Gestão de estoque: aprenda a fazer em sua loja física

As vendas são consideradas as principais atividades de uma empresa e isso é indiferente ao seu tamanho ou segmento, porém para que isso aconteça é importante se atentar a outros processos internos que interferem diretamente na sua performance de venda, como a gestão de estoque.
Manter um estoque bem organizado é crucial, pois isso não te oferece apenas a noção sobre a quantidade de mercadorias disponíveis no estoque, mas os custos de cada item, pois isso influencia diretamente no processo de precificação, oferta e venda.
💙 Acesso rápido - Gestão de estoque: aprenda a fazer em sua loja física
O que é a gestão de estoque?
O estoque é considerado um dos principais ativos de uma empresa, principalmente quando se trabalha com insumos e produtos que precisam ser organizados para evitar confusões.
Com isso, trabalhar com a gestão de estoque é essencial, pois ele reúne técnicas capazes de organizar e controlar a quantidade de cada produto, matéria-prima ou insumo disponível.
Essas técnicas ajudam a sua equipe a compreender não apenas a quantidade de itens disponíveis em estoque, mas quais deles se encontram parados por um tempo maior ou o que costuma sair com frequência e que tem um custo mais baixo ou elevado para produzir, estocar e vender.
Por que é importante fazer a gestão de estoque?
Ter uma empresa com estoque cheio de produtos ou demais materiais necessários para o seu funcionamento não é sinônimo de sucesso. Pelo contrário, isso pode demonstrar uma falha no processo de vendas e organização, além de ser um investimento paralisado.
Para evitar que isso aconteça, a gestão de estoque se torna essencial, pois ela te ajuda a compreender a quantidade de produtos, insumos, entre outros itens disponíveis na sua empresa, impedindo a falta de itens ou o seu excesso, pois em ambos os casos pode ser um prejuízo.
Algumas vantagens da gestão de estoque, são:
- Controlar o fluxo de caixa;
- Impulsionar as vendas;
- Reduzir custos;
- Evitar produtos e materiais parados;
- Definir reposições, promoções e afins;
- Oferecer um serviço melhor ao cliente.
💡 Leia também: E-mail marketing para e-commerce: como usar a estratégia?
Como fazer a gestão de estoque da sua loja física?
Existem diferentes formas de adotar a gestão de estoque em sua loja física e atualmente existem sistemas desenvolvidos com diferentes funcionalidades para favorecer a gestão da sua empresa ou métodos mais tradicionais, como as planilhas que exigem um controle de armazenamento manual.
De qualquer forma, são processos que exigem não apenas a categorização e organização dos produtos e materiais usados em sua empresa, mas o monitoramento diário para ter uma perspectiva eficiente dos processos internos de venda e logística.
Para colocar isso em prática será necessário:
- Selecionar o ambiente físico em que o estoque será organizado: determine um local físico onde os produtos, matérias-primas, insumos, entre outros itens usados na rotina da sua loja física deverão ser armazenados. Opte por locais seguros, ventilados e com espaço.
- Fazer o levantamento de todos os itens presentes em estoque: identifique quais são os itens disponíveis no estoque e anote as informações relacionadas às quantidades, além de data de fabricação, prazo de validade e outros detalhes importantes para categorização.
- Usar uma ferramenta que auxilie no processo de gestão: para facilitar o processo de gestão de estoque é possível usar sistemas / ferramentas que integram todas as informações da sua empresa, facilitando tanto o controle do estoque, quanto de vendas.
- Cadastrar todos os produtos / materiais na ferramenta: ao escolher a ferramenta que irá auxiliar a sua empresa no controle e organização de estoque, faça o cadastro de todos os produtos e materiais, assim como as informações relacionadas a eles.
- Fazer a contagem do estoque periodicamente (giro do estoque): após organizar o seu estoque é importante manter o seu controle, por isso faça o registro das entradas e saídas de mercadoria. É importante fazer uma contagem dos itens e registrar isso diariamente.
Comece a gerenciar o estoque da sua loja e evite dores de cabeça!
Fazer o gerenciamento do estoque da sua loja física pode te ajudar a organizar os seus processos, melhorar as vendas, além de evitar confusões que prejudicam a relação da empresa com o cliente. Encontre uma ferramenta que te ajude nesse processo e deixe o seu estoque organizado.
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Black Friday: como atrair clientes para sua loja física
| Outubro 16, 2025
Como tornar uma loja física tão competitiva quanto as lojas digitais no período de Black Friday? Ano após ano, essa preocupação entra em pauta no..

Como criar um funil de vendas eficiente para loja online e física
| Outubro 14, 2025
O funil de vendas é uma ferramenta usada para entender e organizar as etapas da jornada do cliente. Através dele, é possível estruturar ações para um..

Conta PJ Mercado Pago: vendas e gestão em um só lugar
| Outubro 9, 2025
O dia a dia na gestão empresarial envolve múltiplas tarefas que, muitas vezes, acontecem de forma simultânea. Checar se a venda feita no caixa da..