Recuperação de vendas online: veja como reduzir o abandono de carrinho
Se alguém perguntasse hoje qual é o maior desejo de toda empresa que vende online, a resposta provavelmente seria: recuperar os carrinhos abandonados pelos clientes. Mas a verdade é que aumentar as vendas e converter aqueles produtos/carrinhos que foram “esquecidos” pelos consumidores é uma tarefa diária e essencial para quem atua no e-commerce.
Para isso, contar com as estratégias e ações certas pode ser o diferencial que sua empresa precisa para transformar um carrinho abandonado em uma venda concluída.
“Mas é tão importante assim recuperar um carrinho esquecido pelo cliente?” Com certeza! Quando esse fato acontece, a empresa perde a oportunidade de aumentar receita e conquistar clientes, coisas que são bases para qualquer instituição que precisa vender. E não pense que são poucos carrinhos abandonados, o número é alto.
Segundo uma pesquisa da Yampi, cerca de 68% deles são deixados para trás ainda na parte de preenchimento de dados. E as principais causas dessa desistência se concentram já na primeira fase do checkout, momento em que é necessário inserção de dados pessoais. Além disso, outra fase que desestimula o cliente é o momento do pagamento e também na inserção de endereço, hora que são visualizados os valores de frete e prazo de entrega.
Ou seja, nada mais justo do que se atentar a esses fatores e desenvolver estratégias focadas em melhorá-los, reduzindo carrinhos abandonados e, claro, aumenta suas vendas online.
Recuperação de carrinho: como melhorar a conversão de vendas online?
Que a internet já conquistou os brasileiros há bastante tempo, todos sabem. Mas, além dela, as compras online também se tornaram favoritas, fazendo parte da rotina de muitas pessoas que optam pela facilidade e conveniência de realizar desejos com alguns cliques ou toques na tela.
Para satisfazer essa grande massa de optantes pelas compras online, as empresas precisam se desdobrar. Afinal, 55,1% dos brasileiros adultos preferem comprar pela internet ao invés de lojas físicas, de acordo com uma pesquisa da YouGov. E esse desdobramento todo está relacionado com a competitividade, já que pela alta demanda, também há muita concorrência, e pela necessidade de entregar uma experiência diferenciada para quem compra.
Esses desafios e outros, geram a reação de abandono de carrinho e, para mudar isso, é necessário criar planos e estratégias para atuar e reverter as vendas online que seriam perdidas. Algumas soluções que podem ajudar nesse caminho de aumento de taxa de conversão de vendas podem ser mais fáceis do que parecem, e se concentram, principalmente, na criação de ações como promoções exclusivas, lembretes ao cliente, políticas mais claras e um atendimento qualificado.
Desafios que impactam a taxa de conversão
Existem muitas barreiras que fazem o cliente abandonar sua compra e, consequentemente, diminuir a taxa de conversão de vendas da empresa. Essas barreiras causam impacto negativo na experiência do cliente e desestimulam a venda, principalmente nos momentos finais, em que ele está a apenas a poucos segundos de finalizar sua compra.
E como aumentar vendas é prioridade, alguns dos aspectos que precisam ser revistos são:
- Experiência do usuário: a experiência do usuário é crucial para a efetivação da compra, desde o acesso ao site até o momento do checkout. Neste sentido, oferecer uma navegação fluida, sem barreiras, que facilite a visualização do produto e evite distrações ou processos complexos, aumenta as chances de uma finalização bem-sucedida.
- Transparência nas formas de pagamento: a variedade nas formas de pagamento aumenta a chance do cliente de não desistir da compra, isso porque, se ao tentar comprar ele identificar que o meio de pagamento que ele gostaria não está disponível, a tendência é que ele desista de comprar no mesmo instante.
- Atendimento ao cliente eficiente: o atendimento também pode ser um desafio, isso porque o consumidor pode desenvolver dúvidas e questionamentos que, se não forem solucionados, podem desestimular a efetivação. Além disso, o atendimento também está ligado à pré-venda e ao pós-venda, itens que, respectivamente, levam o consumidor a comprar e a voltar a consumir os produtos da loja online.
- Complexidade no checkout: um sistema de checkout de pagamento complexo, pouco intuitivo e sem clareza, faz com que o cliente tenha dúvidas ou desista de insistir a entender como funciona a compra naquela loja. Uma página de checkout com informações “quebradas”, várias etapas desnecessárias e até mesmo que levam o cliente para fora do site da empresa, fazem com que ele se distraia, ou que perca a confiança.
- Falta de prova social: provar para o cliente que aquele produto é real e outras pessoas já compraram e ficaram satisfeitas é importante para que ele tenha mais identificação. Essa prática valida o produto sob o olhar humanizado de pessoas que já percorreram o caminho completo da compra. Mostrar essa análise feita por um comprador real é importante para aumentar a credibilidade do produto, serviço ou da loja virtual.
