Conexão Mercado Pago

Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa: por que celebrar?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Sep 27, 2022 12:00:00 PM

As Micro e Pequenas empresas são peças fundamentais para geração de emprego e renda no Brasil. Estamos falando da padaria da esquina, de lojas, lanchonetes e tantos outros serviços que fazem parte do dia a dia da população e ajudam a movimentar a economia.

Destacar essa importância é um dos objetivos do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro, uma das datas comemorativas mais importantes quando o assunto é ressaltar a relevância desses empreendimentos, abrindo as portas no mercado. 

 

A importância das Micro e Pequenas Empresas

Esse setor é a base da economia brasileira, representando 98% das empresas do país e sendo responsável por 27% de tudo que é produzido. Aliás, você sabia que esses segmentos correspondem a 52% dos empregos gerados e a 40% da massa salarial?

São incluídos na categoria microempresas com rendimento anual de até R$ 360 mil ou que contratam no máximo nove funcionários no comércio e serviços ou então 19 funcionários para o setor industrial. Já as pequenas empresas podem ter um rendimento máximo de R$ 4,8 milhões por ano, além da possibilidade de contratarem de 10 a 49 funcionários no comércio e serviços ou de 20 a 99 funcionários na indústria. 

Mas toda essa importância não seria possível sem a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar n.º 123/2006), que regulamenta o funcionamento simplificado e diferenciado a esse setor, incentivando a evolução e a competitividade de micro e pequenas empresas, com o objetivo de gerar distribuição de empregos, renda, inclusão social e redução do trabalho informal. 

 

5 vantagens em investir nas Micro e Pequenas Empresas

Existem diversos benefícios ao optar por esses modelos de empresas, principalmente no que diz respeito à gestão integrada facilitada e à redução da carga tributária. Não é à toa que esses empreendimentos estão reagindo melhor diante das crises que o país vêm enfrentando nos últimos anos, já que as micro e pequenas empresas costumam ter melhor recuperação em comparação às empresas com porte médio ou grande. 

Veja como funcionam essas vantagens na prática: 

 

1. Redução da carga tributária

Em muitos casos, é possível obter uma redução de até 40% de acordo com a atividade da empresa.

 

2. Recolhimento unificado

Permite que todas as obrigações sejam recolhidas com uma única guia, facilitando os processos.

 

3. Redução das obrigações trabalhistas

Empresas que são optantes do regime Simples Nacional estão dispensadas de recolher o chamado INSS patronal, uma Contribuição Previdenciária paga pelo empregador. 

 

4. Menos Burocracias

Há maior facilidade no registro e controle das atividades da empresa, pois a tributação incide sobre a receita bruta. 

 

5. Facilidades para participar de licitações

Esses empreendimentos podem participar de licitação mesmo com as obrigações em atraso. Se o valor proposto for até 7% acima da concorrência, a empresa vence a licitação (exceto se os concorrentes não forem outras microempresas). 

 

👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce

 

Quais as oportunidades que as Micro e Pequenas empresas devem aproveitar?

Elas são uma ótima alternativa para quem pretende empreender e não tem experiência ou pretende investir. Por isso, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é tão importante, ajudando a popularizar essa modalidade e seu potencial de mercado. Conheça mais a seguir:  

  • Aproveite as oportunidades de transformação: Num cenário de ampla mudança de tendências e preferências do consumidor, é possível explorar esse momento com criatividade e estratégias que ajudam a se destacar. Além de uma digitalização mais democrática, o público reforçou a ideia de investir em pequenas iniciativas e empresas locais, fortalecendo a relação de proximidade entre vendedores e clientes.
  • Melhor reação a crises financeiras: Em geral, as crises costumam impactar primeiro as micro e pequenas empresas. Porém, é justamente esse segmento que costuma se recuperar primeiro, contribuindo para a retomada dos empregos. Aliás, uma pesquisa do Sebrae apontou que, em 12 meses, os pequenos negócios apresentaram um saldo positivo de 2.094.812 novos empregos – o que corresponde a 71,8% das vagas criadas no país.
  • Ocupam espaços e resolvem problemas: Com tantas transformações, existem espaços a ocupar. Ainda que muitos tenham empreendido por necessidade, por conta do desemprego, é preciso olhar para as oportunidades. Micro e pequenas empresas que geram mudanças e resolvem os problemas dos consumidores  podem se destacar e muito. 
  • Mais criatividade e tecnologia: Principalmente por conta da pandemia, muitas empresas foram obrigadas a se reinventar. Oferecer vendas on-line, trabalhar com redes sociais, aceitar pagamentos digitais – essas foram apenas algumas das mudanças, que acabam trazendo vantagem competitiva e atendendo melhor às necessidades dos clientes. 

 

Existem soluções que podem te ajudar a decolar as vendas em datas comemorativas como o Dia Nacional da Micro e Pequenas Empresas, justamente por transformar a forma como sua empresa oferece seus produtos ou serviços, cobra os clientes e organiza suas finanças, entre outros. 

O Mercado Pago, por exemplo, conta com inúmeras soluções para organizar as finanças da empresa e ainda para vender mais e melhor com segurança, agilidade e tecnologia. Conte com soluções como o empréstimo sob medida que agiliza o pagamento do seu cliente e consequentemente pode favorecer sua experiência de compra. 

 

👉Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes

 

Comemore o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa!

Micro e pequenas empresas movimentam a economia, geram empregos e estão presentes no dia a dia de todos os brasileiros. Por isso, comemorar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa ajuda a aumentar a visibilidade e dar mais palco a esse setor, que gera renda e tem importância fundamental para o crescimento da economia do Brasil. 

E esse potencial pode ir muito além com a atuação desses empreendimentos na internet, contando com soluções que contribuem para a gestão estratégica.

 

💡Leia também:

5 melhores práticas para uma gestão do crédito para empresas

Empréstimo para empresa: como eliminar as burocracias

Como aprovar e ter taxas menores ao solicitar empréstimo empresarial

Como conseguir uma oferta de crédito para sua empresa?

Quais os benefícios da antecipação de recebíveis para seu e-commerce?