O checkout é um dos processos mais importantes no comércio eletrônico, porque é normalmente nessa etapa que os consumidores definem como foi a experiência na loja, levando em consideração, principalmente, os pagamentos online disponíveis. De acordo com o Instituto Baymard, 27% dos compradores desistem da compra quando tudo é muito longo e complicado.
Sabendo disso, é indispensável pesquisar ferramentas que facilitem e otimizem a finalização da compra. Na busca pelas melhores opções, um dos termos mais encontrados é: gateway de pagamento.
O gateway de pagamento é uma tecnologia que facilita a comunicação entre a loja virtual, o cliente e as instituições financeiras. Ela faz a captação de dados, transmissão e armazenamento das informações dos compradores para que as transações sejam realizadas com sucesso de forma ágil e totalmente segura.
Na prática, o gateway é uma espécie de maquininha de cartão digital que mantém centralizada toda a operação de pagamento.
O processo completo exige algumas etapas de comunicação entre os envolvidos até a aprovação para o comprador. Mas como acontece em um ambiente digital, tudo é feito em segundos. Veja o fluxo de transação:
1º. O comprador vai até o checkout para fornecer as informações necessárias e escolhe o método de pagamento;
2º. Ao clicar para finalizar a compra, o pedido é criado pelo gateway que faz a comunicação com a adquirente para processar a transação;
O gateway de pagamento simplifica a vida do lojista e dos compradores, além de trazer diversos benefícios para as taxas de conversão do e-commerce. Veja o que pode ser aproveitado com essa solução de pagamento online:
Uma das formas de melhorar a experiência de pagamento e aumentar as taxas de aprovação de cartão de crédito é contando com a multiadquirência, que permite retentativas de pagamento em diferentes adquirentes.
Com um gateway de pagamento, é possível conectar sua loja virtual às opções mais conhecidas do mercado.
Os diversos métodos de pagamento ajudam a atrair mais clientes e aumentam as chances de transformar a visita ao e-commerce em uma compra efetiva. O gateway garante exatamente isso. Com ele, é possível disponibilizar cartões de crédito e débito, boleto bancário e Pix.
O sistema de gateway conta com recursos de segurança eficientes tanto para o consumidor, quanto para o lojista. Os exemplos mais comuns de proteção contra as transações suspeitas são para os cartões nas compras recorrentes, compras fora do padrão e flexibilidade para se conectar com ferramentas antifraudes.
Os pagamentos recorrentes ou assinaturas estão se tornando cada vez mais comuns para diversos tipos de serviços frequentes ou contínuos. O gateway facilita o gerenciamento dessas cobranças, sejam pré ou pós-pagas, além de opções como matrículas ou descontos temporários.
O checkout também vai ficar mais rápido, com a possibilidade de uma página personalizada de acordo com as demandas. Você consegue controlar as mensagens e os métodos de pagamento que precisam ou não aparecer na finalização do pedido.
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Apesar de todas as vantagens do gateway de pagamento, ainda existem alguns desafios que precisam ser superados para um funcionamento totalmente integrado ou sem custo adicional. Conheça os principais:
Apesar de parecerem que são parecidos, cada um tem suas características específicas e o intermediador conta com o gateway como uma de suas funcionalidades, dentre tantas outras mais.
Também conhecido como subadquirentes, o intermediador de pagamentos tem o papel de fazer a mediação entre todos os envolvidos (adquirente, banco, bandeira, consumidor e loja virtual).
Com a facilidade de integração, a cobrança do intermediador é baseada na porcentagem de vendas. Além disso, ele é o responsável por processar a compra e definir como irá funcionar o relacionamento com os parceiros. Ou seja, é uma solução robusta e completa em um só lugar.
Já o gateway de pagamento é, basicamente, uma ponte de informações para a adquirente, em que o repasse das vendas ao lojista é através da própria adquirente, assim como definir as regras de negociação com cada operadora ou banco.
Agora, se você está se perguntando qual é a melhor alternativa, não precisa se preocupar, porque sua loja virtual não tem que escolher apenas uma opção, mas uma solução completa de pagamentos online que contemplam essas funcionalidades e muitas outras, como o Mercado Pago.
Do pequeno empreendedor às grandes empresas, a solução de pagamentos online do Mercado Pago unifica tudo que você precisa para fazer a gestão completa do seu e-commerce sem dores de cabeça.
A vantagem é contar com a maior carteira digital da América Latina, disponível para você e seus clientes com o Checkout Pro. Com ela, você também tem acesso à base de clientes do Mercado Livre. São mais de 20 milhões de usuários ativos no app.
Algumas das soluções que podem te beneficiar são:
Quer melhorar a experiência de checkout no seu e-commerce? Conte com as soluções do Mercado Pago e descubra o que você pode fazer para o sucesso da sua empresa.
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