Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Como meios de pagamento eficientes reduzem a inadimplência

6 min de leitura Atualizado em 27/03/2025
Mercado Pago: imagem de uma empresária sentada à mesa de trabalho em seu escritório avaliando estratégias para reduzir a inadimplência em sua empresa por meio da diversificação dos meios de pagamento. Ela veste uma camisa de manga longa listrada, nas cores preta e branca e óculos. Ao fundo da imagem, é possível ver um homem de óculos que também está trabalhando em sua mesa.
Como meios de pagamento eficientes reduzem a inadimplência
9:03

Se tem um obstáculo que muitas empresas passam e precisam encontrar meios de evitá-lo, é a inadimplência. Esse pequeno grande problema afeta qualquer tipo de empresa e pode atrapalhar seu fluxo de caixa, produção e realização de pagamentos. Quando isso acontece, é necessário agir rapidamente, adotando medidas que possam reduzir ou acabar com ele de vez.

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de consumidores inadimplentes em abril de 2024 chegou a 68,76 milhões, o que representa 41,82% da população. E o que isso quer dizer? Essa inadimplência impacta diretamente em todo o mercado e, claro, nas empresas, que sofrem para pagar fornecedores e custos de manutenção.

Felizmente, é possível encontrar soluções que tendem a reduzir o número de clientes inadimplentes, como meios de pagamento eficientes, por exemplo. Através de uma ferramenta de pagamento recorrente, é possível diminuir a inadimplência, principalmente daqueles clientes que compram regularmente, porém, precisam fazer o pagamento manual e, muitas vezes, acabam esquecendo ou deixando o pagamento para depois.

 

Qual o impacto da inadimplência e como os meios de pagamento eficientes podem ajudar?

A inadimplência pode trazer problemas diversos para a empresa, como dificuldade na gestão do fluxo de caixa, aumento de custos, dificuldade em arcar com obrigações e pagamento de fornecedores, dificuldade de investimento em novas áreas e crescimento afetado. Tudo isso acontece porque os produtos ou serviços estão sendo entregues, mas os valores deles não estão entrando no caixa. 

Ainda segundo os dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o valor médio da dívida por cada brasileiro inadimplente é de mais de R$4 mil. Ou seja, imagine sua empresa tendo déficits como esse mês a mês no fluxo de caixa? É provável haver uma grande desestabilização financeira. Por mais que a empresa não faça vendas neste montante, e a média de inadimplência seja baixa, a tendência é que, sem soluções para barrar isso, os números aumentem.

Mas se você, gestor, ainda estiver se perguntando o que é inadimplência, saiba que ela se trata daquele cliente que fica devendo para a empresa, seja pelo motivo do esquecimento, da falta de compromisso, ou pela falta de dinheiro. Para driblar isso, há soluções que ajudam a empresa e, adotando ferramentas tecnológicas que possibilitam uma otimização no processo de cobrança, é possível reduzir os impactos que clientes inadimplentes causam, garantindo também uma maior eficiência nas transações.

 

Quais fatores podem aumentar a inadimplência em sua empresa?

O que é inadimplência para a sua empresa? Ou seja, como ela é tratada? Quais são os principais motivos que levam os clientes a deixarem de pagar? Saber de tudo isso antes de estruturar qualquer estratégia é fundamental. Afinal de contas, somente identificando problemas em suas raízes permitirá que a empresa siga pelos caminhos certos e não invista em algo que não traga resultados. 

É fundamental identificar os principais motivos da inadimplência e alguns deles - e que podem estar acontecendo por aí - são:

  • Falta de meios de pagamento flexíveis: quando há apenas um, ou poucos meios que não ajudam o cliente a fazer o pagamento, a tendência é que ele se esqueça, ou que ele não consiga cumprir com o combinado. Por exemplo, se a empresa oferece apenas o pagamento através de Pix e, se em algum mês o cliente não tiver dinheiro na conta e apenas o cartão de crédito, é provável que ele não pague.

