A Black Friday causa uma verdadeira divisão de sentimentos no consumidor: muitos aguardam esse dia chegar para aproveitar promoções, descontos e oportunidades, mas muitos sofrem com o medo de golpes, fraudes, falta de entrega e valores inflacionados. E quando isso acontece, qual é o papel do empresário?
Mudar esse sentimento de medo do cliente é uma tarefa importante, por isso, se o objetivo é vender mais na Black Friday, preparar a sua empresa para evitar qualquer tipo de transtorno é fundamental.
Ano após ano, a Black Friday cresce e atrai muitos consumidores que buscam as melhores oportunidades nesta época. Principalmente em compras online, a esperança é que produtos de desejo, consumo e de tendência tenham valores mais baixos ou uma acessibilidade maior, como um parcelamento extra ou uma experiência diferenciada. Junto a isso, crescem também as estimativas de vendas online nessa época.
Porém, existem alguns problemas que podem ocorrer neste período e que costumam deixar o cliente de cabelo em pé. Estes desafios são muitas vezes causados por fraudadores mal-intencionados, que lesam o consumidor e acabam respingando em outras marcas, que podem ser prejudicadas também, mesmo sem ter culpa alguma.
Um dos principais problemas que os consumidores enfrentam nesta época é o falso desconto, em que o valor de um produto é inflacionado, para posteriormente ser oferecido com desconto na data em questão.
O famoso “pela metade do dobro” funciona assim: imagine uma loja que está vendendo uma TV por R$2000, porém, alguns meses antes da Black Friday, aumenta o valor deste produto para R$2900, mas, ao chegar na data, volta o valor para R$2000 e propaga isso como um grande desconto de Black Friday.
Além disso, outra “proposta” maliciosa também é comum neste período, os sites fraudulentos, que aproveitam a época de descontos para oferecer produtos com valores muito abaixo de mercado, utilizando da emoção do consumidor para vender algo que nunca será entregue. Por outro lado, existem também problemas de organização, como atrasos nas entregas e atendimento ruim ao cliente, afetando a sua experiência com a data.
Mas, nada de alarde! Como gestor da sua empresa, é possível ajudar seus clientes a evitarem esses desafios e problemas.
Na Black Friday, os consumidores podem ser alvo de fraudes e enganos, mas sua empresa pode ajudá-los a protegê-los. Oferecer uma experiência de compra clara, segura e justa é essencial para orientar seus clientes e garantir que comprem com mais confiança.
Alguns dos pontos principais na construção disso são:
Algumas estratégias são essenciais para que seus clientes se sintam mais seguros ao comprar online na sua loja durante a Black Friday. Ao implementar essas ações, sua empresa pode gerar mais confiança e atrair clientes, mostrando que sua loja se preocupa com a segurança e transparência das transações.
Além de aumentar a segurança, essas práticas também ajudam a aumentar as vendas online, já que muitos consumidores não hesitam em gastar, mas querem ter certeza de que estão comprando em um lugar seguro.
Confira:
Através de um gateway de pagamento otimizado, é possível ter maior segurança nas transações, com proteções antifraudes e criptografia, além disso, a experiência do cliente é melhorada, já que o gateway funciona de maneira mais ágil e com formas de pagamento variadas. Tudo isso ajuda na redução de carrinhos abandonados, facilidade na gestão, maior confiabilidade e escalabilidade.
Esse protocolo oferece maior proteção à sua loja online, garantindo a segurança de informações sensíveis, como dados de cartões e informações dos usuários. Além disso, ele melhora o SEO e o posicionamento da sua loja nas buscas, ajuda a cumprir leis como a LGPD, e previne clonagem de sites e ataques de phishing, entre outros benefícios.
Uma navegação simples facilita a compra. Evite sobrecarregar o site com informações desnecessárias, muitos banners, cores e textos. É essencial ter uma estrutura de navegação clara, especialmente no momento de finalizar a compra, com um checkout otimizado e rápido.
Assim como lojas físicas exibem certificados e prêmios para gerar confiança, é importante fazer o mesmo na sua loja online. Mostrar que sua loja utiliza métodos que aumentam a segurança da compra permite que os clientes vejam e confirmem essas certificações, o que aumenta a confiança deles em comprar.
Seja nas redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing ou no próprio site, é importante alertar os clientes sobre os principais golpes e fraudes e como evitá-los. Criar esse tipo de conteúdo aumenta a conexão do cliente com sua empresa e mostra que ela se preocupa com a segurança nas compras.
Esse é um pilar essencial para vendas mais eficientes. Quem compra online busca agilidade e comodidade, por isso, oferecer um atendimento rápido e confiável é fundamental para que os clientes se sintam satisfeitos e finalizem a compra.
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Aproveitar da Black Friday para conseguir descontos e promoções é fundamental para os seus clientes, assim como vender mais e tornar sua loja ainda mais forte. Para isso, proporcionar uma experiência de compra mais segura e confiável aos consumidores é fundamental. Utilizar métodos de pagamento confiáveis e com garantias antifraude pode ser o diferencial que sua marca precisa para vender mais nesta época.
Com o Checkout Mercado Pago, sua loja fica assegurada em todas as transações e ainda proporciona aos seus clientes um ambiente muito mais seguro e tranquilo, essencial para uma compra mais facilitada.
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