Em um mercado de alta competitividade, com excesso de ofertas e saturado até certo ponto, um dos maiores desafios do empresário é a fidelização de clientes. E para as empresas, tal desafio torna-se ainda maior quando estão lidando com o ambiente virtual.
No e-commerce, a variedade de produtos e serviços está a poucos cliques do usuário e, para garantir a retenção e satisfação do cliente, é preciso muito mais do que um bom produto; é necessária uma experiência de compra incrível e um atendimento ao cliente realizado com excelência. E quando falamos em excelência, significa entender as reais necessidades do comprador e a resolução de possíveis problemas de forma rápida e eficaz, gerando uma relação de confiança e credibilidade.
O fato é que atualmente os consumidores não buscam apenas soluções ou um produto específico, mas experiências customizadas e um acolhimento realizado de forma impecável, garantindo um enorme diferencial estratégico para o sucesso de sua empresa.
E em um mundo onde a informação espalha-se em tempo real e o alcance ultrapassa fronteiras, entender as necessidades individuais dos clientes é fator determinante para criar conexões verdadeiras e fazer a entrega de valor além da compra deixou de ser apenas um diferencial, mas sim uma estratégia obrigatória para cativar o consumidor online alinhada ao seu novo comportamento de consumo.
Afinal de contas, o que é um follow-up? Antes de explicar a importância dessa estratégia de vendas, é fundamental apresentar o conceito, pois trata-se de uma importante ferramenta para o gestor de e-commerce.
Follow-up é o acompanhamento do cliente realizado após o primeiro contato ou compra, permitindo que as empresas estejam presentes durante todo o processo de decisão do consumidor. Com o entendimento do comportamento do consumidor e o constante acompanhamento, é possível oferecer informações adicionais, suporte e até mesmo produtos ou soluções complementares.
Essa abordagem é diretamente responsável por melhorar a experiência de compra, a fidelização — comprovadamente mais econômica do que a aquisição de um novo cliente — e o aumento de valor da solução ofertada por sua empresa.
E pode parecer clichê, mas o boca a boca ainda é fundamental para o sucesso do ciclo de vendas de qualquer empresa e um cliente satisfeito e bem atendido, tem uma enorme tendência de voltar a comprar e recomendar a marca, fazendo do follow-up uma das estratégias de vendas mais poderosas para quem quer um alicerce forte em sua empresa.
Sendo assim, é cada vez mais importante investir em personalização e acompanhamento de jornada de compra para os clientes. Afinal, essa é uma forma indispensável para criar boas oportunidades de vendas.
Saber como aplicar boas estratégias de vendas é essencial para empresas que querem se destacar no mercado. Entre elas, investir no follow-up pode justamente ser a estratégia que falta para que sua empresa tenha aquele diferencial competitivo que seus times tanto buscam.
Entenda como essa estratégia pode trazer benefícios para suas operações:
Como já foi dito, o follow-up é uma das mais importantes estratégias de vendas que pode ser muito interessante para estreitar o relacionamento com o consumidor. E com algumas técnicas de vendas é possível extrair o melhor de tal ação. Veja:
A criação de um cronograma eficiente para acompanhar o cliente após o contato inicial é fundamental para evitar hiatos entre a comunicação, comprometendo o engajamento e as possibilidades de conversão. Além disso, estabeleça prazos bem definidos de envios de e-mails, mensagens e ligações, mantendo viva a lembrança da marca na mente do consumidor.
Conhecer o histórico de cada cliente e negociação, as preferências e as necessidades permite oferecer uma comunicação assertiva e personalizada. É importante mencionar negociações anteriores, interesses específicos e utilizar tokens de personalização, principalmente em uma comunicação direta (use o nome do cliente) para gerar uma relação de maior proximidade.
Também conhecido como “Gestão de relacionamento com o cliente”, o CRM robusto é fundamental para organizar as informações do seu cliente e suas interações. Além disso, um bom CRM permite a configuração de mensagens automáticas, lembretes, segmentações e modelos de mensagens, tornando o follow-up de vendas muito mais eficaz.
Quanto mais canais de comunicação forem abertos para o consumidor, maiores as chances de captar novos leads. Portanto, utilize múltiplos canais como WhatsApp, e-mail, telefone, chatbots, redes sociais, entre outros. Além disso, também é importante manter uma comunicação com linguagem unificada, mas respeitando as particularidades de cada canal.
Ouvir as impressões de quem efetivamente se relacionou com sua empresa é fundamental para enxergar pontos de melhoria. Faça questionamentos sobre o produto, serviço e o atendimento. Além disso, mostrar para o cliente que a sua opinião é importante pode ser muito importante para fortalecer o relacionamento e fazê-lo perceber o valor que possui para a sua marca.
Definitivamente o follow-up é uma estratégia de vendas fundamental para o sucesso das vendas e das relações entre consumidor e empresa. Muito mais do que apenas uma etapa do processo comercial, o follow-up é uma ferramenta importante para fortalecer o relacionamento com o cliente, melhorando as experiências de compra e aumentando os resultados de vendas.
Ao aplicar de forma coordenada e estratégica, essa estratégia permite acompanhar o cliente durante toda a sua jornada de compra, possibilitando ajustes em tempo real, suporte especializado e a oferta de soluções complementares, aumentando a percepção de confiança da marca.
E neste processo, investir em boas estratégias de vendas e oferecer experiências de compra personalizadas também depende da escolha de parceiros de pagamento que sejam ágeis e seguros, garantindo um checkout rápido e que transmita confiança ao consumidor. Por isso, muito cuidado na hora de analisar e definir quais serão suas ferramentas e soluções parceiras.
É hora de transformar o follow-up da sua empresa em um diferencial estratégico para converter leads em oportunidades e clientes em parceiros de longa data! Comece ainda hoje!
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