O fim do ano chega com uma carga enorme de responsabilidades e deveres para as empresas, são inúmeras tarefas que se acumulam principalmente no Recursos Humanos (RH), fazendo com que executem atividades que envolvem as obrigações legais da empresa com seus colaboradores.
Além disso, cabe ao setor organizar essas tarefas de forma estratégica, garantindo que suas obrigações mantenham-se organizadas no fim do ano e livre de imprevistos.
Para que isso aconteça em sua empresa, é essencial que o RH planeje como serão efetuados os pagamentos, fazer o controle de despesas e cumprir com outras obrigações, como o desenvolvimento de confraternizações, pagamentos de benefícios corporativos e muito mais.
As demandas do RH costumam mudar no final do ano com a oferta de bonificações, descontos por conta dos feriados e até mesmo a organização das dinâmicas de férias coletivas, por isso ter um planejamento para esse período é essencial, evitando imprevistos e prejuízos.
O décimo terceiro salário, por exemplo, é outra demanda de final de ano que o setor de RH precisa se preocupar, fazendo os cálculos adequados para pagar os colaboradores, assim como a participação nos lucros e resultados (PLP), caso sua empresa tenha o costume de pagar.
Outras demandas necessárias são a preparação do informe de rendimentos dos funcionários, o cálculo dos feriados, pagamento do mês e inclusive dos benefícios corporativos, sendo necessário pagá-los conforme as necessidades dos colaboradores e as possibilidades da empresa.
Todas essas ações são fundamentais para que o colaborador possa se sentir valorizado pela sua empresa, sendo que algumas delas ainda são de responsabilidade legal. Por isso, ter um planejamento prévio e uma estratégia de execução pode ser uma forma de manter as demandas organizadas e sem o risco de prejudicar o orçamento da empresa.
No fim de ano, os dias tendem a ser mais corridos, fazendo com que todas as demandas da empresa tenham uma sobrecarga ainda maior e, apesar desta correria ter como motivo principal as paralisações típicas de final de ano, muitos colaboradores acabam sobrecarregados.
Para evitar que isso desmotive sua equipe e provoque ruídos prejudiciais aos resultados da sua empresa é importante criar estratégias que façam os colaboradores se sentirem valorizados, como o desenvolvimento de uma política de benefícios e outras ofertas interessantes.
Se atentar a isso é uma forma de evitar ruídos que prejudicam a performance da empresa. Por isso, é necessário se atentar às demandas mantendo-as organizadas, algumas delas, inclusive, são:
Vale ressaltar que algumas dessas demandas não são obrigatórias por lei. Nesse caso, sua empresa tem a possibilidade de escolher se oferece os benefícios ou não para seus colaboradores.
Antes de demandar funções e tarefas, é preciso alinhar os trabalhos com a gestão de pessoas. Ou seja, extrair de cada colaborador o melhor que ele pode entregar, iniciando pelo treinamento e testes que fazem ele mostrar as aptidões que desenvolve melhor.
Além disso, a gestão estratégica de pessoas determinará ações para melhorar a capacidade do colaborador e utilizar isso a favor da empresa. Essa gestão, realizada pelo RH passa pela saúde ocupacional, departamento pessoal, comunicação interna e desligamento. Resumindo, é como se fosse o ciclo de experiência do colaborador na sua empresa
E a partir disso, todo esse trabalho de gestão faz com que o clima organizacional da empresa melhore e os colaboradores se sintam mais valorizados, trabalhando com o que gostam e também gerar valor para a empresa. Mas há também outros benefícios:
☝️Veja também: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa
Contar com a tecnologia para auxiliar a controlar as necessidades no setor de recursos humanos, faz com que as demandas sejam atendidas de forma mais rápida e com menos esforço.
No Mercado Pago, por exemplo, sua empresa conta com recursos que facilitam sua organização financeira e ajudam a oferecer benefícios aos colaboradores de forma eficiente, segura e rápida.
Invista hoje mesmo em soluções tecnológicas!