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Dia dos Pais com vale-alimentação e refeição como forma de pagamento

Mercado Pago: Homem sorridente segurando vale-alimentação ou refeição como forma de pagamento, utilizando camisa quadriculada azul e camiseta azul, ao lado de seu filho sorrindo e segurando um tablet, utilizando uma camisa cinza. Ambos estão escolhendo o presente de Dia dos Pais na cozinha de casa. Ao fundo, há armários brancos com luzes.

O Dia dos Heróis, ou melhor, o Dia dos Pais, está chegando e com ele, também chegam muitas oportunidades para quem quer vender mais e ofertar uma experiência aos pais e filhos nessa data importante. Setores de alimentação como lanchonetes, restaurantes e bares costumam preparar um dia mais especial, com um almoço diferenciado ou um jantar com cardápio exclusivo, fundamental para atrair mais clientes neste dia.

Segundo uma pesquisa da Abrasel no último ano, 45% dos estabelecimentos tiveram lucro e 35% conseguiram se manter em equilíbrio financeiro nesta data. Mas como a minha empresa pode fazer parte dessa estatística? Para isso, é necessário saber se diferenciar e se destacar da concorrência. Uma das maneiras de fazer isso é oferecendo, por exemplo, vale-alimentação e vale-refeição como forma de pagamento.

Além de auxiliar nas vendas, ainda pode proporcionar mais comodidade ao seu cliente, que poderá economizar na sua renda e, ao mesmo tempo, oferecer uma surpresa ao seu pai.

 

Qual a importância de ofertar vale-alimentação e vale-refeição como forma de pagamento no Dia dos Pais?

O Dia dos Pais é sempre comemorado no segundo domingo de agosto e a importância dessa data leva centenas de pessoas para as ruas, não só para buscar presentes, mas também proporcionar uma experiência diferenciada aos pais. 

Pizzarias, churrascarias, restaurantes convencionais e até mesmo lanchonetes são destinos certos dos celebrantes. Se esse é o caso da sua empresa, então saiba que no Dia dos Pais ou nos dias próximos, sua clientela poderá aumentar. Mas, para de fato fazer com que isso aconteça, é necessário proporcionar novas possibilidades, afinal, mesmo sendo um presente, muitas pessoas tomam cautela ao investir em algo especial, evitando se endividar, por exemplo. 

Mesmo que o seu restaurante ofereça opções acessíveis no cardápio, é interessante também oferecer uma forma de pagamento diferenciada como o vale-alimentação e vale-refeição. Essa é uma forma de se diferenciar dos outros estabelecimentos que ainda não ofertam esta opção. 

Outro ponto essencial em ter um meio de pagamento através de vale-alimentação e vale-refeição é a possibilidade de fidelizar clientes para outras datas e até mesmo para consumo constante, já que muitas empresas disponibilizam aos funcionários este recurso.

Para quem busca gerenciar melhor sua empresa, com gestão financeira, planejamento, foco em fluxo de caixa e até a dedução na hora da declaração de impostos, oferecer uma forma de pagamento como esta possibilita aumento no número de clientes e também de lucro, o que elimina necessidade de busca de crédito no mercado ou até mesmo o parcelamento de dívidas. Isso porque terá um fluxo de caixa maior para investir no seu estabelecimento.

 

O que considerar ao aceitar vales como forma de pagamento

O vale-alimentação e vale-refeição são conhecidos há anos e atualmente foram “reinventados”, em muitos casos, com a oferta de um cartão de benefícios, porém, sua essência é a mesma, permitindo aos colaboradores comprarem em restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e demais estabelecimentos do ramo. 

