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Calendário 2023: datas comemorativas para vender no e-commerce

Escrito por Equipe Mercado Pago | Dec 9, 2022 12:58:00 PM

Chegamos ao fim de mais um ano, com ele, diversos temas precisam ser discutidos dentro da sua empresa, um deles é o plano de negócios para 2023. Além de ser uma importante ferramenta para nortear os caminhos do próximo ano, o calendário 2023 é essencial para explorar datas sazonais, especiais e momentos de oportunidade para a sua empresa, principalmente para inovar em serviços e poder oferecer aos seus clientes diversas vantagens em comprar na sua loja virtual.

Além disso, o planejamento estratégico faz com que a sua empresa tenha todas as metas e objetivos, tanto de posicionamento de marca, quanto de aumento das vendas para vender no e-commerce, estoque e organização interna já na ponta do lápis.

 

 

Oportunidades para vender no e-commerce no calendário 2023

Até o primeiro semestre de 2022, as compras online ultrapassaram a marca de R$118 bilhões, com um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2021, segundo pesquisa da NielsenIQ Ebit. Estes dados mostram a relevância de investir com força no calendário 2023, não pensando somente em Black Friday e Natal, mas sim, em todas as datas comemorativas que sua empresa pode investir desde o início do ano, para trabalhar e criar planos de venda.

Todas as datas especiais e períodos sazonais são importantes ferramentas para que a sua empresa ative campanhas de vendas, e uma estratégia interessante é utilizar campanhas que deram certo em 2022 para o calendário 2023, com ajustes e melhorias, assim, você cria um senso de esperança no consumidor com esta data atrelada sua campanha de vendas e descontos.

 

Datas comemorativas para vender mais online

O ano começa com uma época sazonal que pode ser interessante para sua empresa, o verão. Muitos nichos de mercado tem nesta sazonalidade uma grande oportunidade de criar planos de vendas, descontos, benefícios e outras estratégias para vender mais.

Além desta data já no início do ano, há outras que percorrem 2023 e podem ser perfeitas para seu planejamento, como:

  • Dia das Mães: o estereótipo de só oferecer flores vem sendo quebrado a cada ano, e assim, essa é uma grande oportunidade de criar estratégias para mostrar que o seu produto é, sim, ideal para ser um presente ou mimo. Esta é a segunda data comemorativa mais importante para o comércio e não deixou a desejar em 2022. Segundo o Índice Cielo de Varejo Ampliado, as vendas para o Dia das Mães cresceram 5% no e-commerce em comparação a 2021. Em 2023 a data será comemorada no dia 14 de maio.

  • Dia dos Namorados: comemorado no dia 12 de junho, o dia dos casais apaixonados é uma data que não tem nicho de mercado e tudo pode virar um presente, por isso, ela também é uma das principais oportunidades para o seu calendário 2023. No Dia dos Namorados em 2022 o faturamento no e-commerce brasileiro atingiu o valor total de R$6,5 milhões de reais. Dentre as categorias que mais faturaram em relação ao número de pedidos, destacam-se os segmentos de Moda e Acessórios, seguida de Alimentos e Bebidas e Beleza e Perfumaria (dados da Neotrust).

  • Dia dos Pais: é responsável por grandes movimentações no e-commerce. Marcada para o dia 09, segundo domingo do mês de agosto, a data é conhecida por promoções especiais para o público masculino. O ticket médio gasto no e-commerce nesta data em 2022 foi de R$ 425,32, ficando  7% abaixo em relação a 2021, segundo a Neotrust.

  • Dia das Crianças: data excelente para venda de brinquedos, roupas e acessórios infantis, que podem atrelar promoções, já que o presente sempre é para mais de uma criança. Como todos os anos, a data será comemorada no dia 12 de outubro. As vendas na semana que antecede o Dia das Crianças subiram 6,4% este ano contra igual período em 2021, de acordo a Serasa Experian. Foi a melhor performance desde 2012.

