Conexão Mercado Pago

Como os vídeos no Youtube podem fazer sua empresa vender mais

Escrito por Equipe Mercado Pago | Mar 12, 2024 12:00:00 PM

Uma das formas mais eficientes de manter-se em contato direto com o seu consumidor é buscar novas formas de alcançá-lo. O comportamento das pessoas em todo o país tem mudado muito por conta das novas tecnologias e, assim, as formas de venda e publicidade das empresas precisam se reinventar constantemente para adequar-se ao novo padrão.

Neste cenário, o YouTube se destaca como uma plataforma preferida por muitos, superando os meios de entretenimento tradicionais, e se tornando uma ótima fonte de pesquisa. 

 

Com plataformas de conteúdo cada vez mais abrangentes, é importante pensar: Sua empresa já está utilizando todos os meios possíveis para integrar-se no cotidiano dos seus clientes?

 

Por que explorar o uso de vídeos no Youtube para sua empresa?

O YouTube, plataforma de compartilhamento de vídeos, é hoje o segundo site mais acessado do mundo com mais de 2 bilhões de usuários ativos todos os meses e também o segundo quando utilizado como buscador, ficando atrás somente do Google. Sua popularidade se deve à comunicação simplificada e rápida que oferece, tornando-se uma importante fonte de informações para os usuários.

Vários estudos apontam que 65% das pessoas aprendem melhor com estímulos visuais. Esse número se estende à realidade dos consumidores, em que 72% preferem aprender sobre um produto ou serviço assistindo a um vídeo. O número de usuários e a facilidade do acesso e entendimento do conteúdo, torna os vídeos no YouTube uma ótima pedida para alcançar um público cada vez maior.

 

👉 Quero aprender como Ver insights do mercado



Estratégias com YouTube: desafios a serem superados.

Apesar do fácil acesso à plataforma, a postagem de conteúdo para Youtube requer uma padronização relacionada à qualidade dos vídeos para que sua empresa seja notada. Um bom planejamento e gestão adequada de recursos podem proporcionar maior visibilidade e relevância para os vídeos no Youtube.

Pensando nisso, é interessante considerar aspectos, como:

 

  • Tenha uma definição clara dos objetivos da sua empresa

Os vídeos no Youtube podem ser produzidos com tom mais comercial ou focados em  promover informações e discussões para oferecer soluções para problemas reais. Para isso, se questione: o que sua empresa quer alcançar com seus vídeos? Planejar seu cronograma de publicações, tendo muito claro qual é o seu objetivo com essa estratégia de conteúdos  é a chave para definir quais temas serão abordados e quanto de orçamento será dedicado às suas produções.

 

  • Conheça de forma aprofundada o seu público-alvo 

Entender exatamente com quem sua empresa estará falando ajuda não somente a definir o tom dos vídeos, mas a entregar uma experiência personalizada e que esteja alinhada com as dores e desafios que esse público deseja resolver ou ainda, em casos mais específicos, situações do dia a dia com as quais ele possa se identificar para criar uma conexão com a sua empresa. 

 

  • Foque na qualidade das produções

Oferecer qualidade é ter atenção com o conteúdo e também com a produção. Para isso, tenha atenção com a escolha de equipamentos, como câmeras e celulares a fim de garantir que os vídeos transmitam mais credibilidade e profissionalismo. Procure ambientes silenciosos para não ter problemas com interferência de som.

Priorize também a escolha de ambientes bem iluminados para valorizar a apresentação dos produtos. E por fim, prefira fundos neutros, a não ser que faça sentido para o seu conteúdo algum fundo específico. Por exemplo, se sua empresa vende artigos automotivos, certamente será mais interessante escolher um cenário como uma garagem bem organizada ou, caso não seja possível estruturar esse espaço, procure montar um cenário onde haja um fundo com decoração que traga essa temática.  

 

  • Desenvolva conteúdo relevante

Ao elaborar um planejamento para vídeos no Youtube é imprescindível estruturar muito bem a grade de conteúdos que serão apresentados. Independente do público ou do teor dos vídeos (comerciais, educativos ou institucionais), esse conteúdo precisa ter relevância o bastante para cativar o público-alvo e engajá-lo.

 

  • Crie uma identidade forte para sua empresa

Caso sua empresa ainda não possua uma identidade consolidada, antes de se aventurar pelo Youtube, é importante desenvolver um manual de marca consistente e que possa guiar toda a criação de peças para ajudar tanto seus clientes como futuros parceiros a se comunicarem e identificarem sua marca. Por exemplo, se seu logo tem mais tons de azul, é exatamente a partir dessa paleta de cores que você deverá desenvolver a comunicação visual do seu canal, evitando explorar cores que fujam da sua identidade. Isso evita que o público se confunda e não consiga identificar sua empresa. 

