Existem palavras que fisgam imediatamente a atenção dos consumidores. Entre elas, “oferta”, “promoção” e “cupom de desconto”, costumam ser as mais atraentes, podendo facilitar o processo de atração de novos clientes, além da sua conversão.
Usar recursos como cupons pode ajudar sua empresa a vender no e-commerce, mas, para isso, é preciso usá-los de maneira estratégica, considerando os objetivos da sua empresa, a lucratividade, além das necessidades e desejos do público.
O cupom nada mais é que um código especial concedido por lojas e marcas para dar desconto, vantagem ou benefício ao consumidor durante sua compra. E para quem pensa que essa estratégia é novidade dos e-commerces e aplicativos, está enganado.
A verdade é que o uso de cupom nasceu nos impressos e principalmente nos Estados Unidos, o resgate de ofertas por meio dos cupons em panfletos e encartes é bem conhecido, sendo amplamente utilizado em grandes redes, shoppings, supermercados, farmácias, entre outros.
Na prática, o marketing de cupom funciona bem porque todo cliente adora vantagens, e grande parcela de consumidores já têm inclusive o hábito de procurar esses cupons antes de fazer suas compras online e, segundo uma pesquisa divulgada pela startup Eu Amo Cupons, a maioria desses consumidores que procuram por “cupons promocionais” são os jovens com idade entre 25 e 34 anos (45%). Já um levantamento do site Cuponomia aponta que o mercado de cupons e cashback movimentou mais de 7 bilhões de reais no último ano.
Entre as vantagens de aplicar essa tática em lojas virtuais, estão:
Impulsionamento das vendas e atração de novos clientes;
Retenção de cliente com cupom após a primeira compra;
Diminuição de abandono de carrinho;
Criar promoções direcionadas a movimentação do estoque;
Aumento das taxas de conversão;
Aumento do ticket médio.
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Existem diferentes tipos de cupons que podem ser trabalhados no e-commerce e que funcionam melhor para cada objetivo de venda da sua empresa. Conheça mais sobre cada um deles:
Porcentagem de desconto: um dos mais utilizados, oferece uma redução percentual no preço de um produto ou no total da compra. É possível adotar uma porcentagem para a primeira transação na sua loja, por exemplo, ou aumentar o desconto conforme o número de produtos comprados ou o valor total do carrinho, favorecendo um ticket médio superior.
Voucher: outra opção popular é oferecer um desconto equivalente a um determinado valor em real. Esse cupom é conhecido como voucher e ele já tem um valor pré-estabelecido pela empresa. Alguns exemplos são: R$ 10,00 na primeira compra; R$ 20,00 em compras acima de R$ 100,00 ou R$ 50,00 em itens de tecnologia. Além disso, também existe o cupom de engajamento, em que é possível oferecer descontos nas próximas compras. Por exemplo, “comprou, ganhou um cupom para a próxima compra”.
Frete grátis: também fazem sucesso códigos que eliminam o custo de envio, uma das principais razões pelas quais os compradores abandonam seu carrinho. É possível oferecê-lo na primeira compra, como um chamariz, ou também acima de um determinado valor, garantindo a lucratividade da oferta.
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Esse tipo de ferramenta promocional permite a criação de diferentes táticas, mas isso depende dos objetivos do negócio, as preferência do público e também o investimento disponível.
Aliás, é fundamental falar sobre o planejamento financeiro nesse tipo de ação, definindo o valor dos benefícios concedidos a fim de assegurar que essas ofertas sejam vantajosas não apenas para seus clientes, mas principalmente para sua empresa, e trabalhar cupons progressivos ou atrelados a um valor mínimo de compra ajudam a garantir esse equilíbrio.
A seguir, listamos alguns dos passos essenciais para criar uma estratégia de sucesso:
Toda campanha de marketing e vendas exige bom planejamento e com o uso de cupons não é diferente. O primeiro passo é entender qual o objetivo: atrair novos consumidores, queima de estoque, fidelização, relacionamento, entre outros. Com isso em mente, a próxima etapa diz respeito ao tipo de código promocional utilizado.
Agora é preciso casar seu objetivo de empresa com as ofertas que são mais atraentes para seus clientes. Cupons de desconto podem incluir ofertas progressivas, porcentagens em lista de produtos selecionados, frete grátis, compre um leve outro, entre outros.
Um dos grandes segredos para uma estratégia de cupons é conseguir equilibrar promoções que sejam atrativas para os consumidores, mas também façam sentido financeiramente para o seu negócio. Coloque na balança a margem de lucro, os custos envolvidos, o gasto com frete, entre outros.
Por fim, você deve configurar um código de desconto em sua plataforma de e-commerce. Esse código será anunciado na divulgação da sua campanha e muitas vezes pode ser personalizado com a temática da promoção. Alguns exemplos bem conhecidos são códigos como BOASVINDAS, no caso de primeira compra, FRETEGRATIS ou então BLACKFRIDAY.
Uma das partes mais importantes para o sucesso da campanha é a divulgação. Para conseguir atrair os clientes e impulsionar as vendas, não deixe de considerar diferentes plataformas, como anúncios pagos no Google Ads e nas redes sociais, remarketing, envio de e-mail marketing, publicação nas mídias sociais, ações com influenciadores, entre outros.
Atrair os consumidores, alavancar bons resultados e aumentar a visibilidade da sua loja virtual, exige o uso de ações que chamem a atenção da audiência, como é o caso da oferta de cupons. Mas para que isso seja interessante, é importante testar o cupom e usar um bom sistema de checkout de pagamento, que influencia diretamente na segurança e experiência dos clientes
Assim, é possível conquistar resultados cada vez melhores em seu e-commerce!
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