Um e-commerce de sucesso é formado pela junção de diversos fatores diferentes. Você escolhe os produtos que vai vender, decide por uma plataforma de e-commerce - ou um marketplace -, determina os parceiros que vão trabalhar ao seu lado e, com tudo isso, espera atrair compradores dos mais diversos.
No entanto, há um fator extremamente importante que precisa ser considerado em todos esse planejamento: o checkout de pagamento. Talvez, uma das etapas mais sensíveis de todo o processo de compra, o pagamento pode ser o momento em que alguém decide se vai comprar aqueles produtos ou não. Não é à toa que 82% dos consumidores brasileiros abandonam seus carrinhos justamente nesse momento.
Os motivos para desistir de uma compra na última etapa do processo de compra podem ser diversos, mas um deles - talvez o mais comum - é extremamente simples de resolver: os métodos de pagamento. Ao fazer uma compra online, o consumidor espera encontrar o que deseja em cada passo, desde a escolha do produto até a maneira como vai pagar por ele. Por isso, cabe ao lojista conhecer as preferências e trabalhar para oferecê-las.
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Parte das estratégias de um e-commerce de sucesso é escolher o tipo de experiência em checkout que será oferecida, e isso envolve a definição dos métodos de pagamento disponíveis. É importante pensar que, oferecer apenas alguns métodos, pode excluir um grupo de consumidores que vai escolher não comprar na sua loja. Por isso, é importante estar atento não só ao que o consumidor digital já tem como hábito e preferência, como ao que surge de novo e pode atrair novos compradores.
Para te ajudar nesse processo, criamos uma lista com os meios de pagamento que não podem faltar no seu e-commerce:
O mais comum entre os métodos de pagamento - seja em compras online ou, até mesmo, em compras físicas - o cartão de crédito é o mínimo esperado em qualquer e-commerce. Isso porque o comprador normalmente o considera como uma forma de pagamento mais simples e cômoda, principalmente pela possibilidade de fazer parcelamentos ou, até mesmo, de usar dois cartões em uma única compra para não comprometer os limites.
Por isso, o cartão de crédito deve estar entre as opções de pagamento do seu checkout de pagamento.
Mesmo em meio a tantas novidades no mundo dos pagamentos online, os boletos bancários ainda aparecem entre os preferidos. Eles permitem o uso do internet banking, o que facilita o processo para o comprador, e os pagamentos utilizando saldo em conta, se tornando uma opção para quem não tem um cartão de crédito ou prefere não utilizá-lo para aquela compra.
Neste caso, vale a pena, além de contar com a opção comum de boleto à vista, também oferecer o boleto parcelado, uma novidade que tem atraído muitos compradores, inclusive aqueles que não possuem conta em um banco.
Talvez uma das opções mais modernas, as carteiras digitais também têm se tornado a preferência de muitos consumidores na hora de pagar por uma compra. Isso porque elas funcionam como uma carteira comum, "guardando" os métodos de pagamento preferidos de um comprador e possibilitando um processo de pagamento muito mais simples e rápido.
Quando escolhe essa opção, o consumidor tem a possibilidade de usar cartões já registrados ou, até mesmo, saldo em conta. Assim, se sente mais seguro para prosseguir e pode, até mesmo, fazer compras com um clique.
Outra opção interessante é o pagamento em dinheiro. E você pode se perguntar como oferecer essa possibilidade em um e-commerce. A resposta é simples: através das Casas Lotéricas. O comprador pode escolher essa opção, se dirigir até a Lotérica mais próxima e realizar o pagamento por sua compra em dinheiro vivo. A compensação acontece em até um dia útil.
Graças ao auxílio emergencial criado pelo governo no período de pandemia, surgiu uma nova forma de pagamento: o cartão de débito virtual da Caixa. Meio por onde o benefício é pago, o cartão também pode ser utilizado para compras online no formato de débito em conta, atraindo ainda mais compradores para sua loja.
Por fim, a última novidade no mundo dos pagamentos: o Pix - meio de pagamento instantâneo do Banco Central. Com transações feitas a qualquer hora e dia - inclusive finais de semana e feriados - e recebimentos em até 10 segundos, ele está chamando a atenção do consumidor, que espera poder pagar por suas compras assim. Mais uma opção que não pode faltar no seu e-commerce!
E além de se preocupar em oferecer os métodos de pagamento que seus clientes procuram, assegure-se de ter opções de parcelamento sem juros na sua loja, como no cartão de crédito e, até mesmo, no boleto bancário. Isso garante que públicos diferentes sejam atraídos para o que você oferece.
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Oferecer um bom processo de checkout, com opções de pagamento que beneficiem compradores e tragam vantagens para sua loja envolve escolher um bom meio de pagamento. Garanta parcerias que te ajudem a criar uma experiência de compra incrível e venda mais e melhor.
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