A sexta-feira mais aguardada pelos consumidores está chegando! A Black Friday 2022 será em 25 de novembro e as expectativas, tanto dos consumidores quanto dos empresários, estão mais que elevadas.
Para que essa data seja um sucesso, os donos de empresas precisam planejar e preparar antecipadamente seu e-commerce para dar ao consumidor uma boa experiência de compra e mantê-lo como cliente até mesmo depois dessa data especial.
A Black Friday é uma das datas sazonais mais esperadas pelas oportunidades únicas de desconto que são oferecidas aos compradores. De acordo com a Exame, 50% dos consumidores já pretendem adquirir algum produto na data deste ano.
Por isso, é importante preparar previamente o e-commerce para atender às novas necessidades dos clientes, que estão em constante mudança. O ideal é dar uma atenção especial em oferecer uma experiência do consumidor prática e simples pela navegação do site e oferecendo bons descontos, ficando à frente dos concorrentes.
Alguns produtos possuem uma procura maior nesta data, como smartphones, eletrodomésticos, televisores e itens de decoração. Mas, independente do produto que sua empresa venda, é muito importante contar com um planejamento estratégico, envolvendo marketing, tecnologia, logística e atendimento.
Para se tornar referência entre as empresas na Black Friday 2022, é importante sempre se atualizar e criar novas estratégias para oferecer descontos melhores aos clientes e implementar sua plataforma de e-commerce.
Os empresários sempre precisam ter em mente que a experiência do consumidor começa a partir do momento em que ele entra no e-commerce até o momento em que ele recebe a compra em sua casa, por isso é importante também se atentar às novas tendências da data deste ano. Em vista disso, essas são algumas estratégias que podem ser implantadas no e-commerce:
Faça um “esquenta” do seu e-commerce meses antes da Black Friday. Oferecer algumas ofertas antecipadas e promoções imperdíveis de seus produtos podem fazer com que o consumidor lembre de sua empresa na data e feche uma compra, aumentando a chance de sucesso de vendas de sua empresa.
Conte com um estoque maior para essa data. Com antecipação de promoções e mais clientes procurando por produtos com ofertas melhores, é ideal preparar o estoque do seu e-commerce para oferecer o produto certo ao cliente e proporcionar um bom atendimento.
A etapa de pagamento é uma das questões mais importantes que os donos de e-commerce devem se atentar. Para se adequar às novas necessidades dos consumidores e tornar essa etapa mais prática e simples, é ideal oferecer diversas formas de pagamento como código QR e pix, link de pagamento, boleto, entre outras formas.
Antes de realizar uma compra, os consumidores procuram bastante na internet sobre as melhores ofertas. Por isso, invista em descontos reais e que irão beneficiar tanto o consumidor quanto a sua empresa, para que seu e-commerce seja destaque entre os buscadores.
Na Black Friday, é comum que muitas pessoas acessem o e-commerce ao mesmo tempo. Por isso, é importante se atentar em oferecer um site que suporte múltiplos acessos e se adapte às variedades de dispositivos que podem entrar em seu e-commerce. Além disso, oferecer um bom checkout também faz a diferença, principalmente para aumentar as taxas de conversão e aprovação de pagamentos.
Atente-se em oferecer soluções de segurança e certificados digitais (certificado SSL) que comprovem que seu e-commerce é seguro e confiável para os consumidores realizarem suas compras.
O quick commerce é uma nova tendência da Black Friday 2022. Trata-se de oferecer uma entrega mais rápida e dinâmica ao consumidor que realiza suas compras online. O Mercado Pago, por exemplo, oferece entregas seguras, detectáveis e rápidas pelo Brasil, aderindo à nova tendência e criando possibilidades de decolar as vendas do e-commerce.
Para preparar seu e-commerce, é importante se atentar em três fases da Black Friday: antes, durante e depois da data. Isso garantirá que a implementação e o atendimento se mantenha em um bom nível durante toda experiência do comprador, fazendo com que sua empresa esteja preparada para atender às demandas e ser referência de vendas. Veja como fazer isso com algumas dicas:
Para fazer as vendas da sua empresa decolarem na Black Friday, é muito importante realizar um planejamento e preparação prévia do seu e-commerce, visando uma experiência do comprador melhor e, consequentemente, o sucesso das vendas.
Por isso, investir em estratégias e tecnologias podem ajudar o e-commerce a ficar pronto para atender todos os clientes.