Afinal, o que é review ou avaliação de produtos? Essa ação é fundamental para a decisão de compra de seus consumidores. Porém, apesar de ter uma alta relevância, muitas empresas, principalmente aquelas que operam no modelo de dropshipping, não sabem como fazer ativações de review de produtos. E se este for o caso da sua empresa, saiba que é possível contornar isso de maneira simples e efetiva.
A reputação de uma marca está diretamente ligada à imagem dos seus produtos e, quando existem avaliações sobre ele, essa reputação também fica em jogo. Quando bem trabalhado, um review de produto pode trazer benefícios para a imagem da empresa e mais vendas, tanto o que foi avaliado, quanto outros relacionados.
Mas, o que é review de produto? É uma avaliação que seu cliente faz sobre um produto que comprou, sendo uma espécie de feedback, não individualmente para a sua empresa, mas, publicamente, para que outras pessoas também vejam. De maneira geral, o review costuma ser feito em forma de comentário, foto ou vídeo rápido, mas também existem outros tipos de reviews mais produzidos, como vídeos longos, especificando e mostrando melhor o produto.
O conteúdo destes reviews geralmente varia entre pontos positivos e negativos, um exemplo é: um cliente que comprou um boné em determinado site, ao receber, tirou uma foto e deixou um comentário na página daquele produto, listando que os pontos positivos giravam em torno de boa qualidade, sem defeitos e como descrito no anúncio. Já os pontos negativos foram que o produto chegou mal embalado e teve atraso na entrega.
Estes tipos de avaliações fazem com que outros consumidores analisem se os pontos positivos os atraem e os pontos negativos não o desanimam sobre aquele produto. Isso porque as pessoas procuram encontrar detalhes mais humanizados de um produto que querem comprar, ou seja, quando aquele produto tem uma avaliação feita por uma pessoa que o utilizou.
Os reviews são essenciais para o sucesso e crescimento da empresa, principalmente aqueles negativos, já que mostram pontos de melhoria. Um feedback do cliente é sempre importante, já que traz ensinamentos valiosos para continuar evoluindo e alcançar a satisfação do cliente. Uma empresa de dropshipping que ignora este feedback do cliente pode perder vendas e espaço para concorrentes que possuem melhores avaliações de seus produtos.
Quando uma loja de dropshipping decide adotar e saber o que é review de produtos, alguns pontos devem ser levados em consideração para que esse feedback de clientes seja, de fato, bem trabalhado dentro da empresa. Afinal, de nada valerá um feedback se ele não for tratado como uma peça importante na gestão. Imagine sua empresa recebendo um feedback negativo de uma entrega em atraso, ou qualidade duvidosa do produto e não fazendo nada para isso melhorar?
Isso pode fazer com que outras avaliações sobre o mesmo assunto surjam e a sua empresa fique marcada por oferecer produtos para dropshipping e logística ruins.
Para que isso não aconteça e sua loja de dropshipping possa melhorar a satisfação do cliente, é importante se atentar em pontos como:
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Certo, mas já que existem avaliações negativas, não é melhor tirar essa opção da minha loja de dropshipping? A resposta é não! Isso porque as avaliações positivas têm um peso muito importante para as empresas escolhem vender na internet, principalmente, e, se a sua empresa oferece bons produtos, qualidade no atendimento, bom gerenciamento de logística e suporte ao cliente, a tendência é que as avaliações positivas aconteçam mais facilmente. Para incentivar isso, existem ainda algumas estratégias.
Essas estratégias tendem a simplificar o processo e despertar a vontade do cliente de avaliar positivamente o produto que comprou, como:
É possível automatizar mensagens através de e-mail, SMS, redes sociais ou outra forma para solicitar ao cliente essa avaliação assim que receber o produto. Na argumentação, sua empresa pode utilizar algo como: agora que você recebeu seu produto, deixe uma avaliação para que outras pessoas possam conhecer mais sobre este item.
