Não é de hoje que as redes sociais são aliadas das marcas para impactar seus clientes. Apenas no Instagram, existem cerca de um bilhão de usuários ativos e mais de 25 milhões de contas empresariais no mundo, conforme afirmam os dados divulgados pelo site Statista.
Justamente por isso, a plataforma vem inovando e oferecendo mais funcionalidades para impulsionar e facilitar as vendas das empresas, e entre elas o Instagram Shopping se destaca, permitindo criar lojas e divulgar produtos dentro da própria rede social.
Descubra, abaixo, como usar a rede social para aumentar suas vendas.
O Instagram Shopping é uma ferramenta de compras que possibilita a inclusão de etiquetas nas publicações dos stories e do feed do seu perfil, contendo os nomes e preços dos produtos.
Através dela é possível marcar até cinco etiquetas de produtos por foto ou 20 em um carrossel, que é uma publicação interativa que permite inserir até 10 imagens em um único post. Com isso, a plataforma cria uma aba no seu perfil com os itens catalogados e marcados nas postagens.
Quando o usuário clica nas etiquetas dos produtos ele é levado a uma página com mais informações sobre o item, podendo finalizar a compra através do seu e-commerce ou pela própria plataforma, o que torna a compra e venda no Instagram muito mais fácil, já que essa é mais uma possibilidade de inserir link para vendas, o que antes era possível somente no perfil e nos stories.
Para começar a utilizar o recurso em seu perfil e favorecer as vendas da sua empresa é preciso seguir alguns passos.
Veja a seguir como fazer isso de forma prática e segura:
Confira os requisitos: Para usar a ferramenta a sua empresa deve cumprir os pré-requisitos para vendas listados pelo Instagram, como ter uma conta de empresa ou ser um criador de conteúdo, ter pelo menos um produto registrado, entre outros.
Vincule sua página do Facebook ao seu Instagram: Caso os perfis ainda não estejam conectados, entre no perfil no Instagram e, em seguida, acesse “Informações públicas sobre o negócio”. Selecione a opção “Página” e escolha o item que deseja vincular.
Crie seu portfólio de produtos: Você pode integrar o catálogo da sua loja virtual de forma automática com o Instagram Shopping ou, caso não tenha um e-commerce, basta criar um catálogo de produtos manualmente com ajuda do Gestor de Negócios do Facebook.
Revise sua conta: Com o catálogo criado, faça a revisão da sua conta. Para isso, cadastre-se para o Instagram Shopping. A fase de revisão leva alguns dias para ser concluída e o status pode ser conferido ao clicar na aba de “Compras”. O Instagram pode enviar uma notificação com um passo a passo para comprovação de dados, como a posse do domínio informado.
Ative a funcionalidade de compras: Quando seu perfil for aprovado, você poderá usar os recursos do Instagram Shopping. Para isso, basta visitar o perfil da sua marca e abrir o menu no canto superior direito. Clique na opção “Definições” e depois em “Negócio”. Assim, ao clicar em “compras”, basta selecionar o catálogo associado ao perfil da empresa.
Aproveite todos os recursos: É hora de colocar a mão na massa e começar a inserir as etiquetas de produtos nas suas fotos do feed e nos stories para começar a vender.
Não basta apenas criar sua loja no Instagram. Para ter ótimos resultados é preciso trabalhar uma estratégia de divulgação dos produtos. Veja alguns cuidados que podem ajudar nas suas vendas:
Antes de mais nada, é importante cuidar com as descrições dos itens que serão vendidos. Em catálogos vinculados ao e-commerce, essas informações são importadas automaticamente. Na criação manual de catálogos, você pode criar as descrições do zero. Independente de qual seja o processo, elas devem ser informativas e atraentes, estimulando a compra do seu cliente.
Sem dúvidas, a estética é um dos principais pontos de atenção em qualquer conteúdo publicado no Instagram e isso deve ser considerado ao escolher as imagens para venda. Dê preferência a fotos bem iluminadas, com boa qualidade e que evidenciem os produtos do seu catálogo, como se fosse a vitrine da sua loja.
Como uma poderosa ferramenta de marketing, sua loja deve ter um planejamento estratégico para a gestão do Instagram. Isso inclui se comunicar com seu público de forma assertiva, tendo equilíbrio entre as vendas e conteúdos. Além disso, sempre que possível, humanize seu perfil postando fotos de pessoas reais usando os produtos, aumentando a identificação e proximidade.
Cada imagem pode ter até cinco produtos marcados e utilizar esse recurso facilita seu público a achar os produtos. Portanto, facilite o caminho das vendas. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, lembre-se de colocar as etiquetas de todos os produtos usados na foto que estejam disponíveis em estoque para que seu cliente consiga comprá-los.
Além de ser um ótimo espaço para divulgar produtos e promoções, os stories também permitem a marcação das etiquetas. Ou seja, se trata de mais uma oportunidade para sua empresa mostrar seus produtos de uma forma assertiva, despertando o desejo dos seguidores.
👉Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes
Existe um enorme potencial em usar o Instagram Shopping de maneira estratégica para atrair mais clientes e facilitar sua jornada de compra. Além disso, saber como gerar e cobrar com link de pagamento é ideal para impulsionar suas vendas.
Assim, com um bom planejamento e trabalhando os produtos de forma atrativa, é possível usar essa ferramenta para aumentar suas vendas.
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