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Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

Saiba como implantar processos e estratégias capazes de tornar sua empresa mais competitiva

Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

Gerenciar uma empresa não é um processo simples de ser feito, por isso existem estratégias e ações que visam facilitar as tomadas de decisões e favorecer sua organização interna e externa.

No caso, elas são capazes de favorecer desde o planejamento contínuo da sua empresa até o monitoramento, análise e avaliação de seus processos e necessidades, mas isso não acontece de forma isolada. Pelo contrário, essas ações são implementadas com base na gestão estratégica.

Assim, sua empresa é gerenciada de forma efetiva e focando no alcance de suas metas e objetivos.

O problema é que muitas empresas nem sequer se prontificam ao desenvolvimento de um planejamento, quem dirá traçar estratégias que viabilizem seu crescimento.

Prova disso são os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em que 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos, sendo que cerca de 28% delas têm a falta de gestão como um dos principais motivos para sua falência

É por isso que investir na gestão estratégica se tornou essencial para as empresas.

A seguir, reunimos informações importantes e tudo que você precisa saber sobre o gerenciamento estratégico, garantindo a otimização dos processos da sua empresa de forma eficiente e lucrativa.

 

48% das empresas
brasileiras fecham em até três anos

Como implantar a gestão estratégica na sua empresa

Para aplicar a gestão estratégica é essencial observar a sua empresa como um todo e identificar fatores como sua missão, visão e valores, pois eles indicam onde sua empresa se encontra atualmente e o que ela deseja conquistar no futuro baseado em seu propósito. 

No caso da missão, o ideal é ter uma compreensão clara do que sua empresa faz, quais são suas demandas e o que ela oferece aos seus clientes. Já a visão é onde ela deseja chegar no futuro, enquanto os valores são as ações e estratégias que vão ajudá-la alcançar seu objetivo. 

Mas são apenas suas virtudes que devem ser consideradas. Pelo contrário, a realidade de uma empresa não se baseia apenas nas vitórias, também existem muitas falhas que precisam ser solucionadas e que, muitas vezes, são responsáveis por bagunçar todos os seus processos. 

É aí que entra a gestão estratégica, pois ela vai te ajudar a observar não apenas seus pontos fortes, mas os fracos, as ameaças e principalmente, as oportunidades. 

Para isso é preciso seguir algumas etapas de implantação desse tipo de gerenciamento como:

Análise

Análise

A gestão estratégica tem como objetivo favorecer a operação da sua empresa e ajudá-la a alcançar seus objetivos de forma eficiente. Para isso não basta conhecer sua estrutura física, tecnológica e humana, mas também observar o mercado considerando tendências, regras e qualquer informação relevante que gere  movimentações inteligentes, colocando-a em evidência.
Planejamento

Planejamento

Com base nas informações levantadas na sua análise interna e externa, é o momento de começar a planejar suas próximas ações. Isso não vai envolver apenas o setor de vendas, mas também todos os outros setores que precisam de melhorias e uma boa gestão para ficarem alinhados com o objetivo da empresa, realizando as estratégias e ações que forem determinadas. 

O planejamento precisa avaliar seus objetivos, as estratégias que vão ajudar a alcançá-los, quais as metas que serão impostas para cada equipe, os prazos para obter um retorno, além de todos os outros desdobramentos favoráveis à aplicação da gestão estratégica.

Comunicação

Comunicação

Após planejar, é importante que todos os colaboradores entendam quais são os planos da empresa para que consigam alinhar seu trabalho com as metas e estratégias planejadas. Por isso, converse com sua equipe, explique quais são os objetivos da empresa, o que cada colaborador precisa fazer e garanta que todos estejam a par dos próximos passos que serão dados.
Implementação

Implementação

A implementação da gestão estratégica começa na análise interna e externa da sua empresa, assim como no planejamento de metas e estratégias que precisam ser executadas para alcançar seus objetivos. Nesse caso, essa etapa se refere muito mais sobre a implantação das estratégias, considerando que elas são fundamentais ao sucesso da sua empresa. 

Com isso, é muito importante que todos os colaboradores tenham ciência de quais são suas responsabilidades e deveres nesse processo, pois isso interfere diretamente nos resultados.

Cronograma para aplicação

Aprendizado

Durante o processo de implantação é comum se deparar com problemas, exigindo correções estratégicas para manter uma gestão eficiente na empresa. Por isso, essa etapa é onde os gestores vão identificar pontos falhos e entender o que precisa ser melhorado. Assim, é possível adequar as demandas da empresa às estratégias realistas e que proporcionam resultados.

 

O impacto da gestão estratégica nos setores da empresa

Essa forma de gerenciar sua empresa não é voltada exclusivamente às suas vendas e lucros.

