Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Como aplicar o visual merchandising na sua loja física

5 min de leitura Atualizado em 12/01/2024
Mulher arrumando a vitrine da sua loja física

O processo de atração e engajamento dos consumidores de uma loja física requer muita atenção, pois geralmente as pessoas são atraídas naturalmente pelo conteúdo visual. Com isso, o visual merchandising pode ser uma forma interessante de atrair mais clientes e ampliar suas vendas. 


Mesmo sendo uma estratégia antiga, essa é uma das estratégias mais importantes no marketing de atração por auxiliar na atração de clientes e propagar a identidade da sua marca no mercado, o que favorece seu posicionamento e aumenta a vantagem competitiva da sua empresa. 

Confira, abaixo, como usar essa estratégia em sua loja física e potencializar suas vendas. 

 

O que é Visual Merchandising? 

O visual merchandising é uma prática de marketing que utiliza recursos visuais para atrair a atenção do cliente e despertar o desejo de compra. Basicamente, seu objetivo é usar o espaço físico da loja para atrair compradores, destacar os produtos e gerar vendas, inclusive recorrentes.

Esse tipo de estratégia costuma funcionar no varejo por diferentes motivos, dentre eles o fato de que uma parcela do cérebro humano é dedicada às informações visuais, por isso é natural os conteúdos visuais serem processados 60 mil vezes mais rápido que os textos, facilitando a interpretação e compreensão das informações transmitidas visualmente. 

Ou seja, essa estratégia tem a capacidade não apenas de compartilhar a identidade visual da sua loja física com o consumidor, mas garantir a sua atração e conversão, focando em experiências de compras positivas que fortalecem a relação entre a marca e o cliente. 

 

7 formas de aplicar o Visual Merchandising em sua empresa

Essa estratégia visual tem a capacidade de influenciar a experiência de compra do cliente, ajudando desde a atração ao desejo de compra, mas para isso é preciso entender que ela não se baseia apenas na composição da vitrine da sua loja física, mas de toda a sua estrutura. 

Assim, é preciso trabalhar o espaço interno tanto quanto o externo, disponibilizando as mercadorias de forma estratégica, além de trabalhar com climatização, sonorização, entre outros. 

Veja algumas estratégias que ajudam a ter mais sucesso nas vendas com visual merchandising: 

 

1. Apostar na vitrine 


A vitrine é responsável por causar a primeira impressão nos clientes, sendo uma grande isca para as compras por impulso. Em geral, os produtos expostos costumam ser os mais vendidos, por isso a vitrine deve refletir a identidade da marca e apresentar os itens que representam sua empresa. 

 

2. Investir no layout e ambientação


O espaço também ajuda a vender e deve atender às necessidades do público. Uma loja de brinquedos, por exemplo, deve ter um layout bem diferente de uma loja de joias. Os expositores, iluminação, organização dos setores, altura dos produtos nas prateleiras, entre outros detalhes são essenciais para um resultado positivo nas vendas, por isso se atente a eles. 

 

3. Estimular os sentidos 


Ao explorar os sentidos do consumidor, como a visão, audição, olfato, paladar e tato, é possível fazer com que ele tenha uma verdadeira experiência sensorial ao visitar sua loja. Invista nisso de forma estratégica, estimulando a criação de um vínculo emocional com sua empresa.

 

4. Criar um ponto focal de marketing visual 


O objetivo é fazer com que os compradores olhem exatamente para aquilo que você quer destacar, por isso verifique se a informação principal está em pontos que sejam facilmente visualizados. Ou seja, os produtos precisam ter mais destaque que os elementos visuais. 

 

5. Contar uma história através da comunicação visual


Quais são os benefícios que seu cliente tem ao comprar seus produtos? Você precisa compartilhar esse tipo de informação com eles e pode ser através do visual merchandising

Para isso use elementos visuais que ressaltam as vantagens de comprar, quais as necessidades eles conseguem suprir e compartilhar outros pontos que atraem e conectam o seu público. 

 

6. Usar o espaço vazio com sabedoria 


As comunicações visuais são importantes, mas o exagero pode transmitir a mensagem errada ao consumidor, além de dificultar seu processo de compra, por isso investir em alguns espaços vazios é essencial. Afinal, eles servem basicamente como um respiro. 

 

7. Posicionar os produtos de forma estratégica


Seja na vitrine ou no espaço interno da loja, os produtos devem ser bem posicionados e favorecer a visualização. O uso de display, corredores e setores devem ser feitos de maneira estratégica, isto é, mantenha-os no campo de visão do cliente para que ele note e cogite a compra do produto. 

 

Leia também: Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

As vantagens em aplicar o Visual Merchandising na sua loja física

O bom uso do visual merchandising pode gerar resultados positivos em sua loja visual, como a maior atração de clientes, melhora da sua vantagem competitiva e o aumento das vendas. 

Além disso, outras vantagens que essa estratégia é capaz de oferecer, são: 

  • Aumentar a atração e satisfação de clientes;
  • Promover o reconhecimento de marca;
  • Definir a sua identidade visual;
  • Reforçar a imagem na mente do consumidor;
  • Estimular os sentidos e promover conexões;
  • Agregar valor à marca;
  • Aumentar suas vendas

 

Invista em ações que aumentam a atração da sua empresa! 

O marketing visual pode aproximar a marca do consumidor, estimular sua popularidade, além de criar uma vantagem competitiva, por isso apostar no visual merchandising e no comportamento do consumidor pode ter um enorme impacto nas vendas e nos resultados da sua empresa.

 

Está pronto para encantar seus clientes com vendas consultivas? Saiba como no nosso guia

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados