Na hora de fazer compras, o consumidor procura muito mais do que um bom produto ou serviço – quer uma boa experiência em todo o processo, inclusive na hora do pagamento. Por isso, oferecer diversidade nos métodos de pagamento e no checkout da sua empresa é essencial para garantir mais vendas e fidelização de clientes, uma forma de vencer a concorrência em um mercado cada vez mais competitivo.
Com o avanço da tecnologia, esse esforço se torna ainda mais simples, possibilitando um processo de pagamento melhor e facilitado. Entre as opções inovadoras estão os QR Codes, um meio de pagamento prático e seguro para consumidores e empresas, especialmente as que contam com estabelecimentos físicos.
Os QR Codes, ou códigos QR, são imagens que funcionam como códigos de barra, mas armazenam muito mais informações, já que são bidimensionais (disponibilizando dados na horizontal e na vertical). Podem ser lidos através das câmeras de smartphones conectados à internet, levando o consumidor a sites, páginas de promoções ou de checkout. A ideia é que, no momento da compra, o cliente aponte o celular ou tablet para a imagem e seja direcionado para o local determinado pela empresa, podendo assim fazer o pagamento como desejar.
Nas lojas físicas, os QR Codes podem estar dispostos de várias maneiras: digital, em dispositivos ou, até mesmo, impressos.
Utilizados já há algum tempo, esses meios de pagamento mostraram um crescimento ainda maior depois da pandemia da COVID-19. Segundo informações da QRTIGER, houve um aumento de 433% no uso de códigos QR em 2022 na comparação com o ano anterior. Isso acontece porque os consumidores dizem achar essa uma ferramenta conveniente, de acordo com a Voxpopme – o que faz com que haja muitas expectativas para que seu uso continue crescendo em 2023.
O sucesso dos QR Codes se dá, principalmente, pela facilidade que oferecem na hora dos pagamentos – tanto para consumidores quanto para empresários. A questão é que permitem que produtos e serviços sejam pagos de forma rápida e sem a necessidade de dinheiro em espécie ou cartões. Assim, o comprador precisa apenas de seu smartphone para pagar com segurança.
Uma maneira descomplicada, ágil e segura para fazer cobranças em uma loja física, aumentando a conversão de vendas e abrindo um leque de novas possibilidades para a empresa.
Confira algumas dicas que separamos para você vender com código QR na sua loja:
A maquininha de cartão habilitada com essa tecnologia é capaz de gerar um QR Code. O cliente escaneia com o celular e paga em segundos.
Algumas instituições financeiras e bancos digitais oferecem a opção de cobrar via código QR pelo app. Você só precisa de um celular com conexão em sua loja física.
O ideal é que a impressão seja colorida, no formato de um pôster e tenha o logo/identidade visual da sua empresa. Importante lembrar de manter a versão impressa em um bom estado, para não prejudicar ou até mesmo impossibilitar a leitura do código pelos clientes.
O QR Code impresso deve ser posicionado em um local estratégico dentro da sua loja. Uma boa sugestão é colocá-lo ao lado do caixa, para facilitar e incentivar essa forma de pagamento no ato do fechamento da compra. É fundamental que o local seja bem iluminado, para que os smartphones possam fazer a leitura do código sem problemas.
Garanta que os pagamentos via QR Code na sua loja física sejam uma possibilidade, disponibilize uma conexão à internet, caso o cliente tenha problemas para se conectar com a própria rede.
Comunique seus consumidores que você oferece este tipo de pagamento através das redes sociais, Whatsapp e/ou campanhas de e-mail marketing.
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Com o QR Code você tem acesso a diversas vantagens na loja física, tanto para você, quanto para seus clientes. Confira algumas delas:
As estratégias omnichannel chamam cada vez mais a atenção do consumidor, possibilitando uma experiência de compra que une diversos canais. O uso de QR Code em lojas físicas pode fortalecer esses esforços, permitindo uma integração simples e facilitada com o e-commerce.
Outra possibilidade que o código QR proporciona em lojas físicas é o cross selling, uma estratégia focada em aumentar as vendas e gerar fidelização. É possível, por exemplo, oferecer um QR code com direcionamento para uma oferta, no momento em que o consumidor faz uma compra.
Também vale usar os QR codes em ações promocionais, levando o consumidor direto ao link da oferta e facilitando a conversão de vendas. Essa experiência facilitada é essencial para garantir um processo ainda mais satisfatório.
Ofereça o código QR como um diferencial na sua loja e atraia mais clientes interessados em experiências de compra práticas, rápidas e seguras. Outro ponto importante a destacar é que as taxas cobradas por cada venda também são bem menores que outras modalidades de pagamento, o que garante uma maior vantagem competitiva à sua empresa.
No Mercado Pago, por exemplo, cobrando via código QR - pelo app, maquininha de cartão ou código impresso - você recebe seu dinheiro na hora.
Com a maquininha Point Smart 2 Mercado Pago você também pode fazer pagamentos com código QR e ainda otimizar a gestão de vendas da sua loja, tendo acesso a um panorama mais claro dos resultados, da saúde da operação e do controle de entradas e saídas de sua empresa.
O Mercado Pago tem as melhores soluções para você aproveitar as maiores tendências do mundo dos pagamentos na sua loja - seja ela física ou digital. Conheça mais sobre todas as nossas ferramentas e seus usos. Assim, você garante condições incríveis para vender e criar experiências que vão atrair mais clientes.
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