As Micro e Pequenas empresas são peças fundamentais para geração de emprego e renda no Brasil. Estamos falando da padaria da esquina, de lojas, lanchonetes e tantos outros serviços que fazem parte do dia a dia da população e ajudam a movimentar a economia.
Destacar essa importância é um dos objetivos do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado em 5 de outubro, uma das datas comemorativas mais importantes quando o assunto é ressaltar a relevância desses empreendimentos, abrindo as portas no mercado.
Esse setor é a base da economia brasileira, representando 98% das empresas do país e sendo responsável por 27% de tudo que é produzido. Aliás, você sabia que esses segmentos correspondem a 52% dos empregos gerados e a 40% da massa salarial?
São incluídos na categoria microempresas com rendimento anual de até R$ 360 mil ou que contratam no máximo nove funcionários no comércio e serviços ou então 19 funcionários para o setor industrial. Já as pequenas empresas podem ter um rendimento máximo de R$ 4,8 milhões por ano, além da possibilidade de contratarem de 10 a 49 funcionários no comércio e serviços ou de 20 a 99 funcionários na indústria.
Mas toda essa importância não seria possível sem a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar n.º 123/2006), que regulamenta o funcionamento simplificado e diferenciado a esse setor, incentivando a evolução e a competitividade de micro e pequenas empresas, com o objetivo de gerar distribuição de empregos, renda, inclusão social e redução do trabalho informal.
Existem diversos benefícios ao optar por esses modelos de empresas, principalmente no que diz respeito à gestão integrada facilitada e à redução da carga tributária. Não é à toa que esses empreendimentos estão reagindo melhor diante das crises que o país vêm enfrentando nos últimos anos, já que as micro e pequenas empresas costumam ter melhor recuperação em comparação às empresas com porte médio ou grande.
Veja como funcionam essas vantagens na prática:
Em muitos casos, é possível obter uma redução de até 40% de acordo com a atividade da empresa.
Permite que todas as obrigações sejam recolhidas com uma única guia, facilitando os processos.
Empresas que são optantes do regime Simples Nacional estão dispensadas de recolher o chamado INSS patronal, uma Contribuição Previdenciária paga pelo empregador.
Há maior facilidade no registro e controle das atividades da empresa, pois a tributação incide sobre a receita bruta.
Esses empreendimentos podem participar de licitação mesmo com as obrigações em atraso. Se o valor proposto for até 7% acima da concorrência, a empresa vence a licitação (exceto se os concorrentes não forem outras microempresas).
👉 Omnichannel: guia completo da estratégia no e-commerce
Elas são uma ótima alternativa para quem pretende empreender e não tem experiência ou pretende investir. Por isso, o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa é tão importante, ajudando a popularizar essa modalidade e seu potencial de mercado. Conheça mais a seguir:
Existem soluções que podem te ajudar a decolar as vendas em datas comemorativas como o Dia Nacional da Micro e Pequenas Empresas, justamente por transformar a forma como sua empresa oferece seus produtos ou serviços, cobra os clientes e organiza suas finanças, entre outros.
O Mercado Pago, por exemplo, conta com inúmeras soluções para organizar as finanças da empresa e ainda para vender mais e melhor com segurança, agilidade e tecnologia. Conte com soluções como o empréstimo sob medida que agiliza o pagamento do seu cliente e consequentemente pode favorecer sua experiência de compra.
👉Estratégias de vendas: guia completo para atrair e fidelizar clientes
Micro e pequenas empresas movimentam a economia, geram empregos e estão presentes no dia a dia de todos os brasileiros. Por isso, comemorar o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa ajuda a aumentar a visibilidade e dar mais palco a esse setor, que gera renda e tem importância fundamental para o crescimento da economia do Brasil.
E esse potencial pode ir muito além com a atuação desses empreendimentos na internet, contando com soluções que contribuem para a gestão estratégica.
💡Leia também:
5 melhores práticas para uma gestão do crédito para empresas
Empréstimo para empresa: como eliminar as burocracias
Como aprovar e ter taxas menores ao solicitar empréstimo empresarial
Como conseguir uma oferta de crédito para sua empresa?
Quais os benefícios da antecipação de recebíveis para seu e-commerce?