Vender on-line tem se mostrado, a cada dia mais, uma oportunidade ímpar para quem quer investir no comércio e ter um bom retorno, alcançando um número ainda maior de possíveis clientes e consumidores. Isso acontece, principalmente, por conta de todas as facilidades que o mundo digital oferece para começar um novo negócio ou desenvolver um que já esteja consolidado em lojas físicas.
Em 2019, por exemplo, o crescimento do comércio eletrônico foi maior que o esperado e chegou a 16,3% em relação ao ano anterior, atingindo um faturamento de R$ 61,9 bilhões, de acordo com dados da Ebit | Nielsen. Números extremamente expressivos que só tendem a continuar aumentando.
Mas engana-se quem pensa que aproveitar todos os benefícios do e-commerce é uma ação "plug and play" independente. São diversas as ferramentas necessárias para formar uma loja on-line que ofereça bons produtos e bons preços, funcione bem e conte com boas opções e processos de pagamento - um detalhe delicado para quem compra e para quem vende. Uma das mais importantes - e, por que não, decisivas - é a plataforma de e-commerce, o lugar onde sua loja vai funcionar e que vai definir quais outras soluções podem estar conectadas a ela. Por isso, essa escolha é tão importante na hora de pensar nas suas estratégias.
Como, então, saber o que procurar em uma plataforma de e-commerce ou checar se a que sua loja on-line usa tem tudo o que você precisa para um esforço de vendas bem-sucedido? Quem responde a isso é quem mais desfruta das vendas on-line: o consumidor.
Diversas pesquisas relacionadas ao e-commerce mostram o que as pessoas procuram em suas compras pela internet, definindo o que não pode faltar nas lojas digitais. Algumas dessas buscas são:
Imagine entrar em um site onde deseja comprar algo e as páginas não abrirem ou demorarem para carregar. Provavelmente, você procurará outra loja para encontrar o que precisa. Segundo a Adobe, enquanto 44% dos consumidores troca de dispositivo para tentar solucionar o problema quando isso acontece, outros 39% simplesmente desistem da compra.
Estima-se que o m-commerce - um braço do e-commerce que trata das vendas através de dispositivos móveis, como smartphones e tablets - atinja 54% das compras do comércio digital em 2021. Além disso, 88% dos consumidores dizem usar mais de um dispositivo na hora de comprar. A otimização deixou de ser um diferencial e se tornou quase regra para quem quer vender on-line.
Outra questão importante são as informações de contato e as políticas de cancelamentos e devoluções. Os compradores procuram por isso antes de uma compra e podem deixar o seu site se não encontrarem. De acordo com a Econsultancy, 27% das pessoas compraria um item de ticket médio alto se a loja oferecer devolução grátis. Do contrário, o número cai para 10%.
Além do contato e da política de cancelamento, os consumidores também querem saber mais sobre os produtos que estão comprando. A pesquisa E-commerce Quality Index apontou que, normalmente, as descrições de produtos das lojas digitais brasileiras têm cerca de 140 caracteres, enquanto o ideal para satisfazer o consumidor seriam 3 mil.
Para facilitar o acesso ao que procuram, os compradores digitais costumam usar ferramentas como as pesquisas e filtros. Na verdade, mais de 30% das pessoas usa essas facilidades. Não oferecê-las pode impactar a experiência de compra e, principalmente, a fidelização.
Os reviews de outros compradores influenciam a compra de mais de 55% dos consumidores. Mais da metade! Incentivar seus clientes a deixarem sua opinião sobre os produtos e sobre a sua loja pode atrair mais pessoas.
É claro que, independentemente de toda a boa experiência que os consumidores digitais procuram, eles também querem encontrar bons preços. Segundo a eMarketer, 23% das pessoas diz que faria qualquer coisa para ter uma economia significativa na hora de comprar.
O último passo da jornada de compra também é extremamente importante, principalmente porque se trata do pagamento. O instituto Baymard revelou que 23% dos consumidores desiste de uma compra se o processo de checkout é muito longo e complicado.
A segurança também é um fator importante para os compradores digitais, principalmente porque fornecem dados sensíveis na hora de fazer uma compra em um checkout de pagamento. Inclusive, 17% deles abandonam seus carrinhos por preocupações com relação à segurança.
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Na procura por um parceiro para manter seu e-commerce funcionando bem, é preciso considerar cada um desses fatores, já que eles garantem que os consumidores encontrem tudo aquilo que procuram e realizem compras, além de, é claro, continuar voltando à sua loja.
Uma boa plataforma de e-commerce, além de tudo isso, oferece também as melhores condições de venda, possibilitando facilidades, proteção e simplicidade de integração com outras outras soluções necessárias.
Conheça bem os consumidores para que possa escolher as melhores ferramentas. Uma plataforma de e-commerce que considera e oferece as vantagens que o público procura garante uma experiência bem-sucedida para todos os envolvidos.
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