Um bom gestor sabe que a melhor ferramenta para o sucesso da empresa é seu colaborador. E é justamente por isso que os programas de incentivo têm ganhado cada vez mais destaque nas organizações. Aliás, um estudo da Genesis Associates aponta que 85% dos trabalhadores se sentem mais motivados a fazer o melhor quando um incentivo é oferecido.
Ou seja, ao criar programas ou campanhas de incentivo, sua empresa pode motivar e recompensar seus colaboradores, promovendo uma boa performance e inclusive, maior retenção de talentos.
Os programas de incentivo são estratégias capazes de encorajar os colaboradores a manterem um bom desempenho ou melhorá-lo a fim de ajudar a empresa alcançar bons resultados. Em outras palavras, são reforços positivos que servem como recompensa por um bom trabalho.
Há diferentes maneiras de aplicar um programa ou campanha de incentivo, mas todas elas têm algo em comum: o objetivo de incentivar a produtividade mantendo um bom clima na empresa.
Conheça um pouco mais sobre eles:
Como você viu, existem diversas formas de incentivar o colaborador, seja através de um bônus, aumento ou simplesmente um elogio e reconhecimento. Confira, a seguir, os principais programas para incentivar, motivar e engajar seu time de sucesso:
Essas campanhas vão muito além do incentivo financeiro, muitas vezes, pequenos incentivos diários que reconheçam a eficiência do colaborador. Veja alguns exemplos para colocar em prática:
O primeiro passo é mapear a situação atual. Nesse momento, é possível fazer uma pesquisa e ter alguns dados para metrificar, como o clima organizacional da empresa, nível de satisfação dos clientes, índice de turnover por time, entre outros.
O segundo passo é pensar nos objetivos: melhorar a eficiência, trabalhar a satisfação do cliente, ou trazer mais agilidade nas entregas? Depois de definir aquilo que se quer trabalhar, você estará pronto para tomar as primeiras decisões.
Outro ponto é entender bem quais são as aspirações da equipe e que ações que realmente podem fazer a diferença. Lembre-se também que os colaboradores de todos os departamentos precisam estar representados pelo programa de incentivos.
Entenda as necessidades, é possível ser assertivo ao decidir as melhores formas de recompensar a equipe pelos bons resultados e desempenho, seja de forma financeira, com ações sociais ou por meio do reconhecimento.
Em seguida, é importante preparar um sistema para acompanhar de perto o progresso em relação às metas. Isso é fundamental para saber quem deve ser recompensado, como e quando. Defina também um padrão para que os incentivos sejam distribuídos e aplicados de forma justa.
Além da comunicação transparente, é sempre importante que quando um colaborador desempenha uma atividade de maneira exemplar, ele seja reconhecido. Isso ajuda a aumentar sua moral e também incentiva os outros colaboradores a buscarem recompensas.
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Um programa sólido de benefícios faz parte de uma postura organizacional que ajuda a criar um ambiente agradável e produtivo. Tudo isso ajuda a engajar o colaborador e aumentar a retenção de talentos. E uma das formas de colocar isso em prática é por meio de uma boa gestão, usando ferramentas como o Mercado Pago Benefícios, que pode otimizar pontos importantes da sua campanha, como a oferta de benefícios eficientes ao dia a dia do colaborador.