Se você entrou no universo do mercado digital, saiba que o marketplace e o dropshipping são modelos de negócios muito presentes nesse mundo e que vêm crescendo cada vez mais.
Esses dois modelos de negócio, além de essenciais para quem quer se destacar no mercado digital, possuem diferenças entre si e saber identificá-las é fundamental para a sua empresa.
O mercado digital cresceu consideravelmente nos últimos anos. Somente em 2023, o faturamento do e-commerce no Brasil alcançou R$185,7 bilhões, segundo dados da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Estar presente nestes números é essencial para uma empresa que deseja crescer, e tanto o marketplace quanto o dropshipping podem ser excelentes caminhos.
Fazer parte do mercado digital não é um objetivo a ser alcançado apenas por valores, mas, sim, por crescimento no futuro. A cada ano, o mercado digital cresce a passos largos e não faz o menor sentido não acompanhar essa tendência.
Adequar-se, inovar, procurar soluções, criar planos e estratégias e fazer com que a sua empresa esteja no topo, é importante e o mercado digital pode proporcionar isso.
Mas, para vender na internet através do marketplace ou dropshipping, é importante saber qual a diferença entre estes dois, assim, você escolhe as melhores estratégias e o planejamento correto, se destacando de maneira efetiva.
Apesar de ambos estarem relacionados ao mundo do e-commerce, existem algumas diferenças nos processos de vendas entre eles. Essas diferenças são fundamentais na hora da escolha do modelo ideal para se trabalhar.
O que é Dropshipping e como funciona
O que é Marketplace e como funciona
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A escolha pelo melhor modelo de negócio para a sua empresa vai depender de vários fatores e circunstâncias, assim como tipos de público que você atende e também objetivos comerciais e recursos disponíveis. Entender as complexidades de cada modelo de negócio pode fazer com que a decisão seja tomada mais facilmente, mas existem também algumas formas de fazer com que a escolha seja mais fácil:
O primeiro passo na hora da escolha é saber qual o objetivo da sua empresa no mercado e qual tipo de produto você irá comercializar. Um exemplo é: se você não vê necessidade de ter um estoque físico, prefere que tudo seja feito virtualmente e só quer se preocupar em vender, seu modelo de negócio é o dropshipping, diferentemente disso será o marketplace. Por exemplo, você inicia uma loja online de roupas personalizadas, mas não mantém estoque. Quando um cliente compra, você repassa o pedido ao fornecedor, que cuida do envio.
Entender o perfil do público-alvo é crucial para entender qual modelo mais atende ao que seu público procura, além de direcionar estratégias de marketing e oferecer produtos ou serviços que atendam às necessidades específicas do cliente. Imagine que você deseja abrir uma loja online de eletrônicos, mas não quer lidar com o estoque e a logística. Optando pelo dropshipping, você cria a sua loja, lista os produtos, e quando um cliente faz uma compra, você repassa o pedido ao fornecedor.
Agora, suponha que você decida criar um marketplace online para artesãos venderem suas criações. Você estabelece a plataforma, onde diferentes vendedores independentes podem cadastrar e vender seus produtos. Os compradores visitam seu site, escolhem entre uma variedade de produtos oferecidos por diferentes vendedores e concluem a compra.
Se você é uma pessoa que pensa em ter um e-commerce próprio, produtos personalizados, foco e atendimento ao cliente diferenciados, você já está planejando o controle da sua marca. Tanto com o dropshipping como com o marketplace, você pode garantir esse controle e essas vantagens.
O quão disposto você está em investir? Você pode correr riscos? É possível investir em uma gestão de estoque? A partir dessas perguntas você também pode chegar a uma decisão. Ao considerar iniciar uma empresa de produção de doces caseiros, por exemplo, você avalia o quanto está disposto a investir na compra de ingredientes, embalagens e divulgação.
Considerando a possibilidade de correr alguns riscos financeiros iniciais, decide investir em uma gestão de estoque eficiente para garantir um suprimento constante de produtos, otimizando custos e atendendo à demanda dos clientes. Essa análise ajuda a tomar decisões informadas sobre investimentos e gerenciamento financeiro.
Analisar o mercado e entender o que os consumidores preferem e buscam é uma boa solução na hora da escolha. Pensar em produtos personalizados e que competirão com outros concorrentes também. Ao considerar entrar no mercado de artigos de decoração, por exemplo, você analisa duas abordagens: dropshipping e um marketplace. Na análise do mercado, percebe-se que os consumidores valorizam produtos exclusivos e personalizados.
Optando pelo dropshipping, pode oferecer itens únicos, personalizados e ainda competir com outros vendedores. Por outro lado, ao escolher criar um marketplace, pode diferenciar-se oferecendo uma ampla variedade de produtos personalizados de diferentes vendedores, proporcionando uma experiência de compra diversificada aos consumidores.
Aqui está um ponto-chave. Se sua empresa pretende vender sem estoque e não deseja investir em uma gestão de estoque, então o dropshipping pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se investir nesta área faz parte dos seus planos para começar sua empresa, então pode se sair melhor no marketplace.
A experiência do cliente é o objetivo, por isso, você precisa pensar que, desde o anúncio dos seus produtos, até o momento da compra e envio, é preciso mostrar diferenciação no mercado, dessa forma você aumenta a sua satisfação.
Pensar no futuro é entender como a sua empresa pretende crescer, conseguindo atender as demandas, sem perder a qualidade. Ou seja, se você escolher o marketplace, conseguirá dar conta do aumento de pedidos? Terá espaço em estoque? Conseguirá investir nisso? Ou então, se escolher abrir uma empresa de dropshipping, conseguirá escolher bons fornecedores? Se eles falharem, você fará o quê?
Fazer parte do mercado digital é uma escolha fundamental que toda empresa precisa tomar, afinal, além de um mundo lucrativo, ainda envolve prosperidade para a empresa e chances de sucesso reais.
Além disso, escolher entre o marketplace e dropshipping, assim como analisar de maneira minuciosa cada uma das suas diferenças, pode ser a virada de chave que sua empresa precisa para decolar cada vez mais.
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