Algumas datas do ano são mais vantajosas para negociar com clientes. Eventos, tradições e momentos históricos fazem parte do marketing sazonal da empresa, pois a aquisição de produtos e serviços tende a aumentar.
Os donos de empresa podem e devem explorar ao máximo essas datas do calendário 2024 como oportunidades de vendas. Para isso, o planejamento e a organização são fatores importantes, garantindo resultados das vendas online melhores.
Além das datas especiais já esperadas no calendário 2024, como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday e Natal, outras datas podem virar oportunidades de vendas, por gerarem alta procura por determinados produtos e serviços.
Confira algumas datas:
De acordo com o índice MCC-ENET em 2020, as vendas online aumentaram 106,78% na época das férias escolares. Para empresas que trabalham com entretenimento, por exemplo, as oportunidades de vendas podem crescer.
Além disso, sua empresa pode promover promoções para seus clientes. As queimas de estoque trazem preços mais atrativos e são uma ótima estratégia de recuperação.
De acordo com a Euromonitor International, as vendas de material escolar tiveram um um aumento de R$ 17,8 milhões em 2023 e a tendência é que esse número continue aumentando. O período de volta às aulas traz uma movimentação maior no início do ano e gera bons resultados para quem vende itens de papelaria, livros e eletrônicos.
Para o carnaval, o ideal é investir em planejamento e organização para gerar mais oportunidades de vendas. Nesta data, os clientes terão mais tempo livre e farão mais pesquisas sobre produtos e serviços. Investir em vendas por telefone e redes sociais também pode ajudar a conquistá-los.
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De acordo com a Neotrust, 57,3% dos pedidos em e-commerces foram realizados por mulheres. Sendo uma comemoração muito importante, é ideal motivar as compras de produtos exclusivos relacionados à data.
O Dia do Consumidor é a Black Friday do primeiro trimestre para quem possui um e-commerce. Em 2022, esse mercado atingiu R$6,3 bilhões nas vendas, registrando um aumento de 85% comparado ao mesmo período de 2021. Além disso, o ticket médio dos pedidos foi de R$447,50, com um aumento de 4% da edição passada.
De acordo com a Neotrust em 2022, as vendas online na Páscoa cresceram 8,8%, com um faturamento de R$ 6,5 bilhões. O ideal é vender produtos relacionados, como chocolates e cestas de Páscoa, uma vez que a procura aumenta nesta data.
As datas do calendário 2024 abrem inúmeras possibilidades de vendas e lucro além do esperado para a empresa. É essencial estruturar um bom pipeline de vendas (funil de vendas) e se atentar a todas as etapas que o consumidor passa e que levam ele a tomar uma decisão de compra.
Confira:
Utilizar as datas do calendário 2024 é um ótimo começo para desenvolver estratégias para conquistar clientes. Criar e revisar esse cronograma durante o ano é ideal, atualizando-se sobre as tendências e mudanças de comportamento do consumidor.
Dessa forma, o planejamento de sua empresa estará sempre alinhado com as expectativas dos seus clientes.
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