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Como superar os desafios do pagamento recorrente em sua loja de vinho

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jun 5, 2024 11:00:00 AM

Explorar novos modelos de negócios pode ser uma excelente oportunidade para a sua empresa na busca pelo crescimento. O modelo de pagamento recorrente por assinaturas é um destes modelos de negócio que vem ganhando popularidade e se expandindo por diversos setores.

O setor de bebidas é um dos que têm alta facilidade em trabalhar com o modelo de pagamento recorrente, se é o seu caso, em uma loja de vinho, por exemplo, a assinatura de vinhos é uma excelente oportunidade de oferecer aos seus clientes a facilidade de receber iguarias em casa, com comodidade, segurança e tranquilidade, com pagamentos recorrentes feitos através do cartão, no formato de assinatura.

 

A importância do pagamento recorrente no mercado de assinaturas

Quando o assunto é assinatura por meio de pagamento recorrente, os vinhos têm um sabor especial, isso porque eles lideram a lista de produtos físicos mais assinados do Brasil. Uma recente pesquisa realizada pela Opinion Box mostrou que 44% de assinantes de serviços tem alguma assinatura para produtos físicos, sendo que os vinhos, ocupam 12% deste número.

Com números altos assim, principalmente neste nicho de mercado, fazer parte desta fatia é imprescindível para a sua empresa. Pensar em soluções e estratégias que agradem ao consumidor, oferecendo bons produtos e serviços, pode fazer com que este modelo de negócio traga mais oportunidades. 

Estes altos números também acontecem pelo fato de que este tipo de consumidor busca praticidade e exclusividade, principalmente em poder sentar no fim de semana com os amigos e degustar de um bom vinho que acabou de receber em casa por meio de um clube de assinatura.

Oferecer kit de vinho, combos e garrafas, de maneira semanal, quinzenal, mensal ou outra, é o primeiro passo para criar um serviço personalizado de qualidade. Seu cliente, então, escolherá o que melhor se encaixa ao seu perfil, se preocupando apenas em realizar o cadastro dos dados do seu cartão uma única vez e, a partir daí, começar a fazer parte deste clube do vinho.

 

Quais os desafios do pagamento recorrente para assinatura?

Assim como qualquer solução inovadora que permite boas estratégias de satisfação dos clientes, essa também é uma das que requer atenção em alguns pontos. Esses pontos, inclusive, são essenciais para que a geração de receita, o atendimento da demanda e inovação proporcionadas pela assinatura de vinhos aconteça de maneira linear.

Os principais pontos para oferecer este clube de vinho online aos seus clientes com maestria utilizando o pagamento recorrente são:

 

  • Controle do fluxo de cobranças: este controle é essencial para entender como anda o processo de pagamento dos seus clientes, se houver descuido aqui, podem surgir divergências, falhas e até mesmo prejuízos com clientes que estão recebendo sua assinatura, mas não estão pagando. Uma forma de driblar essa dificuldade é não disponibilizar muitas opções de pacotes de recorrência. 
    Por exemplo: sua empresa pode criar assinaturas mensais, semestrais ou anuais. Isso garante maior controle dos vencimentos dos contratos de assinaturas.
     
  • Modelo de cobranças flexível: é importante oferecer ao cliente a oportunidade de escolha da melhor data de cobrança para ele, isso fará com ele tenha maior possibilidade em escolher datas estratégicas de fechamento da fatura e, assim, uma comodidade maior em entrar para este clube do vinho.

  • Projeção precisa de faturamento: com o pagamento recorrente, é possível ter previsibilidade do fluxo de caixa da sua empresa, o que é essencial para planejar novos investimentos e realização de metas. Ao mesmo tempo, é preciso atenção. Por isso é necessário ter cautela nessa gestão para que seu fluxo não sofra com as flutuações. 
    Lembre-se, por exemplo, que a empresa terá possivelmente pagamentos ao longo de todo o mês a depender das datas disponibilizadas para o débito da recorrência.

