Clube de assinatura: uma chance de oferecer um serviço personalizado
![Mulher sorrindo enquanto abre uma caixa de papelão](https://empresas.mercadopago.com.br/hs-fs/hubfs/imagens/blog/empresas/clube-de-assinatura-servic%CC%A7o-personalizado.jpg?width=670&name=clube-de-assinatura-servic%CC%A7o-personalizado.jpg)
O consumidor está cada dia mais exigente, por isso ele busca no mercado por produtos e serviços que estejam alinhados às suas necessidades e tragam mais comodidade para seu dia a dia.
A verdade é que os serviços personalizados se tornam um verdadeiro diferencial de mercado e a prova disso é que 83% das pessoas esperam que os produtos ou serviços se adaptem às suas necessidades, conforme afirma uma pesquisa feita pelo Dassault Systèmes.
Além disso, os consumidores estão dispostos a pagar em média até 25,3% a mais pela customização destes produtos, demonstrando o quanto se preocupam com a personalização não apenas dos itens que consomem, mas principalmente com o atendimento das empresas.
É por isso que modelos de empresas como o clube de assinatura ganham destaque no mercado, oferecendo uma possibilidade de você personalizar seu atendimento aos clientes, criando ótimas experiências de consumo sobre seus produtos e serviços.
💙 Acesso Rápido - Clube de assinatura: uma chance de oferecer um serviço personalizado
A relação do Clube de Assinatura com os serviços personalizados
O clube de assinatura é um modelo de empresa que se baseia na venda recorrente de produtos e serviços para seu cliente. Com isso, você pode entregar a ele tanto itens físicos, como digitais.
Nesse caso, o assinante paga um valor recorrente, conforme o plano escolhido e tem acesso periodicamente a essas entregas, conforme as opções que sua empresa disponibilizar para ele.
O interessante é que hoje em dia existem diversos nichos que investem nos clubes como forma de fidelizar seu público e para isso o grande diferencial é que não se trata apenas de uma ótima curadoria de produtos que o consumidor recebe em casa. Diferente das vendas pontuais do varejo, esse modelo é focado na fidelização do cliente e em promover experiências únicas.
Aliás, esse modelo faz sucesso e ajuda a melhorar a satisfação do cliente por ser personalizado. O acesso a produtos exclusivos e escolhidos a dedo são grandes atrativos que ajudam na retenção dos consumidores que, do ponto de vista do marketing, é muito vantajoso para sua empresa.
Mas não para por aí, existem outras vantagens em trabalhar com um clube de assinatura:
- Receita previsível e recorrente
- Fidelização de clientes
- Relacionamento e proximidade
- Baixas taxas de inadimplência
- Otimização da gestão financeira
- Facilidade no gerenciamento do estoque
- Melhor controle de custos
As características do Clube de Assinatura
Por se tratar de um modelo que permite às empresas aumentar a recorrência de vendas, criar diferenciação no mercado e promover a atração e a fidelização de clientes, os clubes de assinatura se tornaram um sucesso no mercado e parte disso é devido às suas características.
A começar pela sua curadoria de produtos. Sua empresa seleciona produtos ou serviços de alta qualidade para os membros do seu clube e isso cria expectativa nas pessoas da mesma forma que melhora sua comodidade. Afinal de contas, eles recebem os produtos ou serviços no conforto da sua casa, com toda a facilidade e segurança possível.
Outros pontos que tornam os clubes de assinatura um sucesso é o senso de exclusividade que eles proporcionam e a possibilidade de segmentar o público, fazendo com que ele se sinta parte de algo muito maior e que gera satisfação, orgulho e pertencimento.
👉Conheça mais soluções para empresas
Como criar um Clube de assinatura com serviços personalizados
A personalização de serviços pode ser uma das principais estratégias para criar diferenciação para uma empresa e promover maior atração e fidelização de clientes. Nesse caso, se você pensa em aderir ao modelo de clube de assinatura em sua empresa, é preciso seguir alguns passos:
1. Entender o perfil do seu cliente
Tudo gira em torno da satisfação do cliente e para isso é necessário estudar a fundo o perfil do consumidor. Organize dados como características, qualidades e interesses usando como base os dados que sua empresa já tem ou por meio de pesquisas.
