Entre os países que mais utilizam o Instagram, o Brasil aparece em segundo lugar, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Além dos usos mais comuns da rede social, como entretenimento e leitura de notícias, outro hábito faz parte da rotina dos brasileiros que gastam tempo rolando seu feed de publicações: as compras online. Sim, muitas lojas têm escolhido não investir em um site para comercializar seus produtos contando apenas com o Instagram como ponto de venda.
Não à toa, desde 2018, a plataforma ultrapassou os números do Facebook e se tornou responsável por cerca de 70% das vendas realizadas através das redes sociais no Brasil. Por isso, vale muito a pena planejar estratégias para se aproveitar de tudo que o Instagram pode oferecer para o seu e-commerce.
Além dos desafios mais comuns que envolvem lojas que escolhem vender através de qualquer plataforma, seja ela física ou digital, o Instagram também tem suas particularidades. E elas precisam ser conhecidas para serem superadas.
São alguns exemplos:
Apesar de os desafios do uso dessa plataforma serem reais, com algumas boas práticas é possível superá-los e ter muito sucesso.
Algumas delas são:
Esse é o primeiro passo para a criação da sua loja no Instagram. Um perfil comercial permitirá insights, informações, dados e estatísticas sobre a sua conta e outras ferramentas que um perfil pessoal não permite. Basta ir em configurações no aplicativo e clicar na opção “mudar para o perfil comercial”.
Definir seu público-alvo é muito importante, pois é essa escolha que definirá as melhores estratégias para cada segmento e a melhor linguagem a ser utilizada. Então pesquise sobre seus gostos, o que estão procurando, como interagem, no que confiam. Quanto mais informações, melhor para seu negócio.
Planejar a estratégia para o seu Instagram é fundamental para conseguir bons resultados, e ela deve ser pautada em conteúdos relevantes, que ensinem, inspirem e entretenham seus seguidores. É dessa forma que você conquista clientes.
Querer apenas promover seus produtos e vender seus serviços é um erro muito comum, pois as redes sociais foram criadas para construir relacionamentos e por esse motivo os seus posts não devem ser apenas de ofertas, então construa vínculos!
Uma dica para direcionar melhor seus esforços é fazer enquetes e perguntas interativas para que as pessoas expressem seus interesses. Isso ajuda a guiar seus próximos posts. E também utilizar hashtags específicas para o seu negócio para atrair mais pessoas.
Produzir conteúdo de qualidade você já sabe que é importante, não é mesmo?! Entretanto, além de um bom conteúdo, devem ser explorados todos os tipos de formato: imagens, vídeos, infográficos, lives. O importante é diversificar de maneira criativa e sempre pensar na qualidade dos arquivos a serem postados.
O Instagram vem se tornando a rede queridinha dos brasileiros e para melhorar a experiência do usuário sempre faz atualizações com novos recursos. Utilize as ferramentas da plataforma para engajar seu público, como IGTV, stories, gifs, enquetes, caixas de perguntas, filtros e muito mais. Quanto mais criativo você for, maiores serão as chances de interação.
O segredo para ganhar visibilidade no Instagram é a constância. Uma frequência bem definida ajuda os algoritmos a darem mais visibilidade para a sua marca. No começo é difícil identificar qual a frequência ideal para suas postagens, mas é preciso planejar a quantidade de material disponível e testar o engajamento dos seus seguidores.
Outra dica importante é definir um calendário de postagens contendo o número de publicações semanais para organizar melhor seu conteúdo. Mas lembre-se: esse cronograma deve ser flexível, pois podem surgir oportunidades únicas de criar conteúdos que estão em alta.
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Os influenciadores são formadores de opiniões e possuem muitos seguidores. Fazer parcerias com eles é uma boa estratégia para impulsionar suas vendas, pois quando um influencer promove seu produto, é muito mais fácil o público se convencer a comprar do que apenas com uma propaganda publicitária. Outra vantagem do marketing de influência é que esse tipo de parceria aumenta o alcance e reconhecimento da sua marca.
Fazer parcerias desse tipo é muito positivo para a marca, mas estimular a promoção de seus produtos através de seus próprios clientes é o melhor ainda. E por que não pedir para eles postarem nas redes sociais e marcarem sua loja? Com certeza irá influenciar mais compradores de forma muito mais econômica!
Utilizar o Instagram Ads é uma forma de alcançar resultados mais rápidos, pois é possível impulsionar seus posts mais populares para terem mais visibilidade, segmentar o público do anúncio e ter mais chances de ser encontrado e destacado na plataforma.
Os links de pagamentos são a melhor forma de receber por suas vendas nas redes sociais, pois você os disponibiliza em uma postagem ou através de mensagens privadas, o comprador clica e paga. Não precisa pedir dados do cartão, solicitar transferência ou se locomover até a casa do cliente para levar a maquininha, e ainda tem a opção de oferecer parcelamentos - uma prática muito comum entre os brasileiros. Tudo muito simples e rápido para uma venda online.
O mundo digital tem milhares de oportunidades para quem quer aproveitá-lo como uma base de negócios. Por isso, vale a pena investir em uma plataforma como o Instagram para alcançar mais pessoas e, é claro, bombar as vendas.
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