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Por que oferecer outros métodos de pagamento em cobranças recorrentes?

5 min de leitura Atualizado em 12/01/2024
Empreendedora vendo as vantagens de oferecer diversos métodos de pagamento para seus clientes recorrentes.

Comum nos serviços de streaming, o pagamento recorrente tem se espalhado por diversos outros segmentos, ajudando comerciantes de todos os tipos a oferecerem seus produtos com um método de pagamento flexível, atraindo, retendo e fidelizando mais clientes.

Como o próprio nome sugere, pagamento recorrente é como uma assinatura, em que o consumidor paga mensal, trimestral, semestral ou anualmente - por quanto tempo e de que maneira desejar - para receber um produto ou serviço de maneira contínua.

Hoje, essa forma de pagamento tem crescido exponencialmente no Brasil, alcançando um aumento de 17,6% em número de transações nos últimos anos.

Normalmente, quando se fala em pagamento recorrente, o principal meio de pagamento que vem à mente é o cartão de crédito. Mas ele não é o único, e investir em outros meios para recorrência pode ser o segredo que o seu negócio precisa para vender mais e oferecer uma experiência de pagamento ainda melhor.

 

Por que disponibilizar outros métodos de pagamento nas cobranças recorrentes?


Seja qual for o tipo do seu negócio e-commerce, retenção é uma palavra de extrema importância. Afinal, é interessante para qualquer negócio que um consumidor não compre apenas uma vez, mas continue voltando. A ideia da recorrência é exatamente essa. Por isso, é muito importante considerar quais fatores colaboram para que isso aconteça, e a diversidade de métodos de pagamento é um deles.

Ir além do cartão de crédito na hora de oferecer pagamentos recorrentes fortalece um número que impacta qualquer negócio: a taxa de conversão. Ou seja, faz com que mais visitantes do site se tornem compradores - e permaneçam assim. 

É possível, por exemplo, oferecer pagamentos via Pix, carteira digital, boleto bancário, débito em conta. Descubra alguns dos maiores benefícios de fazer isso:

 

seta2 Atrair mais clientes


Em primeiro lugar, com mais métodos de pagamento disponíveis, mais clientes podem comprar seus produtos ou serviços. Há um grande número, por exemplo, de desbancarizados no Brasil, pessoas que não possuem uma conta em banco ou não utilizam serviços bancários, como o cartão de crédito. Eles precisam de outros métodos de pagamento para poder fazer a assinatura de produtos ou serviços.

 

seta2 Aumentar a taxa de conversão


A retenção é essencial no pagamento recorrente. Como se compromete com um período de assinatura, o cliente continua fazendo os pagamentos pelo período contratado. Mas se, por exemplo, acontecer de ultrapassar o limite do cartão antes da efetivação da cobrança, o pagamento será recusado e é preciso oferecer outras possibilidades para que ele seja realizado. 

 

seta2 Reduzir o abandono de carrinho


O abandono de carrinhos é um fenômeno muito comum nas vendas online, mas pode ser evitado. No caso dos pagamentos recorrentes, métodos de pagamento que vão além do cartão de crédito podem ser a resposta para ele. Ao finalizar uma compra, o consumidor espera poder pagar como deseja, isso faz com que finalize o processo de compra.

 

seta2 Criar uma boa experiência de compra


Por fim, oferecendo ao comprador a possibilidade de escolher como deseja pagar por seu serviço de assinatura, cria-se uma experiência de compra ainda melhor. Isso faz com que ele volte a comprar e ainda fale sobre sua boa experiência a outros.

 

Pagamento recorrente: uma boa opção para seu negócio


De qualquer forma, o pagamento recorrente é uma ótima opção para qualquer negócio. Além de facilitar a vida do comprador que, com cobranças automáticas, recebe produtos e serviços por um longo período de tempo, também traz diversos benefícios ao vendedor, como previsão de receita, planejamentos mais assertivos, a retenção de que já falamos, entre muitos outros.

Isso permite um planejamento financeiro mais acertado, já que é possível prever quanto dinheiro vai entrar nos próximos meses. Assim, é mais fácil fazer investimentos, preparar estoque, se planejar para pagar contas e fornecedores e entender quando é primordial buscar novos clientes ou trabalhar para renovar aqueles que já usam o serviço.

 

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É possível melhorar ainda mais a experiência em pagamentos recorrentes


Os pagamentos recorrentes, por si só, já são sinônimo de novas possibilidades para o seu e-commerce. Acrescentando métodos de pagamento diversos a eles, é possível ir além, aumentando a retenção de clientes, as taxas de conversão e a experiência de compra da sua loja. Vale lembrar que escolher um bom meio de pagamento que ofereça essa ferramenta também faz toda a diferença.

 

Melhore a previsibilidade financeira da sua empresa com o pagamento recorrente


Escrito por:

assinatura_equipe

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