Começar um novo negócio tem lá seus muitos desafios, seja em qual ramo for. E começar novo negócio em um ambiente que não é comum ao empreendedor pode exigir ainda mais atenção. Com as facilidades que o mundo da internet oferece, vender produtos on-line tem diminuído distâncias e encorajado cada vez mais pessoas a começarem algo novo, sem grandes investimentos.
Mas toda essa facilidade também carrega desafios diferentes. Um deles é a integração dos sistemas que vão fazer que tudo funcione como deveria e criem uma experiência que faça os consumidores voltarem. E isso faz muita diferença principalmente quando se trata de pagamentos.
Engana-se quem pensa que, na hora de começar um e-commerce, é só escolher uma solução de pagamentos simples e integrá-la ao seu site. É preciso entender do que precisamos, o que queremos oferecer e o que pode ser mais benéfico para nosso negócio. E é aí que as plataformas de pagamento fazem um ótimo papel.
Antes de falarmos um pouco mais sobre as plataformas de pagamento e por que são essenciais para um comércio digital bem-sucedido, é importante entender do que um e-commerce precisa na área de pagamentos para funcionar bem.
Os gateways de pagamento são uma tecnologia que possibilidade às lojas on-line processarem pagamentos. Eles disponibilizam um checkout - normalmente redirecionado à uma página própria - com os métodos de pagamento disponíveis e fazem a comunicação da loja com outros personagens envolvidos no processo, como adquirentes e subadquirentes. No entanto, só facilitam essa comunicação, o comerciante precisa ter contratos separados com essas empresas.
Já as adquirentes são aquelas que possibilitam o processamento de pagamentos via cartão de crédito e débito. Elas fazem a comunicação entre a loja on-line através do gateway de pagamentos, a bandeira do cartão e o banco.
Os sistemas antifraude são as ferramentas que garantem a segurança de todas essas transações. Garantem a criptografia dos dados, contam com políticas de proteção e procuram evitar que transações fraudulentas sejam aprovadas, prejudicando o lojista.
Todos esses sistemas são extremamente necessários para o sucesso de um comércio eletrônico, já que permitem algo muito importante: cobrar com segurança. Mas, ao invés de escolher cada uma dessas soluções separadamente, é possível contar com todas elas em uma plataforma unificada.
👉 Gestão estratégica: guia prático para sua empresa
Além de unir tudo o que um e-commerce precisa para fazer suas cobranças garantindo segurança e uma boa experiência, as plataformas de pagamento ainda trabalham junto com outros sistemas que sua loja digital já tem, como um ERP, por exemplo. E isso traz diversas vantagens:
Com uma gestão única de todos esses sistemas para processar pagamentos no checkout, sobra mais tempo para planejar o seu negócio. Não é preciso ficar organizando informações em diversas plataformas diferentes, é só administrar tudo no mesmo lugar.
Já imaginou ficar passando informações importantes do seu e-commerce de um sistema para outro manualmente? A possibilidade de erro é gigantesca. E todo empresário sabe que um número errado pode dar muita dor de cabeça. Uma plataforma de pagamentos reduz o risco de erro humano, já que faz as conexões automaticamente.
Com uma plataforma de pagamentos e um checkout otimizado, sua loja digital oferece mais métodos e facilidades - como os parcelamentos - para os clientes finalizarem a compra. E isso atrai mais compradores, influenciando diretamente no aumento do fluxo de caixa.
Além de exigir menos tempo, uma plataforma de pagamentos também exige um esforço operacional menor, já que não exige que diversas pessoas administrem sistemas diferentes. Mais um benefício de economia e facilidade para sua empresa.
A plataforma de pagamentos reúne todas as informações do seu negócio em um só lugar e ainda oferece um painel de controle único para facilitar seu gerenciamento. Algumas soluções, inclusive, criam relatórios pontuais para te dar uma visão ainda mais ampla sobre a saúde da sua loja.
Outro grande benefício é a possibilidade de antecipar os recebimentos das vendas do seu e-commerce. Ao invés de receber pelos métodos mais comuns, em 14 ou 30 dias por exemplo, é possível, até mesmo, contar com recebimentos instantâneos e do valor total - quando se tratarem de pagamentos parcelados ou à vista.
Por último, uma plataforma com soluções unificadas de pagamento permite que seus clientes comprem na sua loja on-line a qualquer hora, de qualquer lugar, de forma segura e com a melhor experiência.
💳 Checkout: guia completo para sua e-commerce
Contar com esses benefícios faz toda a diferença na hora de fechar suas contas e garantir que você tenha o lucro que espera de todos os seus esforços. Procurar uma plataforma de pagamentos que atenda às necessidades do seu e-commerce e integrá-la aos sistemas que você já utiliza te ajuda a administrar bem sua empresa e se preocupar só com o que realmente importa: suas vendas.
💡 Leia também:
Como aumentar a taxa de conversão no e-commerce
Como melhorar a segurança digital do seu e-commerce
Cashback no e-commerce: o que é e como funciona?
Como deixar seu e-commerce mais competitivo
Pessoa física ou jurídica, quem paga menos imposto no e-commerce?