  • Gestão eficiente de estoque:  o modelo de assinaturas e a venda recorrente permitem boa previsibilidade para melhorar a gestão de estoque e fluxo de caixa, mas, ao mesmo tempo, é preciso considerar que a empresa sempre precisará enviar novidades e produtos de acordo com os perfis de alguns clientes. 
    Por essa razão a personalização pode fazer com que a gestão eficiente do estoque possa ser um pouco mais desafiadora. Por isso é fundamental ter um bom sistema para fazer a gestão das informações dos clientes. Isso garante maior precisão na separação de pedidos e ajuda toda a empresa nos processos internos.

 

6 estratégias para vender mais com pagamento recorrente em sua loja de vinhos

Existem diversas maneiras de atrair clientes para um clube de vinhos com assinatura online, isso porque o público deste modelo de negócio busca, em sua maior parte, por personalização. Ou seja, ele sempre se orgulhará em dizer que faz parte de um clube personalizado com vinhos selecionados especialmente ao seu paladar.

Isso faz com que independentemente de idade e perfil de cliente, sua empresa consiga um alto nível de satisfação.

Algumas das principais estratégias que podem ajudar neste processo são:

 

1. Disponibilizar mais de uma opção de recorrência de pagamento

Sua empresa pode oferecer duas possibilidades nos processos de cobranças recorrentes, focando no cartão de crédito, mas também dando a opção do débito automático em conta, por exemplo. Lembre-se que dar ao cliente o poder de escolha na hora de efetivar o pagamento é um poderosa ferramenta de convencimento para a conversão da venda.

 

2. Utilizar as redes sociais para divulgação

Divulgar as assinaturas nas redes sociais destacando o pagamento recorrente como um dos benefícios, valorizando a segurança, comodidade e personalização que este tipo de solução proporciona é uma boa opção para mostrar que este é um modelo de pagamento eficiente e muito mais otimizado, além de reforçar valores importantes do seu modelo de venda para o clube de vinhos.

 

3. Disponibilizar canais de atendimento eficientes

Entre outras dúvidas, mesmo com a recorrência já aprovada, é possível que haja algum imprevisto. Se o sistema tentar por várias vezes realizar uma cobrança e não conseguir, por exemplo, o serviço pode acabar sendo suspenso. Pensando nisso, é importante ter um canal de atendimento rápido, em que possa haver uma comunicação com o cliente no intuito de buscar uma solução e, assim, evitar um cancelamento ou suspensão da assinatura.

Isso também evita que sua empresa tenha impactos financeiros por inadimplência.

 

4. Ter um bom sistema para suas transações

É importante ter um banco parceiro para te oferecer soluções seguras nas transações financeiras, além de respostas rápidas em caso de falhas ou até mesmo com algum tipo de inadimplência que necessite de intervenção. Ter esse fornecedor vai garantir mais transparência e credibilidade no fechamento de cada nova assinatura, além de garantir à sua empresa o suporte necessário para gestão financeira.

 

5. Oferecer opções personalizáveis de kit de vinho

Quanto mais opções em kit de vinho a sua loja oferecer, maiores são as chances de os clientes fecharem a assinatura de vinhos, isso porque eles poderão escolher a que melhor se adapta ao seu perfil. Isso também oferece escalabilidade.

 

6. Criar clubes e fazer promoções sazonais

Além de oferecer variedade em kit de vinho, sua loja também pode oferecer kits surpresas e outras opções com produtos personalizados de época, como Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo, apresentando produtos específicos para essas datas. Além de poder aproveitar essas datas para apresentar lançamentos, sua empresa tem a oportunidade de conquistar novos clientes ou fidelizar os clientes existentes.

 

Um brinde às boas vendas que estão por vir!

Que tal uma bela taça e um sorriso no rosto para brindar o dinheiro em caixa e as oportunidades que estão por vir?! Oferecer a assinatura de vinhos de forma online na sua empresa é um modelo de negócio super interessante, já que o crescimento tem sido constante e a possibilidade de personalização é maior ainda.

Para os clientes, muitos outros benefícios também, já que terão acesso a uma cartela de vinhos diferenciada e com valores bem mais interessantes, isso sem contar a exclusividade de receber uma opção para provar em casa.

Oferecer o pagamento recorrente na loja de vinho fará com que tudo isso aconteça de maneira simples e segura, gerando conforto para o cliente e segurança para a sua empresa, que poderá ter uma ferramenta a mais para reduzir a taxa de inadimplência e mais previsibilidade no fluxo de caixa.

 

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