2. Monitorar dados de comportamento de compra
Outro ponto fundamental é monitorar o comportamento de compras e estabelecer boas práticas. Analise a jornada do seu consumidor, monitorando suas páginas mais acessadas, quais produtos ou serviços são vendidos com conjunto, quais são as principais fontes de dúvidas e objeções de compra, entre outros. Quanto mais você souber sobre o seu cliente, melhor.
3. Acompanhar as tendências e mudanças do mercado
Estudar, acompanhar, pesquisar e interagir com outras empresas e parceiras é um caminho a ser trilhado continuamente rumo ao sucesso. Pesquisas e ferramentas de análise de dados podem dar uma mãozinha na hora de identificar comportamentos do mercado, mas a vivência também traz ideias e percepções importantes para manter a empresa inovando.
4.Identificar o diferencial competitivo do seu serviço
Quem quer crescer e oferecer serviços personalizados precisa de um diferencial competitivo. E explorar esse ponto é uma questão de sobrevivência. Por isso, essa visão precisa ser clara e utilizada de maneira estratégica. Do produto à comunicação, os clientes precisam saber e serem lembrados do porque a sua empresa é a melhor solução para suas necessidades.
5. Focar na experiência do cliente
Os consumidores estão mais dispostos a oferecer dados pessoais a empresas para obterem produtos e serviços mais individualizados. Ou seja, se sua empresa deseja melhorar os resultados com serviços personalizados é preciso usar essas informações com sabedoria e promover uma experiência impecável ao seu cliente. E claro, sempre levando em conta a privacidade e segurança dos usuários. Seja no momento da compra, na embalagem, logística ou suporte.
👉Leia mais - Conta PJ: o guia completo para sua empresa
Inove na oferta de serviços e aumente o sucesso da sua empresa!
Todos os dias, surgem novas empresas no mercado e para se sobressair no mercado é essencial adotar estratégias inovadoras que, além de aumentar suas vendas, possam fidelizar os clientes.
Comece hoje e garanta um lugar privilegiado frente à sua concorrência!
Escrito por:
![assinatura_equipe](https://empresas.mercadopago.com.br/hs-fs/hubfs/imagens/email/assinatura_equipe.png?width=300&height=49&name=assinatura_equipe.png)
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
![Mercado Pago: imagem de uma empresária sentada em uma cadeira de seu escritório. Em sua frente é possível ver um notebook aberto enquanto ela usa uma calculadora para avaliar qual opção de crédito para empresas pode ser mais interessante para seus projetos. Em cima da mesa há também alguns papéis e, ao fundo da imagem, há uma estante com materiais de escritório e uma luminária.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/Credito-para-empresas-opcoes-tradicionais-Mercado-Pago.jpg)
Crédito para empresas: como buscar opções além do crédito tradicional
| Julho 22, 2024
Existem alguns fatores que uma empresa adquire com o tempo que possuem um valor imensurável. O seu capital humano, por exemplo, é um desses fatores,..
![Mercado Pago: imagem de duas mãos segurando um celular. Pela tela do celular é possível ver a imagem de uma cozinha para uma produção de fotografia de arquitetura. Na imagem da tela do celular há também uma mesa com duas cadeiras.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/Fotografia-de-arquitetura-Mercado-Pago.jpg)
Inove o serviço de fotografia de arquitetura com pagamento recorrente
| Julho 18, 2024
A fotografia de arquitetura é um serviço criativo fundamental para arquitetos e designers de interiores. Por meio dela, é possível transmitir o..
![Mercado Pago: Cinco colaboradores, dois homens e três mulheres, sentados em sala de reunião discutindo sobre como tornar o CNPJ da empresa regular. O primeiro homem usa óculos, está vestindo uma blusa branca e calça marrom claro e segura um tablet. A mulher ao seu lado veste um vestido azul escuro e está ao lado de uma mulher de óculos e vestindo uma camisa listrada de preto e branco e utilizando um notebook. Ao seu lado, há um homem utilizando óculos e vestindo uma camisa preta, segurando um papel. Por último, há uma mulher utilizando uma blusa amarela.](https://empresas.mercadopago.com.br/hubfs/imagens/blog/empresas/CNPJ-da-empresa-Mercado-Pago.jpg)
CNPJ da empresa inadimplente? Entenda o que fazer para regularizar
| Julho 16, 2024
Saber administrar a parte financeira da sua empresa é um dos pilares mais importantes para a manter saudável, independente do seu porte ou nicho de..