9 estratégias para ter sucesso com a queima de estoque em sua empresa
Estoque em excesso não é bom para nenhuma empresa. Além de não ser indicado, ele representa parte de produtos parados que poderiam estar rendendo lucro para sua empresa. Quando estes produtos não são vendidos no prazo estipulado inicialmente, acabam ficando parados no estoque e representando uma massa de dinheiro parado e sem destino.
Fazer com que tudo isso não aconteça é possível e a queima de estoque pode ser a resposta certa para sua empresa. No caso, a queima de estoque é uma das maneiras mais eficazes de acabar com estoque parado e dar giro de estoque para sua empresa, porém, essa estratégia exige cuidado e planejamento para não resultar em prejuízos ou impacto negativo para a imagem da sua loja.
O que é uma queima de estoque?
A queima de estoque nada mais é que um processo estratégico para vender, de forma ágil, os produtos em grande quantidade em um valor abaixo do mercado. Essa estratégia tem foco em acabar com o estoque parado e aumentar o fluxo de caixa da empresa, além de abrir espaço para novos produtos entrarem.
Queimar estoque faz com que a sua empresa remova produtos que já estão obsoletos ou em excesso, atraindo novos clientes e impulsionar vendas. Afinal, muitos clientes ainda querem aqueles produtos, mas muitas vezes não podem pagar pelo valor atual dele. Mas, com uma queima de estoque e apresentando um valor mais atrativo, a opção se torna super interessante.
Uma pesquisa realizada pela FecomercioSP, no último ano, revelou que cerca de 42% dos empresários consideram seu estoque inadequado, ou seja, um estoque parado e obsoleto. Esse número revela a necessidade de boa parte das empresas em realizar uma queima de estoque para dar giro de estoque e fazer com que novas possibilidades surjam.
É comum que estes períodos de queima de estoque aconteçam em datas estratégicas, como troca de coleção, épocas sazonais, épocas de promoção, como a Black Friday, Cyber Monday, mês do consumidor e até mesmo em mudanças internas da empresa, como fechamento de lojas ou troca de administração.
Como saber se vale a pena fazer uma queima de estoque em sua empresa?
Uma queima de estoque requer planejamento e análises para que a sua empresa saiba se, de fato, é a melhor estratégia para se livrar do estoque parado. Através do planejamento e alguns pontos de atenção é possível ter um indicativo se essa será a melhor forma de fazer giro de estoque, lucrar com vendas e também atrair novos consumidores para novas coleções.
Para fazer tudo isso, alguns pontos de atenção merecem um olhar cuidadoso:
- Avaliação dos custos: é importante fazer uma avaliação dos custos que serão destinados a queima de estoque, ou seja, analisar gastos de logística, divulgação, embalagem, descontos e tudo o que for gasto. Estes valores precisam estar na balança para saber se terá mais retorno que gastos.
- Necessidade real da ação: seu estoque realmente está tão parado assim? Muitas vezes, o estoque pode ter alguns artigos sem um giro tão grande, mas que possuem saída, nesse caso, talvez seja mais vantajoso investir em uma divulgação mais constante. Pense nas questões de sazonalidade, como férias escolares, e estratégias de vendas.
- Previsão de retorno da ação: é importante calcular o retorno da ação para entender a necessidade de fazê-la. Nessa soma é fundamental acrescentar os valores que os produtos podem retornar para o caixa e também o relacionamento do cliente com a sua marca.
9 estratégias para ter sucesso com a queima de estoque em sua empresa
Depois de avaliar se a queima de estoque é realmente a melhor forma de eliminar o estoque parado na sua empresa, é hora de saber algumas estratégias para otimizar a ação. Estruturando bem a dinâmica, é possível que ela traga bons resultados e algumas das formas de fazer isso são:
1. Elabore um planejamento detalhado da ação
Em um planejamento detalhado, é essencial trabalhar com tudo o que pode sobre a ação, como definição dos objetivos, público-alvo, valores, prazos, logística, expectativa de retorno, novos produtos para repor estoque, relacionamento com o cliente e tudo mais de necessário para a ação funcionar corretamente.
Por exemplo, se sua empresa possui uma loja online e uma loja física, é essencial planejar como a queima de estoque será feita em cada canal, ajustando sempre a comunicação e a oferta dos produtos conforme o perfil de seus clientes.
2. Defina metas possíveis
Definindo metas possíveis e realistas para queima de estoque, a chance do sucesso é maior. Ou seja, se sua empresa tem um estoque com 100 peças paradas, defina uma meta de vender pelo menos 50 delas para livrar uma parte do estoque e trabalhar para isso. Ao vender e até mesmo ultrapassar o número, sua meta terá sido batida e o que vender a mais é uma superação.
