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Os desafios e demandas dos recursos humanos no final de ano

Mercado Pago: equipe de recursos humanos

O fim do ano chega com uma carga enorme de responsabilidades e deveres para as empresas, são inúmeras tarefas que se acumulam principalmente no Recursos Humanos (RH), fazendo com que executem atividades que envolvem as obrigações legais da empresa com seus colaboradores.

Além disso, cabe ao setor organizar essas tarefas de forma estratégica, garantindo que suas obrigações mantenham-se organizadas no fim do ano e livre de imprevistos. 

Para que isso aconteça em sua empresa, é essencial que o RH planeje como serão efetuados os pagamentos, fazer o controle de despesas e cumprir com outras obrigações, como o desenvolvimento de confraternizações, pagamentos de benefícios corporativos e muito mais. 

 

As obrigações dos recursos humanos

As demandas do RH costumam mudar no final do ano com a oferta de bonificações, descontos por conta dos feriados e até mesmo a organização das dinâmicas de férias coletivas, por isso ter um planejamento para esse período é essencial, evitando imprevistos e prejuízos. 

O décimo terceiro salário, por exemplo, é outra demanda de final de ano que o setor de RH precisa se preocupar, fazendo os cálculos adequados para pagar os colaboradores, assim como a participação nos lucros e resultados (PLP), caso sua empresa tenha o costume de pagar. 

Outras demandas necessárias são a preparação do informe de rendimentos dos funcionários, o cálculo dos feriados, pagamento do mês e inclusive dos benefícios corporativos, sendo necessário pagá-los conforme as necessidades dos colaboradores e as possibilidades da empresa. 

Todas essas ações são fundamentais para que o colaborador possa se sentir valorizado pela sua empresa, sendo que algumas delas ainda são de responsabilidade legal. Por isso, ter um planejamento prévio e uma estratégia de execução pode ser uma forma de manter as demandas organizadas e sem o risco de prejudicar o orçamento da empresa.

 

E no final do ano, como ficam as demandas?

No fim de ano, os dias tendem a ser mais corridos, fazendo com que todas as demandas da empresa tenham uma sobrecarga ainda maior e, apesar desta correria ter como motivo principal as paralisações típicas de final de ano, muitos colaboradores acabam sobrecarregados. 

Para evitar que isso desmotive sua equipe e provoque ruídos prejudiciais aos resultados da sua empresa é importante criar estratégias que façam os colaboradores se sentirem valorizados, como o desenvolvimento de uma política de benefícios e outras ofertas interessantes. 

Se atentar a isso é uma forma de evitar ruídos que prejudicam a performance da empresa. Por isso, é necessário se atentar às demandas mantendo-as organizadas, algumas delas, inclusive, são:

  • Pagamento do décimo terceiro: este item é de extrema importância, já que além de previsto em lei, tem a obrigação de ser pago em duas parcelas, sendo uma delas já no mês de novembro, no dia 30, e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro. Adiantar este pagamento ou fazê-lo em uma única parcela, pode ser grande motivador para os funcionários se dedicarem ainda mais nas entregas das demandas.
  • Organização das férias coletivas: muitas empresas fazem a paralisação por completo na semana entre o Natal e o Ano Novo, proporcionando aos colaboradores mais tempo com a família e a possibilidade de descansar. Por isso, é importante planejar o adiantamento de entregas para que esta semana seja cumprida tranquilamente. Além disso, demonstrar a preocupação com esta pausa no trabalho, faz com que todos se sintam de fato valorizados.
  • Programa de participação nos lucros e resultados: muitas empresas fazem o pagamento deste bônus aos colaboradores, sendo referente ao lucro e ao crescimento da empresa naquele ano. Oferecer essa participação não é uma perda e sim investimento, garantindo que sua equipe se dedique ainda mais durante o ano, na esperança de receber o benefício.
  • Iniciar o preparo do informe de rendimentos: sem este documento os colaboradores não podem fazer sua declaração do Imposto de Renda e a empresa tem um prazo para cumprir, que geralmente vai até o fim de fevereiro do ano seguinte. Por isso, adiantar este informe pode facilitar a vida do colaborador, ajudando-o a organizar sua declaração para o início do ano e evitar que sua empresa fique sujeita a punições por não cumprir o prazo.
  • Oferta de benefícios de final de ano: no fim do ano todos esperam por algum presente ou benefício, que pode ser utilizado para pagar alguma conta, comprar algo para si, entre outros. Por isso, seja através de uma confraternização ou dos benefícios já existentes, faça um planejamento para que consiga oferecer um “extra” aos colaboradores, melhorando sua dedicação e principalmente, seu relacionamento com a empresa. 

Vale ressaltar que algumas dessas demandas não são obrigatórias por lei. Nesse caso, sua empresa tem a possibilidade de escolher se oferece os benefícios ou não para seus colaboradores. 

 

A importância de alinhar as demandas com a gestão de pessoas

Antes de demandar funções e tarefas, é preciso alinhar os trabalhos com a gestão de pessoas. Ou seja, extrair de cada colaborador o melhor que ele pode entregar, iniciando pelo treinamento e testes que fazem ele mostrar as aptidões que desenvolve melhor. 

Além disso, a gestão estratégica de pessoas determinará ações para melhorar a capacidade do colaborador e utilizar isso a favor da empresa. Essa gestão, realizada pelo RH passa pela saúde ocupacional, departamento pessoal, comunicação interna e desligamento. Resumindo, é como se fosse o ciclo de experiência do colaborador na sua empresa 

E a partir disso, todo esse trabalho de gestão faz com que o clima organizacional da empresa melhore e os colaboradores se sintam mais valorizados, trabalhando com o que gostam e também gerar valor para a empresa. Mas há também outros benefícios:

  • Maior satisfação no trabalho: quando o colaborador se sente valorizado é natural que ele entregue mais, se dedicando ao seu trabalho e resultados que pode gerar para a empresa, o que consequentemente favorece seus resultados organizacionais.
  • Melhores taxas de satisfação do colaborador: trabalhar com aquilo que gosta e em um clima organizacional adequado faz com que a satisfação suba a níveis altos.
  • Gerenciamento eficiente de recursos: profissionais dentro de uma gestão estratégica, sabem o valor do recurso da empresa e não desperdiçam insumos, fazendo a utilização consciente porque sabem que aquilo voltará a eles em forma de benefícios.
  • Abordagem proativa no gerenciamento do colaborador: quando a empresa é ativa no gerenciamento do colaborador, ela consegue resolver problemas, tomar atitudes e fazer com que falhas sejam corrigidas rapidamente, o que consequentemente ajuda a fortalecer o relacionamento entre sua empresa e os colaboradores.
  • Aumento de produtividade: uma cultura organizacional bem feita resulta em uma produtividade maior, já que colaborador valorizado e estrategicamente bem posicionado na empresa rende e quer produzir cada vez mais.

☝️Veja também: Gestão estratégica: guia prático para sua empresa

Mantenha suas demandas organizadas com auxílio de ferramentas tecnológicas

Contar com a tecnologia para auxiliar a controlar as necessidades no setor de recursos humanos, faz com que as demandas sejam atendidas de forma mais rápida e com menos esforço. 

No Mercado Pago, por exemplo, sua empresa conta com recursos que facilitam sua organização financeira e ajudam a oferecer benefícios aos colaboradores de forma eficiente, segura e rápida. 

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