É claro que o objetivo de qualquer empresa é superar suas vendas e ter um retorno financeiro positivo, mas com a gestão estratégica é possível otimizar todos os seus setores e funções, o que permite ampliar o senso de unidade dentro da empresa, fazendo com que tudo funcione melhor. 

Em outras palavras, o gerenciamento estratégico une os setores em busca de um objetivo em comum, favorecendo suas ações e principalmente, a organização da empresa como um todo.

No setor financeiro, por exemplo, esse tipo de gestão ajuda a otimizar informações por meio da avaliação de custos e soluções tecnológicas, equilibrando suas despesas com a receita, já nos recursos humanos (RH) o gerenciamento estratégico permite eliminar ruídos que prejudicam a relação da empresa com os colaboradores, melhorar a qualidade de vida no trabalho, entre outros. 

Veja como a gestão estratégica pode ser implantada dentro desses setores:

Como alinhar o financeiro na prática

A gestão estratégica aplicada no setor financeiro da sua empresa não tem como objetivo apenas a organização das suas informações, mas principalmente o planejamento de estratégias para as projeções de médio e longo prazo, garantindo o uso, economia e investimento de seus recursos. 

Para isso, é preciso aplicar esse modelo de gerenciamento em algumas etapas, sendo:

  • Planejamento e análise financeira: a primeira etapa consiste na organização do setor financeiro, identificando pontos que precisam de melhorias, por isso o ideal é fazer uma análise completa de todos os seus dados financeiros, pois isso é essencial para obter projeções de curto, médio e longo prazo, e prever ações para alcançar resultados. 

  • Aplicação de ferramentas e soluções: ter a tecnologia como uma aliada nesse processo é essencial para manter seus dados organizados, como também planejar o futuro da sua empresa com eficiência. No Mercado Pago, por exemplo, através da sua conta PJ (jurídica) é possível acessar relatórios e métricas relacionadas às movimentações financeiras da sua empresa, como o valor do volume total de vendas, valor médio por transação, número de vendas e taxa de aprovação de pagamentos.

  • Controle sobre a saúde financeira da empresa: a terceira etapa consiste na adoção das estratégias desenvolvidas no planejamento a fim de garantir a melhora da saúde financeira da sua empresa, fazendo o monitoramento frequente de suas movimentações para alcançar o equilíbrio de suas receitas e despesas, e ter uma lucratividade contínua.
Mercado Pago - Empresas

Como fazer uma boa gestão estratégica de pessoas

Considerados os principais ativos de uma empresa, os colaboradores precisam ter uma experiência de trabalho agradável que favoreça seu bem-estar e desenvolvimento profissional. Assim, o clima organizacional é beneficiado, como também as atividades da sua empresa. Afinal de contas, uma equipe motivada tem a capacidade de entregar mais resultados.

Para que isso aconteça, é importante que sua empresa faça uma gestão estratégica dos colaboradores, e para estruturá-la é preciso considerar os seguintes elementos: 

  • Motivação: para garantir que seus colaboradores sejam eficientes em suas funções, é importante que eles estejam motivados, por isso invista em soluções que consigam agregar valor em suas experiências dentro da empresa.

  • Comunicação: outro elemento essencial para aplicar a gestão estratégica entre os colaboradores é a comunicação. Através dela é possível alcançar uma interação efetiva entre a empresa e o colaborador, evitando ruídos que prejudicam sua performance.

  • Trabalho em equipe: outro fator essencial para uma gestão eficiente é o trabalho em equipe, permitindo que as atividades se tornem mais fluidas. A ideia é que todos os setores trabalhem em conjunto para alcançar as metas individuais e corporativas.

  • Competências necessárias: compreender quais são as habilidades e competências dos seus colaboradores permite direcioná-los a atividades adequadas. Para isso, é preciso observá-los atentamente através do monitoramento do seu trabalho e da avaliação de desempenho, que visa mensurar a performance de cada colaborador.

  • Desenvolvimento pessoal e profissional: a evolução dos colaboradores é muito vantajosa para sua empresa, pois isso reflete diretamente na sua performance de trabalho e, consequentemente, amplia seus resultados. Logo, investir em seu desenvolvimento, também precisa estar entre os objetivos da empresa.

3 formas de monitorar os resultados da gestão estratégica

Para garantir que a gestão estratégica seja implantada adequadamente em sua empresa e possa ser monitorada no dia a dia, é possível adotar algumas medidas, como o uso de técnicas, ferramentas e soluções que auxiliem no seu monitoramento contínuo. Algumas delas, são: 

 

  • 1   Análise SWOT
    Essa técnica é uma das mais importantes para manter a gestão estratégica da sua empresa, pois ela possibilita analisá-la e mapear seus pontos fortes e fracos, comparando-os diretamente com as ameaças e oportunidades distribuídas no mercado. Com isso, é possível determinar quais são as ações e estratégias adequadas e essenciais para o desenvolvimento da empresa.