 

  • Defina um cronograma eficiente

Principalmente em redes sociais é muito importante que a marca tenha frequência nas suas publicações. Defina quantos conteúdos novos por semana e quais os melhores dias para publicação. Você pode encontrar esses parâmetros a partir dos relatórios que o YouTube Analytics apresentar a você. Para começar, é possível tomar como base dados mais generalistas, como indicativos de alguns estudos que apontam a frequência de duas postagens por semana como um volume razoável para um canal que esteja em início e dentro dos seguintes horários: (segunda a quarta - entre 14 e 16h; quinta e sexta - entre 12 e 15h; sábados e domingos - entre 9 e 11h). A partir daí, use os resultados dos relatórios para entender o comportamento do seu público e ajustar suas publicações. 

 

  • Observe seu mercado para construir autoridade

Observe seu segmento e como as demais empresas atuam. Isso pode mostrar o que chama atenção, quais temas estão saturados e o que precisa ser mais bem explorado. Estar em uma rede social apenas por ‘obrigação’ pode gerar um efeito negativo e derrubar a relevância da sua empresa. Busque ser uma fonte de informação para seus clientes em todas as plataformas onde compartilhar conteúdo. Com os vídeos, siga essa mesma lógica, oferecendo o que eles buscam.

  • Faça uma boa gestão de recursos

Como já visto até aqui, o Youtube é uma importante ferramenta para divulgação das empresas, mas que exige muito cuidado e que demanda dedicação. Começar com uma programação que simplesmente para e, de repente, o canal no Youtube perde a periodicidade e deixa de ser atualizado, pode ser prejudicial para a relevância da sua empresa. Por isso, organize seus recursos, principalmente o tempo, e veja o quão viável é, de fato, manter uma produção para sua empresa e qual o melhor formato para seu mercado.



Como destacar sua empresa criando vídeos no Youtube?

Já entendemos que ter bem claro qual é o seu  público-alvo e quais são seus objetivos com os vídeos serão o norte das produções. Mas se você não tem ideia de por onde começar, destacamos 12 dicas que vão te ajudar a colocar em prática todo esse planejamento.

Com alguns passos simples, é possível estruturar uma boa estratégia para que seus vídeos no Youtube atendam às expectativas do seu público, criando conexões e atuando como importante ferramenta para fidelizar clientes. Para começar, considere os seguintes pontos:

 

1. Elabore um bom roteiro 

Como todo alicerce, um bom roteiro precisa ser estabelecido antes de qualquer outra etapa, orientando o conteúdo a ser abordado. O primeiro passo para colocar isso em prática é definir um bom tema: escolha algo que tenha uma boa relação com seu segmento e que possa representar uma dúvida ou forte interesse do seu público-alvo. A partir daí é recomendável dividir a estrutura em três partes distintas: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução deve capturar a atenção do espectador e apresentar o tema de forma sucinta. O desenvolvimento deve explorar o tema de maneira detalhada, apresentando informações relevantes e exemplos práticos. A conclusão deve reiterar os pontos principais e fornecer um fechamento satisfatório para o vídeo. Uma dica extra é fazer uma conexão entre seus vídeos na conclusão. 

Se seu planejamento já estiver prevendo mais de um vídeo, você pode terminar um vídeo já deixando uma abertura para o próximo, despertando a curiosidade do público-alvo. 

 

2. Qual o tempo médio para um vídeo

Entender como seus clientes dialogam com seus vídeos vai definir, entre muitas coisas, o tempo que seus vídeos devem possuir. Via de regra, o ideal é manter o conteúdo para Youtube o mais objetivo e curto possível, para produzir na audiência o desejo de “ver mais”. Os “Shorts”, opções de vídeos curtos da plataforma do YouTube, por exemplo, têm cerca de 50 bilhões de visualizações diárias. 

Com essa possibilidade, é possível explorar “pílulas” de conteúdo de até um minuto, com temas diversificados, prendendo a atenção e criando a possibilidade de “chamadas” para conteúdos mais densos e extensos no formato tradicional da plataforma.

 

3. Crie vídeos que demonstrem os benefícios dos seus produtos ou serviços

Algo que deve sempre ser observado com os vídeos da sua empresa é que o seu produto ou serviço deve ser o personagem principal dos vídeos! Colocá-lo em evidência é algo muito importante, tirando o máximo de dúvidas possível sobre e aproveitando a oportunidade para se aproximar do público e clientes.

 

4. Otimize os vídeos de forma eficiente

Foque em alguns pontos como, por exemplo, a definição de palavras-chave. Para isso, você pode fazer pesquisas na própria plataforma. Isso ajudará a entender quais vídeos e temas relacionados a alguma palavra que você deseja trabalhar estão sendo usados. Também é possível fazer uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chave para maior detalhamento no volume de busca.

Faça títulos curtos, chamativos, que tenham sua palavra-chave e que tenham entre 47 e 48 caracteres em todos os vídeos. Usar tags relacionadas ao tema do vídeo também ajuda muito no posicionamento, bem como uma boa elaboração da descrição do vídeo. Coloque as informações principais na descrição. Faça uma separação de minutagem para ajudar seus seguidores a encontrarem as informações e inclua outros links relacionados.