Nas datas comemorativas, porém, este não é um meio de pagamento tão utilizado, dado ao não conhecimento dos clientes e também pouca divulgação. Apesar disso, essa é uma forma de pagamento grandiosa, que pode render lucros para a sua empresa e, para considerar utilizar este meio de pagamento agora mesmo, é preciso ficar de olho em:

 

  • Equipamentos e sistema de vendas: é necessário ter um equipamento e um sistema de ponto de venda (PDV) próprio para aceitar o vale-alimentação e vale-refeição, ou seja, seu atual sistema pode não ter essa possibilidade. Porém, isso não é difícil de concluir. Investir em uma tecnologia de ponta não só auxilia e agiliza o atendimento, como também melhora a experiência do cliente. 
    Além disso, pensar em como fazer uma simulação de vendas pode te ajudar a ter uma visão mais ampla. Por exemplo, uma padaria que atualizou seu sistema de vendas para aceitar vales viu um aumento de 20% nas vendas durante o Dia dos Pais, pois muitos clientes optam por usar seus benefícios para comprar presentes e produtos especiais.

  • Avaliação das operadoras: é necessário avaliar quais operadoras de vales são aceitas pelo sistema de vendas escolhido, ou seja, sua maquininha precisa aceitar, pelo menos, as operadoras mais utilizadas, diferentemente disso, suas estratégias podem fracassar. Considere também as taxas cobradas, a facilidade de integração e o suporte oferecido, garantindo uma melhor experiência aos seus clientes. 
    Por exemplo, um restaurante que escolheu trabalhar com uma operadora de vales conhecida por seu suporte rápido conseguiu resolver um problema de integração em poucas horas, garantindo que não perdesse vendas durante um período movimentado.

  • Regulamentação da sua empresa: é fundamental ter ciência da regulamentação da sua empresa e se ela pode ou não aceitar estes vales, ou seja, se sua empresa é uma loja de roupas, esse nicho não se enquadra nos requisitos para receber pagamentos com vales. Já um supermercado, pode aceitar os vales de acordo com as regulamentações. 

  • Treinamento de funcionários: tanto para estratégias criadas para o Dia dos Pais, quanto para utilização comum dos vales, é fundamental que os funcionários estejam treinados, já que a operação de aceitação pode ser um pouco diferente do comum. Se sua empresa é uma rede de fast food, por exemplo, é possível realizar um treinamento intensivo com seus funcionários para usar o vale-refeição para reduzir o tempo de espera nas filas e aumentar a satisfação dos clientes.

  • Investir em divulgação: divulgar a possibilidade dos clientes poderem pagar com vales é essencial para atrair a atenção de trabalhadores que recebem este benefício. Utilize as redes sociais, WhatsApp, frente e interior da loja e até mesmo colocando esta observação nos seus comunicados e cardápio. 

  • Análise de resultados e feedbacks: é importante para saber se as estratégias tomadas com a utilização dos vales estão dando certo, principalmente ouvindo clientes e suas demandas sobre isso. Após implementar a aceitação de vales, análise os resultados e colete feedbacks dos clientes. 
    Isso ajudará a identificar pontos de melhoria e a entender melhor o comportamento de compra dos consumidores. Use essas informações para ajustar suas estratégias e maximizar os benefícios dessa forma de pagamento.

 

💳Conheça os benefícios do vale-alimentação e vale-refeição!

Imagine poder conquistar novos clientes em pouco tempo e fidelizá-los apenas utilizando um meio de pagamento diferente? Pois é, o vale-alimentação e vale-refeição proporcionam isso, já que muitos colaboradores que recebem o benefício procuram por locais que ofereçam esta forma de pagamento. Isso significa diversas vantagens, como mais vendas, maior fidelização, vantagem competitiva, melhoria na gestão financeira, maior fluxo de caixa, entre outros.

Mas, para fazer com que isso funcione da melhor maneira possível, é importante encontrar um parceiro que ofereça benefícios otimizados. O Mercado Pago pode ser o parceiro da sua empresa para isso, sendo o banco digital parceiro do Mercado Livre e que oferece as maquininhas Point Mercado Pago.

As maquininhas oferecem diversas vantagens como meios de pagamento diferenciados, funcionalidades como aproximação, Pix e código QR, planos de internet e conectividade, além de garantir o recebimento do seu dinheiro na hora e ter disponível diversos modelos para escolher a melhor de acordo com as necessidades da sua empresa. Além disso, sua empresa tem total apoio da Conta PJ do Mercado Pago. 



