Qual a diferença entre marketplace e dropshipping no mercado digital
Se você entrou no universo do mercado digital, saiba que o marketplace e o dropshipping são modelos de negócios muito presentes nesse mundo e que vêm crescendo cada vez mais.
Esses dois modelos de negócio, além de essenciais para quem quer se destacar no mercado digital, possuem diferenças entre si e saber identificá-las é fundamental para a sua empresa.
Qual a importância de entrar no mercado digital do dropshipping e do marketplace?
O mercado digital cresceu consideravelmente nos últimos anos. Somente em 2023, o faturamento do e-commerce no Brasil alcançou R$185,7 bilhões, segundo dados da ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Estar presente nestes números é essencial para uma empresa que deseja crescer, e tanto o marketplace quanto o dropshipping podem ser excelentes caminhos.
Fazer parte do mercado digital não é um objetivo a ser alcançado apenas por valores, mas, sim, por crescimento no futuro. A cada ano, o mercado digital cresce a passos largos e não faz o menor sentido não acompanhar essa tendência.
Adequar-se, inovar, procurar soluções, criar planos e estratégias e fazer com que a sua empresa esteja no topo, é importante e o mercado digital pode proporcionar isso.
Mas, para vender na internet através do marketplace ou dropshipping, é importante saber qual a diferença entre estes dois, assim, você escolhe as melhores estratégias e o planejamento correto, se destacando de maneira efetiva.
Diferenças entre marketplace e dropshipping
Apesar de ambos estarem relacionados ao mundo do e-commerce, existem algumas diferenças nos processos de vendas entre eles. Essas diferenças são fundamentais na hora da escolha do modelo ideal para se trabalhar.
O que é Dropshipping e como funciona
- Modelo de negócio: o dropshipping é um modelo de negócio para vender sem estoque, ou seja, sua empresa não possui um estoque físico e, quando seu cliente faz o pedido, você o repassa para seu fornecedor, que será responsável por embalar e enviar o produto. Dessa maneira, você pode pagar o valor de atacado ao fornecedor e cobrar o valor de varejo do cliente.
- Estoque: vender sem estoque é um grande benefício do dropshipping, permite que você não tenha a necessidade de um espaço físico, infraestrutura, mão de obra dedicada e riscos de produtos parados, além dos custos que envolvem ter um estoque físico. O controle de estoque será exclusivamente do seu fornecedor, que será responsável pela logística.
- Responsabilidades do vendedor: o dropshipper é responsável por vender, ou seja, manter seu e-commerce no ar, garantir que ele seja simples e seguro ao cliente, fazer os contatos e escolher bons fornecedores, analisar a qualidade do produto, fazer uma boa divulgação e manter um pós-venda afinado.
- Custo e complexidade: por se tratar de um método em que você pode vender sem estoque, o custo é mais baixo que o marketplace, além disso, a complexidade fica apenas atrelada à escolha de um bom fornecedor e de bons produtos, que estejam em alta no mercado.
O que é Marketplace e como funciona
- Modelo de negócio: o marketplace é uma espécie de shopping só que virtual. Imagine um shopping tradicional onde as lojas alugam um espaço físico para vender. No marketplace isso acontece da mesma forma, só que de maneira online, onde várias empresas dividem a mesma plataforma para venderem seus produtos. Ou seja, você anunciará seus produtos em um site específico, que te oferecerá vantagens em anúncio, pagamento e segurança.
- Estoque: no marketplace normalmente quem cuida da gestão de estoque é você, dessa forma, é necessário manter um estoque físico com os produtos que deseja vender. Ou seja, aqui, o fornecedor não faz o envio direto ao seu cliente, ele fará isso diretamente para a sua empresa.
- Responsabilidades do vendedor: no marketplace o vendedor tem a responsabilidade de anunciar seus produtos, criar conteúdos sobre ele, fazer a gestão de estoque, embalar os produtos e fazer o envio deles para o cliente.
- Custo e complexidade: neste modelo de negócio, há um investimento maior em gestão de estoque, também de dedicação à parte logística e de embalagem, afinal, você mesmo é o responsável em enviar o que seu cliente pediu.
