Além da organização de horários, controle de matrículas, pagamentos, recebimentos e o atendimento com qualidade ao cliente, todo gestor de um studio de pilates precisa se atentar a uma questão delicada: a fidelização dos alunos. Isso porque existem períodos em que a demanda fica lá embaixo, e aí como manter o funcionamento do espaço?
Mas com a estratégia certa, é possível manter o fluxo de caixa de um studio de pilates saudável durante o ano todo. Nós vamos te ajudar nessa missão!
Manter os alunos ativos durante o ano todo é um grande desafio aos studios. Bastou um feriado e, pronto, cadê todo mundo? Os desafios no que diz respeito à fidelização são grandes, com destaque aos seguintes:
A fidelização vem, principalmente, da excelência no atendimento: desde o acolhimento do aluno até o incentivo para dar continuidade às atividades e superar desafios.
Mas além do bom relacionamento, existem boas práticas de planejamento empresarial para fidelizar clientes em um studio de pilates. Veja:
As aulas experimentais precisam mostrar todo potencial que a prática do pilates pode trazer aos alunos. É necessário criar o desejo de voltar.
Para sair do óbvio e se mostrar diferente dos concorrentes, as aulas precisam ser dinâmicas. Incentive os professores para que não repitam o cronograma de atividades muitas vezes, para que sempre haja uma “novidade” ao aluno.
No início do ano, encontre as celebrações comuns, como Dia das Mães, Festa Junina e Natal, e inclua também comemorações específicas, como o Dia Mundial do Pilates. Em cada data, você pode criar cronogramas especiais, como aulões em família ou coquetel pós-aula.
“Faça as unhas com nossa parceira e ganhe um mês de aula grátis”. Ou então “matricule-se em janeiro e ganhe um jantar no restaurante parceiro”. São infinitas possibilidades que agregam valor ao seu studio e à empresa parceira.
Eduque o cliente sobre os benefícios do Pilates, o diferencial do seu studio, e use provas sociais através de depoimentos.
Proporcionar diferentes tipos de pagamento é fundamental para que o cliente possa escolher qual o meio será o melhor para o seu perfil. Sabendo que pode arcar com os custos, a inadimplência tende a cair.
A fidelização é o primeiro passo na estratégia de fidelização. Porém, não é o único. Garantir que os clientes paguem todas as mensalidades contratadas - mesmo que estejam de férias - é fundamental. Para que isso seja possível, é necessário oferecer planos de assinatura, que podem ser mensais, trimestrais, semestrais ou anuais, sob um contrato que firme o compromisso do aluno com o studio durante aquele período.
Se tem assinatura, seu studio precisa ter um meio de pagamento recorrente. Com essa solução, a cobrança é feita de forma automática, sem a necessidade de acionar sua equipe de atendimento para lembrar os clientes do vencimento das mensalidades, além de evitar a inadimplência.
Com o pagamento recorrente do banco digital Mercado Pago, é possível criar planos personalizados, cobrar de maneira automática, dar descontos e incentivos, controlar os pagamentos de maneira otimizada, dentre outras possibilidades. Seu studio e seus clientes ainda contam com toda a segurança necessária, com suporte total e proteção contra fraudes.
Mostrar o valor da atividade na vida do cliente é fundamental para fidelizar os alunos. Além disso, utilizar recursos como o pagamento recorrente para evitar meses de baixa demanda é uma excelente oportunidade para manter a saúde do caixa, as obrigações em dia e, a busca por novas atualizações que possibilitem ainda mais matrículas. Não deixe de se informar!
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