5 dicas que podem ajudar a aumentar suas vendas online
Um processo de vendas online bem-definido e estruturado é peça fundamental para melhorar a experiência do cliente, reduzir os carrinhos abandonados e aumentar a taxa de conversão.
Inclusive, quando um fluxo de vendas passa por uma análise e é organizado, é possível entender quais são os pontos críticos e em que momento do processo de compra o cliente está desistindo de efetivar o pedido. A partir daí, agir com a estratégia certa para recuperar aquela venda fica mais fácil, e, utilizando algumas dicas práticas, o processo pode ser ainda mais otimizado e eficiente.
E por falar em dicas, confira algumas abaixo:
1. Automação de e-mails para carrinhos abandonados
Com ferramentas otimizadas é possível lembrar o cliente que ele deixou o carrinho para trás, já que, muitas vezes, por algum motivo qualquer, o cliente apenas não efetuou a compra em um momento passado, mas, ao ser lembrado posteriormente, pode voltar e, então, efetuar a compra.
2. Crie promoções e descontos
Mostrar ao cliente que o produto que ele colocou no carrinho está com desconto ou passando por uma promoção pode estimular sua vontade de comprar (unindo o desejo de ter o produto com um respiro para o seu bolso). Comunique isso por e-mail, WhatsApp, SMS ou anúncios personalizados.
3. Invista em remarketing
Essa é uma ação que reconecta usuários que já interagiram com os anúncios, apps, site ou divulgações da empresa, porém, não efetivaram a compra. Assim, incentivá-los a voltar para a loja e comprar pode ser mais efetivo. Isso pode ser feito através de anúncios personalizados, campanhas segmentadas e rastreamento, que é quando o usuário visita o site e é rastreado em suas redes sociais ou plataformas digitais, com envio de anúncios sobre o item que pesquisou.
4. Forneça política de devolução clara e acessível
As políticas precisam ser claras e bem expostas ao consumidor. Isso é fundamental para que ele não saia da página de checkout ou abandone o carrinho na busca por essas informações. Manter o cliente ciente sobre as principais regras fará com que ele não tenha dúvidas no meio do percurso.
5. Mantenha um chat ao vivo ou atendimento instantâneo
Oferecer atendimento 24/7 é importante para solucionar problemas ou questões que possam surgir. Existem ferramentas e chatbots que fazem o atendimento ser mais fácil, sem a necessidade da humanização para temas corriqueiros. Além disso, proporcionar agilidade fará com que o cliente não saia do site para resolver outras questões e acabe não voltando.
Prepare uma boa estratégia e venda mais online
Vender online vai além do anúncio de um produto e a divulgação dele, é necessário atenção, principalmente em detalhes que colocam em risco a conclusão da compra.
Neste sentido, é fundamental compreender que o processo de recuperação de vendas supera a necessidade de apenas entender o que causa o abandono de carrinho, mas, também, aplicar soluções e ferramentas que façam com que isso deixe de acontecer.
Aliás, a experiência do consumidor deve sempre aparecer em primeiro plano. Afinal, quando bem aprimorada, ela torna a compra muito mais eficiente, resultando em venda e fidelização do consumidor. Pensar na experiência do cliente atrela também outros fatores, como a escolha de boas ferramentas, que ajudem a minimizar as burocracias e problemas durante o processo de compras, como um checkout otimizado, por exemplo.
Além de facilitar o processo de preenchimento de dados, visualização do pedido e jornada simples e conveniente, uma ferramenta de checkout eficiente é capaz de trazer mais segurança e facilidade na hora da finalização da compra, reduzindo consideravelmente a taxa de carrinho abandonado e fazendo com que as vendas da sua empresa sejam um sucesso ainda maior.
💡Leia também:
Como unificar dados de cobrança com uma gestão integrada eficiente
Como aumentar seu ticket médio com estratégias de cross-sell e upsell
Conheça as plataformas que tem integração com o Checkout Pro
Checkout Pro: A melhor opção para sua plataforma de e-commerce
Antifraude: como reduzir recusas de cartão no e-commerce
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Vendas sem estoque vs. estoque tradicional: qual modelo escolher?
| Novembro 21, 2024
A gestão de estoque faz parte do alicerce de uma empresa e, para muitos gestores, se trata de uma decisão estratégica que impacta diretamente nas..
Maquininha de cartão: aumente vendas e agilize o atendimento no Natal
| Novembro 19, 2024
Quem aí já está preparado para o fim de ano? Pois é, ele está chegando e traz consigo diversas oportunidades, principalmente para empresas que..
O que é controle financeiro e como aplicá-lo na gestão empresarial
| Novembro 14, 2024
Separar as contas empresariais e pessoais é uma tarefa fundamental para quem gere uma empresa e almeja o seu sucesso. Até porque, manter o controle..