Isso tudo funciona como um aumento de expectativa com a sua empresa. Metas claras podem ajudar a direcionar os esforços da sua equipe e medir o sucesso da campanha.
3. Determine um prazo para o fim da ação
É importante que a ação de queima de estoque tenha fim para que a sua empresa possa calcular os resultados dela. Assim, é possível entender se a ação deu certo, se foi possível alcançar metas e se uma nova ação do mesmo nível pode ser feita ou deve ser repensada.
Por exemplo, uma campanha de queima de estoque pode ser planejada para durar um mês em sua empresa, com a ajuda de um cronograma de atividades promocionais semanais. Dessa forma, sua empresa cria um senso de urgência entre os clientes e apresenta resultados, que poderão ser avaliados posteriormente.
4. Mantenha uma planilha para controle de estoque
O controle de estoque é fundamental para a sua empresa ter noção das vendas feitas, espaço livre em estoque, novos produtos que precisam ser repostos e também controle de fluxo de caixa. Fazer isso através de uma planilha para controle de estoque deixa tudo mais fácil. Sua empresa pode, por exemplo, ter uma planilha para registrar diariamente a quantidade de itens vendidos, o estoque restante e as receitas geradas, permitindo ajustes rápidos nas estratégias de vendas.
5. Selecione com cuidado os produtos
Produtos em queima de estoque precisam ser atrativos e chamar atenção do cliente. Por isso, selecione com carinho as peças que entrarão na campanha e que cairão no gosto do público. Identifique quais produtos estão parados há mais tempo e quais possuem maior potencial de venda com descontos. Produtos de estações passadas ou itens com baixa rotatividade, por exemplo, podem ter prioridade na queima de estoque da sua empresa.
6. Crie promoções e ofertas estratégicas
É possível oferecer descontos atraentes para pagamento à vista, desconto progressivo, sugestão de kits e combos de produtos com valores mais atrativos e diversas outras estratégias para vender mais e receber pela venda na hora. Sua empresa pode oferecer, por exemplo, 10% de desconto para pagamentos à vista e 15% para pagamentos no cartão de crédito, aumentando suas vendas e atraindo diferentes perfis de clientes.
7. Invista em divulgação nas redes sociais
A divulgação é tudo, principalmente para uma ação como essa. As redes sociais abrigam os principais clientes que estão na busca por ofertas e oportunidades, então é lá que a sua empresa precisa agir. Publique posts regulares com fotos dos seus produtos, tenha descrições detalhadas e disponibilize links para compra. Sua empresa pode criar, por exemplo, uma série de stories no Instagram mostrando itens em promoção e ainda incluir um link direto para sua loja.
8. Explore datas comemorativas
Datas sazonais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo, Black Friday e Semana do Consumidor podem ser exploradas com frequência para ações como esta. Isso porque elas são oportunidades grandiosas de vender mais, possuem um apelo natural para o consumo, já que a demanda aumenta.
Por exemplo, sua empresa pode planejar uma queima de estoque com descontos adicionais durante a Black Friday, criando ofertas exclusivas para atrair mais clientes.
9. Ofereça soluções de pagamento diversificadas
A maquininha Point Mercado Pago, por exemplo, é uma solução que pode te ajudar em todos os processos de venda de sua empresa, principalmente na hora de cobrar. Sua rapidez, versatilidade e segurança agiliza o pagamento e oferece ao cliente diversas formas de pagar, aceitando inúmeros meios de pagamento como cartões de crédito, débito, Pix por código QR e pagamento por aproximação.
E qual o ponto positivo para a sua empresa? Receber pelo valor cobrado na hora na sua Conta Mercado Pago, contar com a melhor maquininha de cartão do Brasil, que não possui mensalidade ou taxa de aluguel, e ter como parceiro o banco digital parceiro do Mercado Livre e que pode oferecer diversas vantagens para sua empresa, desde a gestão das vendas, até a flexibilidade para realizar as vendas onde, como e quando quiser.
Tudo pronto para transformar seu estoque em lucro?
A queima de estoque pode ser a melhor solução para acabar com o estoque parado da sua empresa. Isso garantirá maior lucro, atração de clientes e giro de estoque, o que é essencial para o crescimento sustentável e saudável. Contar com soluções que ajudem nessa estratégia também é essencial, como a Maquininha Point Mercado Pago, que proporciona facilidade, tecnologia e segurança na hora de cobrar pelos seus produtos.
Com a Maquininha Point Mercado Pago, é possível aumentar as possibilidades de meios de recebimento aceitos, assim como garantir mais comodidade aos clientes e segurança. Por fim, através da Maquininha Point, é possível receber o dinheiro de suas vendas na hora, diretamente na sua Conta Mercado Pago.
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