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Calendário 2024: explore essas datas no e-commerce e venda mais

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jan 17, 2023 12:13:16 PM

Algumas datas do ano são mais vantajosas para negociar com clientes. Eventos, tradições e momentos históricos fazem parte do marketing sazonal da empresa, pois a aquisição de produtos e serviços tende a aumentar.

Os donos de empresa podem e devem explorar ao máximo essas datas do calendário 2024 como oportunidades de vendas. Para isso, o planejamento e a organização são fatores importantes, garantindo resultados das vendas online melhores. 

 

 

Calendário 2024: quais são as principais datas no primeiro trimestre? 

Além das datas especiais já esperadas no calendário 2024, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, outras datas podem virar oportunidades de vendas, por gerarem alta procura por determinados produtos e serviços. 

Confira algumas datas:

 

1. Férias escolares 

De acordo com o índice MCC-ENET em 2020, as vendas online aumentaram 106,78% na época das férias escolares. Para empresas que trabalham com entretenimento, por exemplo, as oportunidades de vendas podem crescer. 

Além disso, sua empresa pode promover promoções para seus clientes. As queimas de estoque trazem preços mais atrativos e são uma ótima estratégia de recuperação.

 

2. Volta às aulas

De acordo com a Euromonitor International, as vendas de material escolar tiveram um um aumento de R$ 17,8 milhões em 2023 e a tendência é que esse número continue aumentando. O período de volta às aulas traz uma movimentação maior no início do ano e gera bons resultados para quem vende itens de papelaria, livros e eletrônicos. 

 

3. Carnaval

Para o carnaval, o ideal é investir em planejamento e organização para gerar mais oportunidades de vendas. Nesta data, os clientes terão mais tempo livre e farão mais pesquisas sobre produtos e serviços. Investir em vendas por telefone e redes sociais também pode ajudar a conquistá-los. 

 

👉 Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

4. Dia da Mulher

De acordo com a Neotrust, 57,3% dos pedidos em e-commerces foram realizados por mulheres. Sendo uma comemoração muito importante, é ideal motivar as compras de produtos exclusivos relacionados à data.

 

5. Dia Mundial do Consumidor 

O Dia do Consumidor é a Black Friday do primeiro trimestre para quem possui um e-commerce. Em 2022, esse mercado atingiu R$6,3 bilhões nas vendas, registrando um aumento de  85% comparado ao mesmo período de 2021. Além disso, o ticket médio dos pedidos foi de R$447,50, com um aumento de 4% da edição passada. 

 

6. Páscoa

De acordo com a Neotrust em 2022, as vendas online na Páscoa cresceram 8,8%, com um faturamento de R$ 6,5 bilhões. O ideal é vender produtos relacionados, como chocolates e cestas de Páscoa, uma vez que a procura aumenta nesta data.   

 

Como vender mais nesses dias? 

As datas do calendário 2024 abrem inúmeras possibilidades de vendas e lucro além do esperado para a empresa. É essencial estruturar um bom pipeline de vendas (funil de vendas) e se atentar a todas as etapas que o consumidor passa e que levam ele a tomar uma decisão de compra. 

Confira:

  • Garanta uma experiência de compra fácil e fluida: facilitar o caminho do seu cliente até a aquisição da compra garante que ele sinta confiança em seu e-commerce e volte a comprar.
  • Prepare o estoque: ter o estoque preparado para suas vendas garante que não faltará nenhum produto que seu cliente deseja.
  • Planeje a divulgação: criar anúncios em sua loja virtual e investir em propagandas pelo WhatsApp e redes sociais pode ajudar a conquistar mais clientes.
  • Oriente os vendedores: padronizar a comunicação e orientar seus funcionários sobre um melhor atendimento ao cliente pode garantir uma excelente experiência ao consumidor desde o primeiro contato.
  • Marque presença nas redes sociais: sua empresa estar nas redes sociais pode ampliar suas vendas e atrair mais clientes. Invista em divulgação e possíveis vendas através dessas ferramentas.
  • Tenha um bom pós-vendas: o pós-vendas é uma das fases mais importantes do processo. Investir em um bom atendimento pós-vendas e resolver problemas de clientes pode ajudar a empresa a fidelizá-los.
  • Invista em diversas formas de pagamento: diversificar formas de pagamento pode contribuir para que os clientes tenham mais opções para comprar. O link de pagamento, por exemplo, é ótima opção para realizar vendas à distância.

 

Aperte os cintos, 2024 vai decolar!

Utilizar as datas do calendário 2024 é um ótimo começo para desenvolver estratégias para conquistar clientes. Criar e revisar esse cronograma durante o ano é ideal, atualizando-se sobre as tendências e mudanças de comportamento do consumidor.

Dessa forma, o planejamento de sua empresa estará sempre alinhado com as expectativas dos seus clientes. 

 

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