Se alguém perguntasse hoje qual é o maior desejo de toda empresa que vende online, a resposta provavelmente seria: recuperar os carrinhos abandonados pelos clientes. Mas a verdade é que aumentar as vendas e converter aqueles produtos/carrinhos que foram “esquecidos” pelos consumidores é uma tarefa diária e essencial para quem atua no e-commerce.
Para isso, contar com as estratégias e ações certas pode ser o diferencial que sua empresa precisa para transformar um carrinho abandonado em uma venda concluída.
“Mas é tão importante assim recuperar um carrinho esquecido pelo cliente?” Com certeza! Quando esse fato acontece, a empresa perde a oportunidade de aumentar receita e conquistar clientes, coisas que são bases para qualquer instituição que precisa vender. E não pense que são poucos carrinhos abandonados, o número é alto.
Segundo uma pesquisa da Yampi, cerca de 68% deles são deixados para trás ainda na parte de preenchimento de dados. E as principais causas dessa desistência se concentram já na primeira fase do checkout, momento em que é necessário inserção de dados pessoais. Além disso, outra fase que desestimula o cliente é o momento do pagamento e também na inserção de endereço, hora que são visualizados os valores de frete e prazo de entrega.
Ou seja, nada mais justo do que se atentar a esses fatores e desenvolver estratégias focadas em melhorá-los, reduzindo carrinhos abandonados e, claro, aumenta suas vendas online.
Que a internet já conquistou os brasileiros há bastante tempo, todos sabem. Mas, além dela, as compras online também se tornaram favoritas, fazendo parte da rotina de muitas pessoas que optam pela facilidade e conveniência de realizar desejos com alguns cliques ou toques na tela.
Para satisfazer essa grande massa de optantes pelas compras online, as empresas precisam se desdobrar. Afinal, 55,1% dos brasileiros adultos preferem comprar pela internet ao invés de lojas físicas, de acordo com uma pesquisa da YouGov. E esse desdobramento todo está relacionado com a competitividade, já que pela alta demanda, também há muita concorrência, e pela necessidade de entregar uma experiência diferenciada para quem compra.
Esses desafios e outros, geram a reação de abandono de carrinho e, para mudar isso, é necessário criar planos e estratégias para atuar e reverter as vendas online que seriam perdidas. Algumas soluções que podem ajudar nesse caminho de aumento de taxa de conversão de vendas podem ser mais fáceis do que parecem, e se concentram, principalmente, na criação de ações como promoções exclusivas, lembretes ao cliente, políticas mais claras e um atendimento qualificado.
Existem muitas barreiras que fazem o cliente abandonar sua compra e, consequentemente, diminuir a taxa de conversão de vendas da empresa. Essas barreiras causam impacto negativo na experiência do cliente e desestimulam a venda, principalmente nos momentos finais, em que ele está a apenas a poucos segundos de finalizar sua compra.
E como aumentar vendas é prioridade, alguns dos aspectos que precisam ser revistos são:
Um processo de vendas online bem-definido e estruturado é peça fundamental para melhorar a experiência do cliente, reduzir os carrinhos abandonados e aumentar a taxa de conversão.
Inclusive, quando um fluxo de vendas passa por uma análise e é organizado, é possível entender quais são os pontos críticos e em que momento do processo de compra o cliente está desistindo de efetivar o pedido. A partir daí, agir com a estratégia certa para recuperar aquela venda fica mais fácil, e, utilizando algumas dicas práticas, o processo pode ser ainda mais otimizado e eficiente.
E por falar em dicas, confira algumas abaixo:
Com ferramentas otimizadas é possível lembrar o cliente que ele deixou o carrinho para trás, já que, muitas vezes, por algum motivo qualquer, o cliente apenas não efetuou a compra em um momento passado, mas, ao ser lembrado posteriormente, pode voltar e, então, efetuar a compra.
Mostrar ao cliente que o produto que ele colocou no carrinho está com desconto ou passando por uma promoção pode estimular sua vontade de comprar (unindo o desejo de ter o produto com um respiro para o seu bolso). Comunique isso por e-mail, WhatsApp, SMS ou anúncios personalizados.
Essa é uma ação que reconecta usuários que já interagiram com os anúncios, apps, site ou divulgações da empresa, porém, não efetivaram a compra. Assim, incentivá-los a voltar para a loja e comprar pode ser mais efetivo. Isso pode ser feito através de anúncios personalizados, campanhas segmentadas e rastreamento, que é quando o usuário visita o site e é rastreado em suas redes sociais ou plataformas digitais, com envio de anúncios sobre o item que pesquisou.
As políticas precisam ser claras e bem expostas ao consumidor. Isso é fundamental para que ele não saia da página de checkout ou abandone o carrinho na busca por essas informações. Manter o cliente ciente sobre as principais regras fará com que ele não tenha dúvidas no meio do percurso.
Oferecer atendimento 24/7 é importante para solucionar problemas ou questões que possam surgir. Existem ferramentas e chatbots que fazem o atendimento ser mais fácil, sem a necessidade da humanização para temas corriqueiros. Além disso, proporcionar agilidade fará com que o cliente não saia do site para resolver outras questões e acabe não voltando.
Vender online vai além do anúncio de um produto e a divulgação dele, é necessário atenção, principalmente em detalhes que colocam em risco a conclusão da compra.
Neste sentido, é fundamental compreender que o processo de recuperação de vendas supera a necessidade de apenas entender o que causa o abandono de carrinho, mas, também, aplicar soluções e ferramentas que façam com que isso deixe de acontecer.
Aliás, a experiência do consumidor deve sempre aparecer em primeiro plano. Afinal, quando bem aprimorada, ela torna a compra muito mais eficiente, resultando em venda e fidelização do consumidor. Pensar na experiência do cliente atrela também outros fatores, como a escolha de boas ferramentas, que ajudem a minimizar as burocracias e problemas durante o processo de compras, como um checkout otimizado, por exemplo.
Além de facilitar o processo de preenchimento de dados, visualização do pedido e jornada simples e conveniente, uma ferramenta de checkout eficiente é capaz de trazer mais segurança e facilidade na hora da finalização da compra, reduzindo consideravelmente a taxa de carrinho abandonado e fazendo com que as vendas da sua empresa sejam um sucesso ainda maior.
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