado veste um vestido azul escuro e está ao lado de uma mulher de óculos e vestindo uma camisa listrada de preto e branco e utilizando um notebook. Ao seu lado, há um homem utilizando óculos e vestindo uma camisa preta, segurando um papel. Por último, há uma mulher utilizando uma blusa amarela.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/CNPJ-da-empresa-Mercado-Pago.jpg)
CNPJ da empresa inadimplente? Entenda o que fazer para regularizar
| Julho 16, 2024
Saber administrar a parte financeira da sua empresa é um dos pilares mais importantes para a manter saudável, independente do seu porte ou nicho de..