O Youtube possui ainda um canal focado em criadores de conteúdo que reúne uma série de vídeos com dicas e soluções para a criação de vídeos estratégicos que podem auxiliar na elaboração de estratégias eficientes.

 

5. Faça CTAs que incentivem a compra de produtos

Um CTA ou (call to action) que significa chamada para ação, pode acontecer de forma simples, como por exemplo, com solicitações para curtir e compartilhar um conteúdo. Conforme houver evolução na jornada dos seus visitantes, é possível explorar outros CTAs que redirecionem o público para páginas com ofertas ou condições especiais.

 

6. Ofereça descontos e promoções exclusivas para quem assistir aos vídeos

Outra estratégia que pode ajudar a alavancar seu canal, estimular o engajamento e impulsionar as vendas é a oferta de descontos ou promoções para quem assistir aos vídeos no Youtube da sua empresa. No entanto, é importante ter cuidado com essa ação para não condicionar seu cliente a esperar sempre esse tipo de iniciativa. É importante que haja um equilíbrio para que sua audiência não consuma conteúdo apenas pensando nessa contrapartida.

 

7. Crie vídeos com depoimentos de clientes

Depoimentos de clientes são ativos importantes para fortalecer sua credibilidade no mercado.

Caso haja a possibilidade de explorar conteúdos com depoimentos - para isso é importante considerar não apenas o consentimento dos clientes, mas o registro disso em uma documentação que possa proteger todas as partes envolvidas, é importante compartilhar esse material para transmitir a experiência e competência da sua empresa.

Além de atrair novos clientes, os depoimentos ajudam a garantir uma boa reputação online.

 

8. Crie vídeos que capturem informações de contato de potenciais clientes

Há no Youtube um recurso que permite a criação de formulários para captação de contatos. Esse recurso fica no canto inferior dos vídeos, como um CTA e os interessados no produto ou serviço, por exemplo, apresentado podem deixar seus dados para receberem mais informações. Essa é uma ótima ferramenta para ser usada em períodos de pré-lançamento ou para envio de mais informações sobre sua empresa.

 

9. Crie vídeos tutoriais, explicativos e/ou informativos

Ao considerar que os vídeos no Youtube são consultados, em grande parte como fonte de informação para bilhões de pessoas, faz-se necessário estudar a possibilidade de, caso sua empresa ofereça produtos, gravar vídeos que expliquem o funcionamento e as melhores formas de uso.  A disponibilização dessas informações de forma fácil e rápida, certamente pode atrair um público significativo, além, é claro, de atrair mais clientes para sua empresa.

 

10. Crie uma estratégia que auxilie na promoção dos vídeos

Para garantir que seu conteúdo terá maior alcance, é importante cobrir a maior quantidade possível de áreas estratégicas. Isso implica investir em conteúdo orgânico, sem deixar de lado os investimentos em mídia paga. Escolha bem os vídeos que serão promovidos para que tragam as pessoas certas para o canal da sua empresa. 

 

11. Faça parcerias com influenciadores

E finalmente, é importante lembrar sempre: a movimentação desses conteúdos se dá pelo hábito do acesso durante o cotidiano. Influenciadores que já têm seguidores fiéis são uma ótima opção de parceria para que  sua empresa seja vista dentro do seu nicho, seja com o patrocínio direto do produto ou colaborações com o canal.

 

12. Analise seus resultados e mude a rota da estratégia

Monitore métricas como visualizações, taxa de retenção de espectadores, cliques em links de compra (que você pode disponibilizar nas descrições de vídeos, por exemplo) e conversões. Esses dados oferecem informações importantes sobre o desempenho dos vídeos e sua eficácia em gerar vendas e conquistar mais autoridade na internet. Porém, além de identificar padrões ou tendências nos dados, é fundamental compreender a importância do ajuste em rotas e mudanças na estratégia.

Isso pode incluir alterações no conteúdo dos vídeos no Youtube, na frequência de publicação, no formato ou na abordagem do marketing.

 

Como potencializar seus ganhos no Youtube com o Mercado Pago!

Agora que você já tem as dicas das quais precisa para impulsionar sua empresa com vídeos no Youtube, é importante contar com um bom parceiro para fazer a gestão financeira de todos os seus ganhos. Afinal, a tecnologia pode proporcionar grandes oportunidades de crescimento que não devem ser desperdiçadas, então é fundamental acompanhar esse avanço.

No Mercado Pago, sua empresa tem acesso às melhores soluções de pagamento, proporcionando transações seguras para sua empresa e seus clientes. Além disso, você tem a facilidade de receber seu dinheiro na hora, acelerando o ritmo das vendas e facilitando a gestão do seu fluxo de caixa para garantir mais tranquilidade no dia a dia e um crescimento sustentável para seus projetos.  

 

💡Leia também:

Venda hoje e receba hoje: como funciona no Mercado Pago?

6 maneiras de entender seus clientes com informações de pagamento

Por que investir em Tik Tok Ads para seu e-commerce?

Antecipação de recebíveis: você realmente aproveita o recurso?

Novidades do Instagram: as principais tendências para sua empresa