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Campanhas de incentivo: 5 ações que motivam colaboradores

Time celebrando a campanha de incentivo no Mercado Pago Benefícios

Um bom gestor sabe que a melhor ferramenta para o sucesso da empresa é seu colaborador. E é justamente por isso que os programas de incentivo têm ganhado cada vez mais destaque nas organizações. Aliás, um estudo da Genesis Associates aponta que 85% dos trabalhadores se sentem mais motivados a fazer o melhor quando um incentivo é oferecido.

Ou seja, ao criar programas ou campanhas de incentivo, sua empresa pode motivar e recompensar seus colaboradores, promovendo uma boa performance e inclusive, maior retenção de talentos. 

 

Os tipos de campanhas de incentivo para adotar na sua empresa

Os programas de incentivo são estratégias capazes de encorajar os colaboradores a manterem um bom desempenho ou melhorá-lo a fim de ajudar a empresa alcançar bons resultados. Em outras palavras, são reforços positivos que servem como recompensa por um bom trabalho. 

Há diferentes maneiras de aplicar um programa ou campanha de incentivo, mas todas elas têm algo em comum: o objetivo de incentivar a produtividade mantendo um bom clima na empresa. 

Conheça um pouco mais sobre eles: 

  • Incentivos financeiros: podem ser desde bônus em dinheiro e ações da empresa, até mesmo a participação de lucros, premiações, vale compras, entre outros. 
  • Incentivos de reconhecimento: são recompensas que reconhecem o esforço do colaborador, como a promoção para um cargo melhor, reconhecimento público e elogios. 
  • Incentivos sociais: aqui o objetivo é garantir o bem-estar do colaborador, seja ao oferecer melhores condições de trabalho ou benefícios corporativos, folgas, entre outros. 

 

Exemplos de campanhas de incentivo para aplicar na sua empresa

Como você viu, existem diversas formas de incentivar o colaborador, seja através de um bônus, aumento ou simplesmente um elogio e reconhecimento. Confira, a seguir, os principais programas para incentivar, motivar e engajar seu time de sucesso

 

  • Forneça muitas oportunidades educacionais: essa é uma forma que também beneficia a empresa, pois além de manter os colaboradores satisfeitos, é ainda uma estratégia para qualificar e capacitá-los. Isso pode ser feito por meio do custeamento de cursos ou aulas e workshops pagos pela empresa, por exemplo. 

 

  • Dê feedbacks e reconhecimento: um bom suporte emocional pode fazer a diferença, seja na hora de passar um feedback que ajude no crescimento e na melhora de um colaborador, como elogiando por um desempenho exemplar. O ideal é sempre ser transparente sobre as metas, expectativas e possíveis cobranças, sendo sempre justo e firme se necessário, mas sempre de forma respeitosa e construtiva. 

 

  • Mantenha oportunidades de liderança disponíveis: nem sempre liderança é sinônimo de um cargo. É possível dar oportunidades de liderar em projetos da equipe, incentivando o senso de responsabilidade e importância dos membros do time, servindo também como um laboratório para treinar talentos. 

 

  • Ofereça benefícios corporativos: esse tipo de benefício contribui diretamente para o bem-estar e satisfação dos colaboradores. Vale refeição, vale-alimentação e vale-combustível, por exemplo, são maneiras de promover uma melhor qualidade de vida e manter o time motivado. Aliás, uma boa política de benefícios é uma estratégia de valorização do capital humano e com ferramentas modernas é possível gerenciar essa oferta de forma eficiente e segura, como é o caso do Mercado Pago Benefícios

 

  • Valorize o Equilíbrio Trabalho-Vida Pessoal: os colaboradores se sentem desmotivados e menos produtivos quando estão sobrecarregados, estressados ou esgotados. Dessa forma, promover um bom equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho é uma maneira de garantir um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo, sem falar na diminuição do absenteísmo e do turnover. 

 

Coloque a campanha em ação com X passos

Essas campanhas vão muito além do incentivo financeiro, muitas vezes, pequenos incentivos diários que reconheçam a eficiência do colaborador. Veja alguns exemplos para colocar em prática:

 

  1. Faça uma análise da situação

O primeiro passo é mapear a situação atual. Nesse momento, é possível fazer uma pesquisa e ter alguns dados para metrificar, como o clima organizacional da empresa, nível de satisfação dos clientes, índice de turnover por time, entre outros. 

 

  1. Defina os objetivos da empresa

O segundo passo é pensar nos objetivos: melhorar a eficiência, trabalhar a satisfação do cliente, ou trazer mais agilidade nas entregas? Depois de definir aquilo que se quer trabalhar, você estará pronto para tomar as primeiras decisões. 

 

  1. Conheça os colaboradores e suas necessidades

Outro ponto é entender bem quais são as aspirações da equipe e que ações que realmente podem fazer a diferença. Lembre-se também que os colaboradores de todos os departamentos precisam estar representados pelo programa de incentivos. 

 

  1. Identifique incentivos que são interessantes 

Entenda as necessidades, é possível ser assertivo ao decidir as melhores formas de recompensar a equipe pelos bons resultados e desempenho, seja de forma financeira, com ações sociais ou por meio do reconhecimento. 

 

  1. Acompanhe o progresso em direção às metas

Em seguida, é importante preparar um sistema para acompanhar de perto o progresso em relação às metas. Isso é fundamental para saber quem deve ser recompensado, como e quando. Defina também um padrão para que os incentivos sejam distribuídos e aplicados de forma justa. 

 

  1. Recompense o sucesso

Além da comunicação transparente, é sempre importante que quando um colaborador desempenha uma atividade de maneira exemplar, ele seja reconhecido. Isso ajuda a aumentar sua moral e também incentiva os outros colaboradores a buscarem recompensas.

☝️Veja também: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

Adote uma cultura que abraça, engaja e cuida dos colaboradores

Um programa sólido de benefícios faz parte de uma postura organizacional que ajuda a criar um ambiente agradável e produtivo. Tudo isso ajuda a engajar o colaborador e aumentar a retenção de talentos. E uma das formas de colocar isso em prática é por meio de uma boa gestão, usando ferramentas como o Mercado Pago Benefícios, que pode otimizar pontos importantes da sua campanha, como a oferta de benefícios eficientes ao dia a dia do colaborador.

 

Mercado Pago Benefícios


Escrito por:

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