Quando as vendas e o marketing de um negócio começam a trabalhar juntos, é possível vender mais, impulsionar o aumento da receita e aumentar a satisfação dos clientes. Ou seja, quanto melhor for o seu funil de vendas, mais lucrativa e competitiva se torna a sua empresa. Para isso, é preciso entender como funciona e como otimizar essa estratégia de conversão a seu favor.
O funil de vendas, também conhecido como funil de compras, nada mais é que o processo pelo qual os seus clientes potenciais passam desde o primeiro ponto de contato até virarem seus clientes de fato, efetuando a compra de um produto ou serviço.
Como o formato sugere, o topo do funil é mais amplo e vai filtrando os futuros clientes em cada etapa, afunilando até que no fundo do funil estejam somente aqueles possíveis consumidores mais predispostos a virarem seus clientes.
Quanto mais potenciais clientes entrarem, percorrem e saírem do funil de vendas, mais forte e otimizado ele será, melhorando cada vez mais as taxas de conversão em cada etapa.
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Para entender na prática como funciona um funil de vendas, o primeiro passo é conhecer o acrônimo AIDA, que ajuda a memorizar os estágios. São as quatro etapas que representam as fases vividas pelo cliente potencial até se tornar um cliente:
A primeira delas se trata da conscientização, onde os potenciais clientes terão contato inicial com o seu negócio. Pode ser por meio de uma pesquisa no Google, uma ação offline ou até mesmo um post nas redes sociais. Nessa etapa, eles vão conhecer sua empresa, produto ou serviço, e geralmente ainda não estão considerando uma compra nesse momento. É a chance de causar uma primeira boa impressão, destacando seus pontos fortes e incentivando o engajamento.
O segundo estágio do funil diz respeito ao momento em que há percepção de que seu produto ou serviço atende ou não às necessidades do potencial cliente. Esse ainda não é o momento de decisão, mas deve ser aproveitado para se consolidar como a opção correta para os clientes ideais, ajudando a estabelecer confiança e um relacionamento.
Como o próprio nome sugere, nessa fase o potencial cliente já sabe que precisa de uma solução para as suas dores ou necessidades, e provavelmente está considerando outras opções além da sua marca. É o momento de trabalhar fortemente seu diferencial de mercado, seja ele o preço, qualidade, atendimento, entre outros.
O último estágio indica quando o cliente está pronto para tomar uma ação, ou seja, fazer a compra dos seus produtos e serviços, bastando o empurrão final para convencê-lo. Uma pesquisa da eConsultancy aponta que 83% dos compradores on-line precisam de suporte para concluir uma compra. Uma das estratégias pode ser investir numa demonstração, período de teste ou consultores que possam sanar dúvidas de maneira ágil.
Todo funil de vendas pode ser aprimorado para que uma porcentagem cada vez maior de potenciais clientes virem clientes fidelizados. Veja algumas dicas essenciais que podem ajudar na otimização em cada estágio:
O primeiro passo para estruturar um bom funil é entender o máximo possível sobre seu público. A segmentação errada, nesse caso, significa prejuízos em tempo e dinheiro. Comece pelo mapeamento detalhado de quem são os seus potenciais clientes, suas dores, dúvidas, aspirações, qual linguagem será atrativa, os pontos de contato, canais usados para comunicação, etc.
Uma pesquisa da Conductor mostra que o conteúdo educacional pode aumentar em 131% a probabilidade de os consumidores comprarem com um determinado negócio. Ou seja, fazendo um ótimo conteúdo que eduque e resolva as dúvidas do seu público, você está solucionando um problema, se posicionando como especialista, ganhando a confiança e ajudando seu potencial cliente a avançar pelo funil em direção à ação.
Um bom funil é aquele que passa por constantes otimizações e, para isso, é preciso caprichar na mensuração de dados. Analisando os números, é possível entender o que está funcionando bem e aquilo que precisa ser melhorado para que as taxas de conversão de cada etapa sejam cada vez mais positivas.
O uso de gatilhos mentais e boas chamadas para ação (CTAs) é imprescindível para orientar os possíveis clientes no avanço da jornada. É preciso sempre deixar claro qual deve ser o próximo passo, conduzindo na ação desejada. Em cada etapa é possível usar diferentes tipos de gatilhos, como prova social, escassez, autoridade, conforme os objetivos.
Não adianta ter apenas um ótimo produto ou serviço se o cliente sente dificuldade na hora de fazer o fechamento da compra. Por isso é tão importante investir em atendimento e suporte para orientar os clientes, tirar dúvidas e conduzir à ação final. É importante, além de uma equipe treinada, oferecer diferentes canais de atendimento, do telefone às opções de respostas instantâneas, como o chat online ou WhatsApp.
O Checkout de pagamento é uma ferramenta que pode ser incorporada ao funil de vendas do seu e-commerce por conta da sua capacidade em transformar uma visita feita no seu e-commerce em uma venda bem-sucedida. Para isso é criado uma página segura e ágil para que o seu cliente consiga fazer o cadastro, verifique seu pedido, defina o modo de entrega e a realize o pagamento.
Aliás, esse tipo de estratégia pode garantir uma experiência de compra mais interessante ao seu cliente por ampliar sua segurança e confiança no processo, como também diminuir a taxa de abandono de carrinho, aumentar as conversões, entre outros.
Com um funil de compras bem estruturado, sua estratégia de vendas e marketing será muito mais efetiva. Você reduzirá custos, otimizará ações e se tornará um verdadeiro especialista em atender as necessidades do seu consumidor em todas as etapas. Com isso, você pode atrair, converter e fidelizar clientes, tornando seu negócio cada vez mais lucrativo.
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