7 formas para destacar sua empresa no Dia dos Pais

Além de contar com diversas vantagens e benefícios através da aceitação de vales no Dia dos Pais, é preciso utilizar de algumas estratégias para otimizar ainda mais esta ação dentro da sua empresa.

Algumas boas opções são:

 

1. Desenvolva promoções especiais para o Dia dos Pais

É possível lançar diversas promoções, como um “traga seu pai para jantar e ganhe duas taças de vinho", ou então “filhos, acompanhados dos pais, ganham uma degustação exclusiva”. São muitas opções de promoções especiais que o seu estabelecimento pode fazer, inclusive, fazendo parcerias com fornecedores.

 

2. Faça um cardápio especial e exclusivo

Tanto para oferecer novas possibilidades, quanto para dar maior rotatividade e agilidade no atendimento, um cardápio exclusivo possibilita a escolha mais ágil, o preparo rápido e a satisfação do cliente. Inclua entradas, pratos principais, sobremesas e bebidas de diferentes tipos, deixando a mesa do cliente sempre repleta.

 

3. Ofereça desconto para uso de vales

Além do desconto em dinheiro, é possível também oferecer uma promoção especial para quem utilizar vales, como um brinde, um cashback na próxima ida ao local, um estacionamento ou valet gratuito e muitas outras opções. Se sua empresa é um mercado, por exemplo, ofereça 10% de desconto em todas as compras pagas com vale-refeição durante a semana do Dia dos Pais.

 

4. Forneça serviço de delivery grátis

Existem também os pais e filhos que preferem tomar uma cerveja reunidos em casa, para eles, ofereça a opção de delivery grátis e de compra segura quando optarem por pagar com vale-alimentação e vale-refeição ou para pedidos acima de um determinado valor, essa é uma forma de estimular o uso e aumentar as chances de fidelização. 

 

5. Organize degustações e demonstrações culinárias

É possível proporcionar aos pais e filhos uma experiência diferenciada, como uma mesa de queijos para degustação com uma cerveja ou vinho especiais, uma carne diferenciada, ou até mesmo bebidas destiladas como degustação.

 

6. Faça campanhas de marketing direcionadas 

Direcione suas campanhas mostrando a variedade de opções que oferece em itens de culinária, como carnes, queijos, massas e bebidas para atrair a atenção dos pais e a possibilidade de pagamento com vales para despertar o desejo dos filhos, que tendem a pagar a conta em encontros como estes. Além disso, destaque as promoções, o cardápio especial e os benefícios de utilizar vales-refeição e alimentação na sua empresa. Use redes sociais, e-mail marketing e anúncios para alcançar seu público-alvo.

 

7. Invista na experiência do cliente

Apesar da necessidade da rotatividade da casa em dias especiais, é necessário apresentar uma experiência diferenciada, para isso, foque no bom atendimento, na agilidade, na demonstração de experiências culinárias e na variedade de formas de pagamento. 

 

Invista em forma de pagamento diferenciadas no Dia dos Pais

Aceitar vale-refeição e vale-alimentação como formas de pagamento no seu estabelecimento pode trazer inúmeros benefícios, especialmente em datas comemorativas como o Dia dos Pais. Sua empresa conseguirá aumentar suas vendas, fidelizar mais clientes e se diferenciar da concorrência. 

Além disso, uma solução prática e eficiente para aceitar vales-refeição e vale-alimentação é utilizar as maquininhas do Mercado Pago. Além de serem compatíveis com as principais operadoras de vales, essas maquininhas oferecem diversas vantagens, como taxas atrativas, recebimento na hora, variedade em formas de pagamento, mais facilidade no uso e ainda apresenta relatórios e ajuda na gestão de vendas. 

Invista em formas de pagamento diferenciadas no Dia dos Pais e aproveite os benefícios de aceitar vale-refeição e vale-alimentação no seu estabelecimento.




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