Pagamento recorrente: o que é e como implantar em sua empresa
Descubra como automatizar as cobranças de sua empresa e reduzir a inadimplência
Conforme as necessidades e exigências dos consumidores vão mudando, é necessário sua empresa se atualizar, principalmente em relação às formas de pagamento disponíveis aos seus clientes.
Um dos métodos que viraram tendência no mercado, por exemplo, são os pagamentos recorrentes, sendo muito utilizados em serviços de assinatura. Mas engana-se quem pensa que eles funcionam apenas com plataformas de streaming. Pelo contrário, existem muitas outras maneiras de utilizar a recorrência com produtos e serviços.
O que é pagamento recorrente?
Com o pagamento recorrente você pode realizar cobranças frequentes - seja ela mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual - uma solução pensada para empresas com clubes de assinaturas de serviços e produtos ou outras instituições que cobram mensalidade.
O pagamento recorrente evita uma série de dores de cabeça. Por ser uma cobrança feita de forma automática, não é preciso fazer transações de cobrança mensais e nem comprometer o limite do cartão de crédito do cliente. Isso quer dizer que quando um comprador adquire a assinatura que você oferece, paga por ela todo mês, pelo período determinado na adesão, de maneira individual.
Esses benefícios podem ser aplicados em academias, cursos de idiomas online, EAD, estacionamentos, assinaturas de produtos físicos, aplicativos, entre muitos outros.
Como funciona o pagamento recorrente?
O pagamento recorrente funciona por meio do agendamento de cobranças. A empresa determina qual será o dia do vencimento e a periodicidade.
Em seguida, ela realiza a transação por meio do cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta, mediante autorização do cliente.
O pagamento recorrente oferece vantagens para todas as partes, ou seja, compradores e vendedores.
Os clientes não precisam ocupar o limite do cartão de crédito com a compra e não deixam de realizar o pagamento por esquecimento. E os vendedores conseguem gerenciar as compras facilmente e reduzem a inadimplência.
Quais as vantagens do pagamento recorrente?
Netflix, Spotify, cursos, academias e outros serviços de streaming e assinaturas já utilizam esse sistema de cobrança.
Confira algumas das vantagens de adotar essa forma de pagamento em sua empresa:
- Maiores taxas de aprovação
Há redução da taxa de inadimplência, o que pode chegar a 0% nos casos do pagamento com cartão de crédito. Além disso, como não há comprometimento do limite total do cartão, é mais difícil que alguma transação seja negada por esse motivo. Por isso, este é um recurso que ajuda a obter maiores taxas de aprovação. - Melhor gestão de tempo
Ambos os lados poupam tempo nesse tipo de transação. Como o pagamento automático será feito mensalmente na data acordada entre a empresa e o cliente, ele não precisará entrar todos os meses no seu site para efetuar a transação. Além disso, esse método permite que os usuários tenham uma melhor organização de seu orçamento, já tendo os valores programados para pagamento. - Experiência de pagamento aperfeiçoada
Ao optar pelo modelo de cobrança recorrente, dependendo do seu modelo de negócio, é possível oferecer algumas vantagens. Entre elas, versões de teste, descontos especiais, períodos em gratuidade, upgrades temporários, por exemplo. Assim, além de reter os consumidores por mais tempo, você pode gerar um maior nível de satisfação na experiência de compra. - Automatização das cobranças
Nesse caso, não é preciso se preocupar em cobrar os clientes todo mês. Já que tudo é feito de forma automática, minimizam-se os esforços da equipe financeira ou de vendas, e ajuda a evitar possíveis erros no processo de cobrança. - Previsibilidade das receitas
Com o pagamento recorrente, sua empresa consegue saber o quanto irá faturar em determinado período. Com isso, é possível também projetar lucros e ter maior controle dos gastos do seu negócio. - Fidelização de clientes
Da perspectiva do lojista, a venda recorrente é uma excelente ferramenta. Afinal, o cliente é promovido à cliente recorrente, melhorando a retenção. Isso ajuda a manter a receita com menos esforços de marketing e promoção, você tem maior controle dos pagamentos de seus clientes, além de criar e manter um relacionamento mais próximo do consumidor.
Quais são os meios de pagamento recorrente?
O pagamento recorrente é feito virtualmente, por isso é possível realizar a cobrança online de diversas formas. Inclusive, é interessante dar diferentes opções para o cliente, pois ele se sentirá livre para escolher aquela que é mais conveniente.
Confira alguns dos principais meios de pagamento para realizar cobranças recorrentes:
Cartão
de crédito
O cartão de crédito é o método mais usado por sua praticidade. Com ele, é possível prevenir atrasos no pagamento ou mesmo esquecimentos por parte do cliente.
Ainda, confere maior praticidade para os compradores e segurança financeira para o fornecedor do serviço contratado.
Débito
automático
O débito automático é uma autorização concedida pelo cliente para que o valor da assinatura seja descontado de seu saldo na conta bancária pela instituição financeira.
Dessa forma, podemos dizer que o débito automático é uma transferência programada, cujo melhor dia pode ser escolhido pelo próprio cliente.
Também é possível fazê-la por meio do Pix. Nesse caso, um QR code será gerado e enviado à cobrança recorrente para que o cliente faça a leitura e conclua o pagamento. No entanto, essa opção não é tão prática quanto a primeira, do cartão de crédito.
Boleto
bancário
Essa é uma ótima opção para aquelas pessoas que não têm ou não gostam de usar o cartão de crédito.
No entanto, é pouco prático e está sujeito aos problemas que já citamos, como esquecimentos e atrasos no pagamento, gerando juros e aumentando a taxa de inadimplentes.
Como funciona o pagamento recorrente do Mercado Pago?
Com o pagamento recorrente do Mercado Pago, a experiência de pagamento é ainda melhor, tanto para o comprador quanto para o vendedor. Para quem compra, fica disponível a opção de pagar pelos produtos ou serviços sem comprometer o limite da fatura ou fazer diversas transações mensais. Para o lojista, todo o processo de cobrança é automático e seguro. Ou seja, não é preciso entrar em contato com o comprador mensalmente e nem correr o risco de ter algum problema de pagamento ou aprovação.
E além de todos os benefícios dos pagamentos recorrentes, a solução para pagamentos recorrentes do Mercado Pago ainda tem fácil integração e um dashboard completo para você gerenciar suas assinaturas e organizar seu fluxo de caixa. Tudo para melhorar ainda mais a administração do seu negócio e vender mais e melhor.
Se você quiser começar a usar essa novidade hoje mesmo, o processo para criar uma assinatura é muito simples:
- Faça login na sua conta Mercado Pago;
- Na barra lateral esquerda, clique em "Assinaturas";
- Criar uma assinatura;
- Compartilhe o link e pronto!
Os pagamentos recorrentes são o futuro das compras digitais, e esse futuro já chegou no Mercado Pago. Conte com nosso meio de pagamento para ter a melhor experiência em cobrança de assinaturas e ainda contar com mais segurança e comodidade na sua empresa. Conte com a solução do Mercado Pago para pagamentos recorrentes!