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Data driven: como a gestão orientada por dados pode te ajudar a vender

Mulher apresentando o conceito de data driven para outras pessoas

Desenvolver estratégias e decisões baseados em suposições pode trazer muitos riscos para uma empresa, como prejudicar o sucesso dos projetos e atividades do dia a dia. Se você quer evitar que isso aconteça, é importante que considere adotar uma cultura de data driven para permitir que todo seu planejamento seja sustentado por dados. 

Descubra, abaixo, como funciona esse tipo de gestão e como implementar na prática. 

 

O que é data driven?

O termo data driven, no português, se refere ao ato de ser orientado ou direcionado por dados. Na prática, quando falam sobre adotar esse tipo de cultura em uma empresa significa investir em dados coletados internamente e externamente para criar estratégias, gerar conhecimento, melhorar as inovações, entre outros que beneficiam seus processos, inclusive relacionados às vendas.

Para que isso seja possível, o data driven tem uma abordagem que dá ênfase ao quantitativo, ou seja, utiliza o processamento de números e dados para extrair conhecimento. Com isso, surge uma lista de informações baseadas, tanto em dados estruturados e organizados quanto não estruturados. 

Isso é o contrário do data analytics que também é muito usado no mercado, porém, ele se baseia no qualitativo. Nesse caso, há a comparação entre os dados e a busca por padrões. 

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Qual a importância de usar o data driven?

O data driven é um dos conceitos que mais chama a atenção depois da transformação digital, pois o uso de dados se tornou essencial em qualquer processo ou tomada de decisão dentro de uma empresa. 

Ele compartilha informações, dados e experiências que ajudam a justificar o desenvolvimento de ações que favorecem a empresa, aumentam sua vantagem competitiva e potencializam o setor de vendas, que trabalha diretamente com estratégias para atrair mais clientes e convertê-los. 

Além disso, esse conceito pode proporcionar muitas outras vantagens, como: 

  • Decisões mais confiáveis; 
  • Maior capacidade de previsibilidade; 
  • Mais autonomia aos colaboradores; 
  • Antecipar as necessidades dos clientes; 
  • Entregar soluções rápidas e práticas; 
  • Fazer um planejamento estratégico mais assertivo;
  • Aumentar suas vendas e fidelização de clientes.

Como o data driven pode ajudar sua empresa a vender mais?

Existem diferentes formas de usar a cultura de orientação por dados em uma empresa, mas para começar, o ideal é alinhar sua equipe quanto a filosofia do data driven e então usar tecnologias que ajudam a captar, refinar, filtrar e medir as informações para transformá-las em dados. 

No setor de vendas, é importante coletar informações, como as necessidades e desejos dos clientes, compreender os hábitos de consumo e tomada de decisões, entre outros, que ajudam sua equipe a entender o processo que viabiliza ou não as compras. 

Com isso, você pode filtrar os dados e aplicá-los, tanto em planilhas quanto em programas modernos com tecnologia CRM (Customer Relationship Management). Tudo para sua empresa tomar decisões mais embasadas e entender as reais necessidades dos clientes. 

Algumas estratégias que podem ser desenvolvidas com base no data driven são:

 

  • Determinar o perfil de cliente ideal (ICP): ao observar os dados obtidos nesse processo, é possível entender as preferências do seu cliente e entender o que ele procura, isto é, sua empresa passa a traçar seu perfil e compreender suas necessidades e seus desejos. 

 

  • Ter uma previsão das demandas de vendas: com base nos dados, você e sua equipe compreendem a média de vendas que a empresa costuma ter dentro de um período específico e, com isso, consegue ter uma previsão precisa para antecipar novas demandas.

 

  • Trabalhar com atendimentos personalizados: os dados ajudam a compreender o comportamento, desejos, necessidades e outras informações sobre o consumidor, o que permite à sua equipe trabalhar com um atendimento que ajuda na retenção de cliente

 

  • Reduzir os custos e aumentar a conversão: por ter acesso a informações precisas, sua empresa pode focar em outros processos que aumentam a atração e conversão de clientes, inclusive identificar as ações que tendem a favorecê-la, o que reduz os custos.

 

  • Criar campanhas de marketing personalizadas: com os dados coletados, você identifica o cliente ideal e pode devolver ações específicas, compartilhando informações sobre seu produto ou serviço, que geram interesse e favorecem as vendas. 

 

Use a orientação de dados para vender mais

O uso do data driven na sua empresa é importante para melhorar os processos e evitar o uso de estratégias que não sejam coerentes com seu objetivo ou com o perfil do cliente ideal. Aproveite para investir nas tecnologias que favorecem o processamento de números e dados para gerar mais informação e inovação.

 

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Escrito por:

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