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Dia das Crianças: como aumentar as vendas com planejamento?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Sep 23, 2025 11:00:02 AM

O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes para o comércio brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. Por isso, é uma excelente oportunidade para ampliar as vendas, conquistar novos clientes e fidelizar os atuais.

Mas, para aproveitar ao máximo essa data, não basta apenas colocar produtos em promoção: é preciso preparo estratégico. Com um e-commerce eficiente, organizado e com pagamentos rápidos, seus produtos podem ganhar grande destaque na internet. 

 

Como se preparar para o aumento de vendas no Dia das Crianças?

O aumento da demanda nessa data pode ser uma ótima notícia, mas também um desafio para empresas que não se planejam. Afinal de contas, quanto mais procura maior o número de pedidos, certo?! E ainda, claro, tem mais dúvidas e maior necessidade de eficiência nas entregas.

Diante disso, você pode estar se perguntando “como expandir minha empresa, se a demanda é alta, mas a operação precisa ser suficiente?”. Para isso, é importante alinhar alguns pontos para garantir mais credibilidade e satisfação e menos cancelamentos. Veja os principais: 

 

  • Revise seu estoque: analise os produtos que têm maior saída no Dia das Crianças, ou que estejam em alta durante essa temporada, como brinquedos, roupas infantis e eletrônicos. Antecipe-se para não perder vendas por falta de mercadoria. 

 

  • Defina campanhas promocionais: descontos temáticos, combos e kits de presentes são opções que chamam a atenção de quem deseja presentear uma criança nesta data. E detalhe, realizar este tipo de campanha pode, inclusive, aumentar o ticket médio.

 

  • Ajuste preços de forma estratégica: não existem vendas assertivas sem analisar atentamente os concorrentes da sua empresa. Analise e, feito isso, comece a implementar estratégias eficientes, mas busque o equilíbrio entre atratividade e rentabilidade.

 

  • Prepare seus canais de atendimento: quem lida com público precisa estar preparado para tudo em datas especiais. Portanto, chat, WhatsApp e e-mail devem estar ativos e com respostas rápidas. Muitos clientes desistem da compra se não têm retorno imediato.

 

Otimize a experiência de compra e aumente a conversão no seu e-commerce em 8 passos

A experiência do consumidor é determinante para fechar uma venda, especialmente no ambiente digital. Por isso, cada detalhe da jornada de compra precisa ser pensado para ser simples, rápido e agradável. Veja oito ações para melhorar a conversão no Dia das Crianças:

1. Simplifique o processo de checkout

Quanto menos cliques na hora do pagamento, melhor. Evite formulários longos e peça apenas os dados essenciais, que sirvam de apoio para desenvolver ações de reengajamento, fidelização e afins, como nome, aniversário, e-mail e telefone. Além disso, comprove a segurança do seu site.

2. Garanta opções de pagamento variadas e seguras

Ofereça diferentes formas de pagamento, como cartão de crédito, Pix, boleto e carteiras digitais. E o Checkout Mercado Pago já integra todas essas formas de pagamento em um só sistema, além de garantir toda a segurança que seu cliente precisa na hora de fechar uma compra.

3. Aposte em uma navegação fácil e intuitiva

Os consumidores digitais prezam pela agilidade. Caso contrário, seria mais “útil” eles fazerem compras em lojas físicas, podendo escolher de perto, pagar e sair com o presente em mãos. Por isso, o seu site precisa carregar rápido e funcionar bem em computadores e celulares.

4. Ofereça uma experiência personalizada

Sugira produtos relacionados aos que estão no carrinho para que o consumidor compre junto, que é, inclusive, uma ótima forma de fazer cross sell e aumentar o ticket médio. Além disso, pode ser interessante usar ofertas exclusivas para quem já é um cliente antigo.

5. Seja transparente no frete e no prazo de entrega

Quando as informações sobre o produto, formas de envio e prazo para isso ser realizado estão claras, o cliente sabe exatamente o que esperar, basicamente se sente mais seguro. Isso evita surpresas como frete alto ou prazos longos e reduz o abandono de carrinho.

6. Invista em imagens e descrições de qualidade

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Já ouviu essa frase em algum lugar? Pois bem, na internet, quando o assunto é compra online, ter fotos reais e textos detalhados aumentam a confiança e diminuem devoluções. Afinal, sua empresa está entregando o que está prometendo.
 

7. Exiba ofertas e promoções claramente

Coloque cupons e descontos em áreas estratégicas do site (como banners, no carrinho ou durante o checkout) para que o cliente perceba rapidamente os benefícios de comprar com você. Além do site, aproveite também canais externos, como publicações nas redes sociais e anúncios pagos.

8. Ofereça suporte ao cliente rápido e acessível

Muitas vezes, uma resposta ágil pode ser o que falta para o cliente finalizar o pedido. Considere implementar chats com Inteligência Artificial para automatizar a comunicação e ter modelos de respostas ágeis, por exemplo, para perguntas comuns. Isso auxilia (e muito) no atendimento. 

 

Como escolher as melhores soluções de pagamento para impulsionar suas vendas?

Oferecer flexibilidade no meio de pagamento é um dos principais pontos para aumentar suas vendas. Cada cliente tem um hábito diferente, alguns preferem cartão parcelado, outros optam pelo Pix, e há quem escolha boleto bancário, logo, quanto mais opções, maior a atratividade. 

Mas, além da variedade, é importante pensar em eficiência, segurança e principalmente evitar processos manuais de cobrança, que aumentam erros e tomam um tempo desnecessário.

Pensando nisso, o Checkout Mercado Pago é um exemplo de ferramenta que ajuda sua empresa nesse processo. Com ele você pode integrar cartões, Pix, boleto e até saldo da conta digital, de forma simples e com alta proteção contra fraudes. E mais, a sua empresa pode personalizar o checkout do jeito que considerar interessante, diminuindo cliques, evitando jeito e diminuindo redirecionamentos que, muitas vezes, fazem o cliente desistir da compra devido à demora. 

E tem mais: o sistema do Checkout Mercado Pago é ágil e processa pagamentos em segundos e, dependendo da modalidade, sua empresa pode receber na hora. Essa rapidez faz diferença na gestão do fluxo de caixa, especialmente em datas de alto volume de vendas.

 

Prepare-se agora para aproveitar ao máximo o Dia das Crianças!

O Dia das Crianças pode representar um salto importante para sua empresa. Mas o sucesso depende de planejamento, alinhado à estratégia, análise do mercado e empenho. 

E mais do que vender, essa é a chance de construir relacionamentos duradouros com os seus clientes, pois quando eles se sentem seguros, bem atendidos e confiantes na hora de pagar, a chance de voltar a comprar com em seu e-commerce é muito maior.

Por isso, revise as suas operações, otimize os processos de pagamento e esteja pronto para atender à alta demanda. E lembre-se: soluções como o Checkout Mercado Pago podem ser o diferencial para transformar suas estratégias em resultados reais.

 

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