  • Dia do Cliente: data para celebrar o que há de mais importante em uma empresa: o cliente. Comemorado no dia 15 de setembro, é o momento para oferecer ofertas incríveis, seja qual for o seu nicho de atuação no comércio eletrônico.

  • Semana do Brasil: a semana do Brasil é uma espécie de Black Friday brasileira e ocorre em setembro, próximo ao dia do consumidor. Por se tratar de uma data nova, o seu e-commerce pode surpreender com promoções.

  • Single Day: um dos principais eventos de compras do mercado chinês, esta data ganha forças no Brasil e é marcada por acontecer no dia 11/11 de cada ano, sendo uma excelente oportunidade para você entrar na onda e vender mais.

  • Black Friday: já famosa e conhecida por aqui, pode ser uma oportunidade grandiosa se a sua empresa se planejar para oferecer grandes descontos e promoções. A Black Friday, que acontece na última sexta-feira de novembro, já se consolidou como o melhor momento para o e-commerce brasileiro. É quando os marketplaces mais trabalham para investir nas lojas virtuais cadastradas. Os cinco segmentos que mais faturaram na Black Friday de 2022 foram: eletrodomésticos, eletrônicos, telefonia, moda e acessórios, e informática, segundo dados da empresa Cortex, referência em inteligência de dados para comunicação estratégica e reputação de marcas.

  • Cyber Monday: ainda ganhando forças no Brasil, ela é uma espécie de ressaca da Black Friday, com o objetivo de vender aquilo que sobrou da sexta. O faturamento de vendas de 2022 atingiu um total de R$ 737 milhões. 

  • Natal: uma importante data para ações no e-commerce, onde há um disparo nas vendas, impulsionado pela cultura de troca de presentes. É também nesse período em que costumam acontecer os amigos secretos, mais uma ótima oportunidade para vender. Outro ponto relevante que incentiva as compras é o tão aguardado 13º. Mas, mesmo com o dinheiro extra, é super válido facilitar as condições de pagamento oferecendo parcelamentos sem juros, por exemplo. 

Além destas datas, há ainda muitas outras que podem fazer parte do calendário 2023 da sua empresa a depender do nicho de atuação, como a Páscoa para quem vende chocolates e o Carnaval, a Festa Junina e o Halloween para quem vende fantasias e decorações. Nestes casos, é necessário avaliar e incluir no planejamento quais as datas que devem fazer parte do ano de campanhas da empresa.

 

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Prepare seu e-commerce para 2023

Estar pronto para todos estes dias também é essencial, já que seu cliente buscará agilidade, facilidade e praticidade na hora de comprar o seu produto. Por isso, investir para que o seu e-commerce entregue a melhor experiência ao consumidor é garantia de grandes vendas. Gestão de estoque, checkout de pagamento rápido e seguro, possibilidade de parcelamento e tecnologias podem fazer com que o seu e-commerce alcance mais pessoas.

Além disso, há parceiros, como o Mercado Pago, que te ajuda a colocar toda essa inovação em prática, com soluções para criar lojas online gratuitas, sistemas de entrega otimizados, anúncios e opções de pagamentos facilitados e dinâmicos. Além disso, ele também é seu parceiro em finanças, garantindo menos taxas e burocracias, além de conta PJ grátis e opções de crédito. 

 

Adeus ano velho, feliz ano novo!

2022 ainda não acabou, mas 2023 já bate na porta e essa é a hora da sua empresa se preparar para começar e terminar o novo ano com o pé direito, aproveitando principalmente as boas oportunidades que as datas especiais trazem.

Por isso, faça um estudo sobre as principais épocas para o seu e-commerce, avalie as possibilidades e, além de pensar somente nas promoções e descontos, separe um espaço no seu planejamento para o conteúdo das redes sociais, marketing e e-mails da sua empresa.

 

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