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8 formas de escolher o melhor modelo para sua empresa
A escolha pelo melhor modelo de negócio para a sua empresa vai depender de vários fatores e circunstâncias, assim como tipos de público que você atende e também objetivos comerciais e recursos disponíveis. Entender as complexidades de cada modelo de negócio pode fazer com que a decisão seja tomada mais facilmente, mas existem também algumas formas de fazer com que a escolha seja mais fácil:
1. Definir o objetivo da sua empresa
O primeiro passo na hora da escolha é saber qual o objetivo da sua empresa no mercado e qual tipo de produto você irá comercializar. Um exemplo é: se você não vê necessidade de ter um estoque físico, prefere que tudo seja feito virtualmente e só quer se preocupar em vender, seu modelo de negócio é o dropshipping, diferentemente disso será o marketplace. Por exemplo, você inicia uma loja online de roupas personalizadas, mas não mantém estoque. Quando um cliente compra, você repassa o pedido ao fornecedor, que cuida do envio.
2. Avalie seu público alvo
Entender o perfil do público-alvo é crucial para entender qual modelo mais atende ao que seu público procura, além de direcionar estratégias de marketing e oferecer produtos ou serviços que atendam às necessidades específicas do cliente. Imagine que você deseja abrir uma loja online de eletrônicos, mas não quer lidar com o estoque e a logística. Optando pelo dropshipping, você cria a sua loja, lista os produtos, e quando um cliente faz uma compra, você repassa o pedido ao fornecedor.
Agora, suponha que você decida criar um marketplace online para artesãos venderem suas criações. Você estabelece a plataforma, onde diferentes vendedores independentes podem cadastrar e vender seus produtos. Os compradores visitam seu site, escolhem entre uma variedade de produtos oferecidos por diferentes vendedores e concluem a compra.
3. Ter controle da sua marca
Se você é uma pessoa que pensa em ter um e-commerce próprio, produtos personalizados, foco e atendimento ao cliente diferenciados, você já está planejando o controle da sua marca. Tanto com o dropshipping como com o marketplace, você pode garantir esse controle e essas vantagens.
4. Pensar em investimentos e riscos financeiros
O quão disposto você está em investir? Você pode correr riscos? É possível investir em uma gestão de estoque? A partir dessas perguntas você também pode chegar a uma decisão. Ao considerar iniciar uma empresa de produção de doces caseiros, por exemplo, você avalia o quanto está disposto a investir na compra de ingredientes, embalagens e divulgação.
Considerando a possibilidade de correr alguns riscos financeiros iniciais, decide investir em uma gestão de estoque eficiente para garantir um suprimento constante de produtos, otimizando custos e atendendo à demanda dos clientes. Essa análise ajuda a tomar decisões informadas sobre investimentos e gerenciamento financeiro.
5. Pensar na competição e na diferenciação
Analisar o mercado e entender o que os consumidores preferem e buscam é uma boa solução na hora da escolha. Pensar em produtos personalizados e que competirão com outros concorrentes também. Ao considerar entrar no mercado de artigos de decoração, por exemplo, você analisa duas abordagens: dropshipping e um marketplace. Na análise do mercado, percebe-se que os consumidores valorizam produtos exclusivos e personalizados.
Optando pelo dropshipping, pode oferecer itens únicos, personalizados e ainda competir com outros vendedores. Por outro lado, ao escolher criar um marketplace, pode diferenciar-se oferecendo uma ampla variedade de produtos personalizados de diferentes vendedores, proporcionando uma experiência de compra diversificada aos consumidores.
6. Definir estoque e logística
Aqui está um ponto-chave. Se sua empresa pretende vender sem estoque e não deseja investir em uma gestão de estoque, então o dropshipping pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se investir nesta área faz parte dos seus planos para começar sua empresa, então pode se sair melhor no marketplace.
7. Pensar na experiência do cliente
A experiência do cliente é o objetivo, por isso, você precisa pensar que, desde o anúncio dos seus produtos, até o momento da compra e envio, é preciso mostrar diferenciação no mercado, dessa forma você aumenta a sua satisfação.
8. Pensar na escalabilidade
Pensar no futuro é entender como a sua empresa pretende crescer, conseguindo atender as demandas, sem perder a qualidade. Ou seja, se você escolher o marketplace, conseguirá dar conta do aumento de pedidos? Terá espaço em estoque? Conseguirá investir nisso? Ou então, se escolher abrir uma empresa de dropshipping, conseguirá escolher bons fornecedores? Se eles falharem, você fará o quê?
Escolha o melhor modelo para sua empresa e saiba como expandir suas vendas!
Fazer parte do mercado digital é uma escolha fundamental que toda empresa precisa tomar, afinal, além de um mundo lucrativo, ainda envolve prosperidade para a empresa e chances de sucesso reais.
Além disso, escolher entre o marketplace e dropshipping, assim como analisar de maneira minuciosa cada uma das suas diferenças, pode ser a virada de chave que sua empresa precisa para decolar cada vez mais.
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