Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Antecipação de recebíveis ou empréstimo: o que vale a pena?

Mercado Pago: empresário pesquisando sobre antecipação de recebíveis para sua empresa

Em alguns momentos da expansão de mercado, as empresas veem a necessidade de realizar novos investimentos, seja para acompanhar o mercado ou para a própria expansão, levantando capital de giro e cumprindo suas obrigações. E para realizar este investimento, a maioria recorre ao crédito ou empréstimos.

Porém, além desses, existe outro recurso muito útil para os gestores de empresas realizarem seus investimentos. A antecipação de crédito pode ser uma ótima opção para quem deseja ter uma assistência e auxílio de forma mais simples e prática para investir na expansão de sua empresa. 

O que é a antecipação de recebíveis

De acordo com o Banco Central, em janeiro de 2022, o saldo das operações de crédito solicitadas por empresas totalizou R$1,3 trilhão, para ajudar em diversos investimentos desejados. A antecipação de recebíveis nada mais é que um adiantamento do que você receberá de suas vendas futuramente. Empresas de qualquer porte podem solicitar e só é necessário apresentar um título, cheque ou duplicata a vencer, para negociar com a instituição que realizará a antecipação.

Ela pode ser realizada em três modalidades: Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs), que possuem taxas menores e recebem mais rápido, bancos com taxas mais atrativas, porém com mais burocracia e Factoring, com taxas maiores e menos burocracia. Além disso, os tipos de recebíveis se distribuem entre cartão de crédito, boletos bancários, cheques pré-datados e depósitos. 

É muito importante que você que gere uma empresa conheça bem sobre a antecipação de recebíveis, por este recurso prever um fluxo de caixa mais otimizado e evitar a falta de capital de giro em sua empresa.
 

Antecipação de recebíveis ou empréstimo: qual a diferença?

No caso do empréstimo, trata-se de valores que não são da sua empresa e sim da instituição, que impõe prazo de devolução. Já na antecipação de recebíveis, o dinheiro é da própria empresa, que será recebido futuramente, com taxas menores. 

Confira algumas diferenças: 

  • Taxas e juros
    Em empréstimos, as taxas e juros costumam ser mais altos por conta da avaliação e aprovação do cadastro da empresa solicitante, além do risco de inadimplência. No caso da antecipação de recebíveis, como o dinheiro é da própria empresa, não há esse risco e você receberá um dinheiro que já é seu, mas adiantado. 
  • Processo de recorrer
    Para o empréstimo, o empresário precisa passar por diversas burocracias com a instituição, além de documentos e avaliações demoradas. Na antecipação de recebíveis, o empresário só precisa informar os dados solicitados e as notas fiscais dos valores que deseja receber e, após a análise da instituição, o valor é depositado na conta. 
  • Custo financeiro para a empresa
    As taxas de juros em empréstimos são bem mais altas do que na antecipação de recebíveis, portanto ela se torna um recurso simples e com melhor custo benefício para a empresa que o solicita.

 

Na hora de escolher um recurso para te ajudar, é essencial ter um planejamento financeiro bem organizado para prevenir confusões de contas, que podem acabar prejudicando suas finanças. Escolher um recurso mais simples e dinâmico de usar e com taxas mais baixas pode ser a solução, como a antecipação de recebíveis. 

6 vantagens da antecipação de recebíveis

A principal vantagem da antecipação de recebíveis é seu custo benefício e seu processo de solicitação, que possui um risco menor de inadimplência, além do acesso dos valores ser menos burocrático. Tudo isso facilita na hora da empresa solicitar esse recurso para auxiliar em seus objetivos. 

Confira mais vantagens:

1. Taxas mais acessíveis

Diferente de empréstimos e financiamentos, as taxas de antecipação de recebíveis são bem menores do que outros recursos para investimento.

 

2. Fluxo de caixa mais saudável

Com esse recurso, é possível manter a saúde financeira da sua empresa no dia a dia, ajudando a cumprir as obrigações financeiras e contribuindo para sustentabilidade do mercado. 

 

3. Ótimo para realizar investimentos a curto prazo

A antecipação de recebíveis é uma ótima opção para quem deseja ter melhores resultados em sua empresa em pouco tempo, como campanhas de marketing. 

 

4. Reduz riscos para a empresa

É possível reduzir os riscos de não receber o dinheiro por uma venda efetuada, além de gerar um fluxo de caixa imediato.

 

5. Estruture melhor as finanças de sua empresa

Com esse recurso, sua empresa consegue se organizar sozinha e financiar suas operações com os recursos próprios.

 

6. Sua empresa cresce financeiramente

Sua empresa aproveita todas as oportunidades com a antecipação de recebíveis, possibilitando uma negociação mais simples com seus fornecedores.
 

👉 Conta PJ: o guia completo para sua empresa

 

Solicite a antecipação de recebíveis e veja sua empresa progredir!

A antecipação de recebíveis é uma ótima opção para quem deseja investir em sua empresa e ainda garantir um melhor custo benefício, por esse recurso possui taxas mais baixas e maior capacidade da empresa progredir financeiramente. 

Realizando um planejamento financeiro prévio, é possível adotar a antecipação de recebíveis como recurso. Além disso, existem bancos digitais parceiros que podem oferecer as melhores condições de crédito para sua empresa, além de conta PJ gratuita, sem burocracias nem taxas adicionais.

*Operação de crédito ofertada por Mercado Crédito Sociedade de Crédito Financiamento e Investimento S.A. Sujeito a aprovação.

 


 

💡 Leia também: 

Crédito para empresas: qual o melhor momento para um financiamento?

Investidor-anjo: o que é e como conseguir um para sua empresa?

Como o crédito pode ajudar a gestão do fluxo de caixa em empresas

Antecipação de recebíveis: o que é e como pode ajudar sua empresa

 

Chega de aperto financeiro. Confira como melhorar a situação financeira da sua empresa

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados