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Como aproveitar o Dia das crianças para vender mais no e-commerce

Algumas crianças reunidas e sorrindo no Dia das Crianças do Mercado Pago

As datas comemorativas são oportunidades importantes para os empresários atingirem resultados mais expressivos em suas empresas e, dentre elas, o Dia das Crianças é uma das mais atrativas, além de ser considerada a terceira data mais importante para o varejo, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães, que costumam movimentar bilhões em todo o mercado. 

 

Aliás, o impacto dessa data é tanto que vai muito além dos e-commerces que atuam no ramo de brinquedos, podendo encontrar outros segmentos que podem explorar essa sazonalidade para alavancar seu faturamento, desde que haja planejamento e usem a data com criatividade. 

 

A importância do Dia das Crianças para o e-commerce

A movimentação que o Dia das Crianças promove no varejo vêm crescendo nos últimos anos. 

Em 2020, por exemplo, a previsão da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) para as vendas no varejo era de R$ 10,87 bilhões, enquanto em 2021 esse valor subiu para R$ 10,93 bilhões. E não é somente o comércio de produtos infantis que aproveita para aumentar o faturamento na data, outros nichos de mercado também devem explorar a oportunidade. 

Segundo dados de uma pesquisa da Rede, no fim de semana anterior ao Dia das Crianças do ano de 2021, as vendas online registraram 57% de aumento em relação ao ano anterior e entre os setores que mais cresceram, destacam-se o turismo e entretenimento (46%), brinquedos (30%), vestuário (28%), livrarias (22%) e jogos (20%). 

Para usar a data a favor do seu e-commerce, é essencial caprichar no planejamento e na estratégia. Afinal de contas, a organização antecipada é ideal para garantir o sucesso nas vendas.

E não vale criar ações que alcançam apenas as crianças, viu? O ideal é sua marca se comunicar tanto com os principais interessados na data, que são as crianças, quanto seus pais e responsáveis, tendo em vista que são eles que irão comprar presentes às crianças. 

Com isso, você consegue preparar seu estoque, fazer melhores negociações com fornecedores, montar um planejamento de marketing que envolva comunicação e promoções especiais, além de fazer ajustes na estrutura e capacitar sua equipe para obter os melhores resultados. 

 

Como alavancar as vendas no Dia das Crianças

Alguns dados apontam uma mudança de comportamento nos consumidores, principalmente em relação ao consumo. A pandemia é considerada como um dos principais motivos para que isso acontecesse, fazendo com que muitos seguissem a tendência de digitalização de processos e a preferência por compras pela internet, tornando tudo mais prático, dinâmico e rápido. 

Diante disso, cabe à sua empresa fazer mudanças pontuais em suas estratégias de vendas para atingir esse público, que no caso do Dia das Crianças, como dito antes, vão desde as crianças (principais interessadas na data) até seus pais e responsáveis.

Confira alguns dos pontos de atenção para vender mais no e-commerce neste Dia das Crianças:

 

  • Mude o layout do seu e-commerce durante a data: Faça seu cliente entrar no clima de celebração. Mesmo que você não venda produtos infantis, é possível explorar a temática para dar ênfase em promoções e itens estratégicos. Você pode criar ações que despertam memórias afetivas da infância, por exemplo. Leve essa ideia para todos os seus canais de comunicação para reforçar a mensagem.

 

  • Relacione personagens infantis para chamar mais a atenção: Esse é um atrativo que tem tudo a ver com a data. No caso de produtos para o público infantil (brinquedos, roupas ou calçados), os personagens podem e devem ser usados nos banners e peças de divulgação e, mesmo que seu público seja adulto, é interessante envolvê-los com a data a partir de conteúdos que remetem à sua infância, sejam personagens, brincadeiras, entre outros. 

 

  • Invista em anúncios: É importante explorar as opções de segmentações das plataformas como Facebook Ads e Google Ads, criando anúncios impactantes para a data. É possível dar destaque aos produtos temáticos ou simplesmente às promoções e ofertas que seu e-commerce irá trabalhar para o Dia das Crianças. 

 

  • Facilite o pagamento das compras: Tornar a jornada de compra mais fácil pode fazer a diferença nas suas vendas. Opções como os métodos one-click-buy e a diversificação das formas de pagamento, por exemplo, são ótimas para vencer objeções. Seu e-commerce também pode oferecer descontos para pagamentos no débito ou em Pix, diminuindo a geração de boletos (que pode prejudicar seu estoque por conta do tempo de aprovação) ou ainda disponibilizar parcelamentos sem juros.

 

6 dicas para preparar seu e-commerce para o Dia das Crianças

Vender mais e melhor no Dia das Crianças depende de diferentes pontos, entre eles a comunicação que sua empresa decide praticar, tanto com os pais, quanto com as crianças, sua atenção quanto às tendências do mercado e preferências das crianças em diferentes faixas etárias e principalmente, o tipo de experiência que oferece aos seus clientes. 

Para te ajudar nessas definições, confira algumas dicas: 

 

1. Organize seu estoque

Se há projeção de aumento de venda, seu estoque precisa acompanhar a projeção. Com antecedência, sua empresa precisa garantir um volume apropriado de peças, evitando atrasos e quebras de estoque. Aliás, isso também pode favorecer suas negociações com os fornecedores. 

 

2. Atente-se às tendências infantis do momento

Apesar de as compras serem finalizadas por adultos, na maioria dos casos o verdadeiro decisor da compra é a criança. Por isso, não deixe de acompanhar quais são os produtos, personagens e itens que fazem parte dos desejos do público infantil este ano. Depois, crie uma comunicação leve e divertida que seja específica às crianças, podendo instigar seus desejos.

 

3. Separe por faixa etária

Saber qual tipo de presente é indicado para a idade da criança pode ser um desafio. Com isso, ao criar categorias no seu site sugerindo opções para cada faixa etária, é possível ajudar os consumidores a encontrarem presentes adequados e favorecer sua decisão de compra. 

 

4. Ofereça diversas formas de pagamento

Disponibilizar variadas alternativas de pagamento é essencial para não perder vendas. Não deixe de atualizar sua empresa para receber desde os clássicos métodos, como cartão de crédito e boleto, até as opções do momento, como o Pix e Código QR, carteiras digitais, entre outros. 

 

5. Trabalhe com promoções, ofertas e outros benefícios

Os clientes já esperam algum tipo de vantagem ao fazer suas compras e isso independente da data, por isso estude a viabilidade de oferecer descontos atrativos ou condições especiais, como o frete grátis, embalagens personalizadas, brindes e outros benefícios que chamam a atenção.

 

6. Comunique-se com os pais de forma assertiva

Como dito antes, não se esqueça de quem está finalizando, de fato, a compra. É preciso pensar na comunicação e opções que resolvam o problema dos pais, como um frete expresso para quem deixou para comprar presentes de última hora, troca facilitada, entre outros fatores. 

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Planeje e organize seu e-commerce para vender mais! 

Já deu para entender que o Dia das Crianças é uma oportunidade que pode ser aproveitada por todas as empresas, independente do seu nicho de atuação, não é mesmo? Para isso, basta adaptar suas ações para a realidade de mercado e público que costuma trabalhar. 

Aliás, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem ajudar sua empresa a vender mais e melhor de forma organizada, melhorando sua saúde financeira e crescimento. Um exemplo, são as soluções do Mercado Pago para seu e-commerce, como o checkout de pagamento, link de pagamento, vendas parceladas e muito mais!

Prepare sua empresa para essa data e tenha resultados positivos.

 


💡 Leia também: 

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