  • 2  Relatórios e Indicadores-chave de Performance
    Acompanhar o desenvolvimento da empresa é essencial para manter a gestão estratégica em funcionamento e para isso é possível adotar a análise de métricas e indicadores-chave de performance (KPIs). Aliás, no dashboard do Mercado Pago você consegue ter acesso a alguns relatórios e métricas que ajudam a analisar a movimentação financeira da sua empresa.

  • 3   Ciclo PDCA
    Essa ferramenta é baseada em um ciclo composto pelo planejar, fazer, verificar e agir. Ela permite que os processos da sua empresa sejam organizados, garantindo uma melhora contínua. A ideia não é apenas organizar o que está ruim, mas entender as limitações da empresa e planejar estratégias para que em seguida elas sejam colocadas em prática pela sua equipe.

  • 4  ERP

    O ERP (Enterprise Resource Planning ou sistema de gestão integrado) é considerado um dos softwares de gestão mais importantes para as empresas que desejam organizar suas informações e melhorar sua gestão do fluxo, pois ele integra todos os processos e informações em um banco de dados, podendo até mesmo adotar uma cultura de uso do Data Driven, isto é, usar os dados coletados interna e externamente para criar estratégias, melhorar o conhecimento das equipes, potencializar as inovações, entre outros que beneficiam seus processos. 

    Ou seja, o ERP possibilita que sua empresa tenha acesso a informações com mais agilidade e confiança, favorecendo a tomada de decisões e a otimização de todas as suas atividades.

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Dicas para implantar a gestão estratégica na sua empresa

A gestão estratégica pode ser implantada em qualquer empresa, mas para isso não basta criar estratégias que foquem no seu futuro. É claro que o interesse dos gestores é o crescimento e sucesso da empresa, mas para que isso seja possível a gestão precisa ser incorporada em todos os elementos da organização, pois isso dará uma visão geral de seus processos e setores.

A partir disso, é possível compreender quais são suas dores, forças, ameaças e oportunidades, que são elementos essenciais para que a empresa se posicione de forma adequada no mercado e trabalhe na otimização e produtividade dos seus processos em um curto, médio e longo prazo. 

Para te ajudar nessa implementação, separamos algumas dicas. Confira: 

  • Trace estratégias: após analisar todas as esferas da sua empresa, é necessário traçar estratégias que ajudem alcançar seu objetivo. Procure elaborar estratégias realistas e determine os prazos para colocá-las em prática e para analisar seus resultados.

  • Saiba direcioná-las dentro e fora da empresa: não basta ter estratégias traçadas, para alcançar resultados é preciso direcioná-las de forma adequada tanto dentro da sua empresa, como fora. Isso vai ajudar sua equipe a executá-las com mais eficiência.

  • Alinhe seus objetivos com a equipe: outro ponto importante é garantir que toda a equipe saiba qual é o objetivo da empresa, por isso mantenha uma comunicação direta com os colaboradores, informando-os sobre os próximos passos, resultados, entre outros.

  • Comece a executar: colocar as estratégias em prática é uma das etapas mais importantes durante esse processo, pois exige um alinhamento entre as equipes e setores, a fim de respeitar os prazos e principalmente, melhorar os resultados.

  • Acompanhe o desenvolvimento dos setores: assim que as estratégias forem colocadas em prática, é importante que o gestor e demais responsáveis pelos setores da empresa, façam o acompanhamento, analisem relatórios e verifiquem a performance das equipes.

  • Faça revisões nos processos: é natural encontrar obstáculos durante a execução das estratégias e, inclusive, alguns erros que podem ser corrigidos, por isso é importante acompanhar a execução e, caso necessário, fazer as revisões de forma adequada.

 

Mercado Pago: soluções para sua gestão estratégica

No Mercado Pago, existem diversas ferramentas que ajudam a gerenciar e administrar sua empresa, tornando suas operações mais eficientes e favoráveis à sua lucratividade. O dashboard consegue coletar as movimentações feitas através da sua maquininha Point ou e-commerce, contabilizando e mensurando seu fluxo de caixa, contas a pagar, recebíveis, entre outros.

Além disso, na conta PJ sua empresa tem acesso às transferências gratuitas, cartão Mercado Pago, empréstimos sem burocracia e a possibilidade de acompanhar seu dinheiro de perto.

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