O mercado digital é hoje um dos que mais se expandem. Um reflexo disso é o fato de que 85% dos consumidores compram online pelo menos uma vez por mês. Além disso, 3 em cada 10 consumidores realizam compras ao menos uma vez na semana, e 58% dos consumidores compram no e-commerce por considerarem que os preços são mais baixos do que em lojas físicas. Esses números mostram que é fundamental acompanhar as tendências de 2024 do mercado digital e investir no comércio online.
Mas, para investir de forma assertiva e fugir do padrão, é essencial ter mais dinamismo, buscar opções que fujam do básico e atraiam o consumidor, para assim, se sobressair frente aos concorrentes.
Como o mercado digital é muito dinâmico, conhecer as tendências que ele oferece constantemente é essencial, isso porque elas mudam a todo momento e perder essas oportunidades, significa também ficar para trás em pouco tempo. Além disso, o comportamento de compra do consumidor muda com a mesma velocidade e, se ontem ele queria uma opção de frete grátis, hoje ele prefere um cashback e amanhã uma possibilidade de pagar em mais parcelas.
Com as novas tecnologias surgindo essa mudança é maior ainda, afinal, a facilidade e variedade aumentam, sem contar a curiosidade em conhecer uma ferramenta nova. Adotar as tendências 2024 (você pode sempre buscar na internet e ficar atento às novidades) no seu comércio online é fundamental para acompanhar esse ritmo e manter a relevância competitiva, mas é preciso atenção para aplicá-las por aí, já que a internet pode ser um universo desafiador.
Trazendo as tendências 2024 para a realidade da empresa é possível atender melhor e satisfazer o cliente, para isso, é importante criar estratégias voltadas para a experiência de compra personalizada, integração dos canais de venda da sua empresa, tempo de entrega reduzido, variedade na forma de pagamento e outras estratégias que farão a diferença.
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Algumas das principais tendências 2024 não são superficiais, ou seja, elas são extremamente importantes e podem ajudar sua empresa, não apenas em vendas, mas também em organização, controle e cultura organizacional. Por meio delas, expandir o relacionamento com o cliente fica mais fácil, elevando o nível de fidelização e retenção.
Conheça essas tendências:
A omnicanalidade faz com que a sua empresa tenha uma concentração de todos os canais utilizados para vendas, ou seja, independentemente do seu cliente comprar de maneira virtual ou física, ele não sentirá essa diferença, devido à integração entre todos os canais. Imagine que seu cliente inicie uma compra online e finalize na loja física, sem filas ou frustrações.
Ou receba um atendimento impecável que se inicia no chat online e termine por telefone, com todas as suas informações e histórico de compras disponíveis para o consultor. A omnicanalidade torna tudo isso possível.
A jornada de compra é um dos passos mais importantes para a venda, oferecer uma experiência personalizada pode ser fundamental, com uma página checkout limpa e dinâmica e que não permita dúvidas, oferecendo o necessário para ele efetivar a compra. Imagine uma empresa que oferece uma experiência de compra personalizada impecável.
Ao navegar no site, o cliente é recebido por uma página inicial com sugestões de produtos baseados em seu histórico de compras e pesquisas. Ao encontrar o produto desejado, o cliente é direcionado para uma página de produto completa, com fotos em alta resolução, descrições detalhadas, avaliações de outros clientes e até mesmo vídeos demonstrativos.
O uso da inteligência artificial também veio à tona nos últimos tempos. No seu e-commerce é possível utilizar esta ferramenta para sugerir produtos personalizados aos clientes através da análise de dados que a IA faz. Por exemplo, VWO Engage é uma ferramenta robusta que utiliza IA para analisar o comportamento do cliente e recomendar produtos relevantes em tempo real.
Manter contato com diversos fornecedores e também empresas de logística é essencial para garantir que a encomenda do cliente chegue rápido, isso porque como a agilidade é um padrão exigido por muitos, o risco de frustração e até cancelamento cresce quando o pedido demora a chegar.
Por exemplo, diversificar o leque de fornecedores garante maior flexibilidade, permitindo negociar prazos de entrega competitivos e evitar rupturas de estoque. A otimização de processos internos, com ferramentas de gestão de estoque e sistemas eficientes de picking e packing, contribui para agilizar o envio dos pedidos.
Focar em pautas sociais e de sustentabilidade também são diferenciais, mostrar que a sua empresa se importa com isso é uma tendência que traz bons resultados. Com isso, diminuir gases poluentes com veículos elétricos, usar embalagens biodegradáveis e outras atitudes podem elevar a reputação de sua empresa no mercado.
Nada pior que precisar resolver algo e não conseguir ser atendido, por isso, com o autoatendimento, o seu comércio online consegue oferecer uma resolução rápida de problemas e também de dúvidas para questões menos complexas. Hoje em dia existem várias plataformas como Zendesk e Freshdesk que podem aumentar a satisfação do cliente e melhorar a experiência de compra.
Com algumas das principais tendências 2024 “em mãos”, é importante saber estratégias para aproveitar cada uma delas. Dessa forma, impulsionar o e-commerce da sua empresa fica ainda mais fácil.
Aproveitar as tendências 2024 no comércio online da sua empresa é fundamental para expandir vendas e estreitar laços de relacionamento com os clientes, fazendo com que a empresa tenha mais organização.
Isso quer dizer que, cada uma das tendências, quando utilizadas estrategicamente, podem, além de aumentar suas vendas, fazer com que o seu e-commerce se torne sinônimo de sucesso, caindo nas graças dos consumidores e tendo cada vez mais engajamento.
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