Sua empresa pode oferecer recompensas por avaliações, como cashback, brindes, acúmulo de pontos ou algo neste sentido a cada avaliação que o cliente fizer. Mesmo que a avaliação seja negativa, o cliente recebe sua bonificação e sua empresa pode ficar com o aprendizado daquela venda.
Crie uma área simples e acessível no seu site, para que o cliente possa deixar um comentário, foto ou vídeo do produto, sem burocracias e também mostrando que aquela avaliação não revela dados e informações pessoais. As avaliações feitas na própria página do produto tendem a causar uma impressão mais facilitada em clientes que querem comprar aquele produto, por isso, crie esse campo por lá.
Os programas de fidelidade são relevantes porque dão ao cliente a oportunidade de ter vantagens e descontos na compra de novos produtos e, à empresa, a oportunidade de vender mais. Com isso, é possível, por exemplo, convidar o cliente a ser fiel oferecendo alguma vantagem por isso, como um brinde, um desconto especial, a possibilidade de frete grátis e a liberação de desconto progressivo.
Além disso, é possível estimular que ele faça comentários e avaliações para aumentar seu nível de fidelidade, alcançando seus benefícios mais rapidamente.
É possível utilizar de campanhas de e-mail marketing, com o apoio do marketing digital, para estimular as boas avaliações. Para isso, sua empresa pode utilizar uma série de e-mails estratégicos destacando a importância da avaliação do produto e benefícios que essa avaliação pode trazer para a comunidade. Além disso, é possível salientar sobre as vantagens que o cliente ganha ao entender o que é review e como fazer.
Lembretes curtos e diretos, como: avalie agora o item que você comprou na loja XYZ e some pontos para trocar por benefícios ou algo que siga essa linha. É sempre importante lembrar o produto ou o nome da loja, para que o cliente assimile logo de cara do que se trata o SMS.
Apesar de atuar de maneira mais genérica e não individual, como e-mails e SMSs, as redes sociais têm impacto em um grande número de clientes. Aqui, sua empresa pode convidar clientes e relatarem suas experiências com os produtos, tanto no site, quanto nos comentários. É de extrema importância ter cuidado ao responder e responder todas as avaliações, sejam elas positivas ou negativas.
Mostre aos clientes que uma avaliação pode trazer benefícios a ele mesmo, com produtos melhores, resolução de problemas, oportunidades e vantagens. Um argumento para isso é: falar para o consumidor que, se ele comprou algo e gostou, salientar isso no comentário, já que a empresa poderá investir mais neste tipo de produto e, com isso, trabalhar valores melhores para que ele possa voltar a comprar.
Os agradecimentos para as avaliações recebidas podem funcionar como um estímulo para que clientes comprem mais. Ou seja, sua empresa pode utilizar as redes sociais para agradecer pelos feedbacks que recebeu, pelas avaliações positivas de tal produto, pelas estrelas que determinado produto tem. Assim, é possível mostrar para clientes que os produtos são bem avaliados.
É possível deixar o pedido de um review mais próximo do cliente, ou seja, mais humanizado. Aqui, sua empresa pode enviar junto ao produto, um flyer agradecendo a compra, com o nome do cliente, as especificações do produto e solicitando a avaliação para que os processos possam ser cada vez melhores. Além disso, é possível enviar uma mensagem ao cliente, perguntando o que achou do produto e sugerindo um review.
O que é review de produtos se não um importante feedback de clientes para a melhoria das suas vendas? E para incrementá-lo, é importante implementar estratégias eficazes para que avaliações positivas aconteçam. Fazer isso pode até parecer um desafio, mas melhora o seu atendimento, o nível dos seus produtos, seu controle de estoque, logístico e possíveis falhas que passam despercebidas durante o dia a dia.
Reviews autênticos são fundamentais para atrair mais clientes e transformar a percepção dos consumidores sobre a sua marca, isso é essencial para vender mais e, consequentemente, impulsionar o crescimento da empresa.
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