  • Processos de cobrança ineficientes: imagine um processo de cobrança que, mesmo sendo automático, deixa de efetuar cobranças ou acaba desistindo de cobrar na primeira negativa do meio de pagamento do cliente? Isso fará com que o compromisso não seja efetivado e o cliente, muitas vezes, nem saiba que seus pagamentos estão em atraso.

  • Falta de controle sobre os recebimentos: sem um sistema de gestão eficiente, os pagamentos podem não ser contabilizados no sistema, com isso, dificilmente a empresa saberá se o cliente pagou ou não, podendo cancelar serviços e produtos de clientes que pagaram ou autorizar acesso a itens para clientes inadimplentes.

  • Ausência de um sistema de pagamento automatizado: sem um sistema de pagamento automatizado, como o pagamento recorrente, as cobranças precisam ser feitas manualmente, ou seja, entrar em contato com o cliente, pedir seus dados, ou então, que ele acesse alguma página ou app para realizar o pagamento, o que deixa o processo mais burocrático.


6 formas de reduzir a inadimplência da sua empresa com pagamento recorrente 

A boa notícia para empresas que enfrentam problemas com uma taxa de inadimplência elevada é o fato de existirem soluções de pagamento que automatizam cobranças e oferecem mais flexibilidade para pagar. O que isso quer dizer? Que o cliente fica sem a responsabilidade de realizar um pagamento de forma manual, já que ele será cobrado automaticamente, sem precisar de qualquer ação. Além disso, ainda poderá escolher entre formas diversas para pagar.

Tudo isso é fundamental para deixar a operação mais ágil e direta, sem a necessidade de qualquer intervenção dele. A solução de pagamento recorrente do banco digital Mercado Pago, por exemplo, é uma das mais eficientes do mercado, proporcionando diversos benefícios para empresas que estão exaustas de sofrerem com clientes inadimplentes. Veja algumas das vantagens em adotar essa ferramenta do Mercado Pago em suas operações:

1. Automatize as cobranças da empresa

Com a automatização das cobranças, o cliente não precisa se preocupar em pagar, as cobranças já são debitadas de maneira automática no seu cartão de crédito, por exemplo. Assim, os pagamentos recorrentes são feitos de maneira mais fácil e a empresa ainda pode contar com maior previsibilidade.

2. Ofereça mais comodidade para os clientes

Com o pagamento recorrente, o cliente se preocupa apenas em receber seu produto ou serviço, ou seja, não precisará entrar no app do banco, em algum link de pagamento, ou em fazer uma transferência. A cobrança já é feita de maneira automática, gerando mais comodidade, agregando na experiência de compra e ainda contribuindo para uma maior fidelização de clientes.

3. Mantenha o fluxo de caixa mais previsível

Ao adotar essa solução do banco digital Mercado Pago, facilita-se ter previsibilidade de fluxo de caixa, ou seja, saber quanto vai receber nos próximos períodos e, assim, poder organizar seus próprios pagamentos, aproveitar oportunidades com fornecedores, investir e se planejar de maneira mais efetiva.

4. Ofereça formas de pagamentos variadas

Através da cobrança recorrente Mercado Pago, é possível aceitar diversos meios de pagamento, o que facilita a vida do cliente e faz com que ele não tenha motivos para não pagar. Além disso, é possível ainda receber o dinheiro das vendas na hora, diretamente na Conta PJ do Mercado Pago.

5. Conte com mais segurança e controle na hora de vender

Toda empresa precisa ter controle de suas vendas e, com o pagamento recorrente, tanto a segurança, quanto a organização facilitam a vida do financeiro e fazem com que não haja esquecimentos, problemas ou outras dificuldades na cobrança que são geradas por falta de controle.

6. Reduza os custos de cobranças

Custos com emissões de boletos, por exemplo, podem ser evitados quando há uma cobrança recorrente, já que ela será feita diretamente no cartão ou conta do cliente, por exemplo, e evitará trabalhos repetitivos da equipe ao emitir novos boletos ou outras formas de pagamentos que exigem maiores custos.

 

Invista em meios de pagamento eficientes e reduza a inadimplência

A inadimplência é uma dor presente na maioria das empresas, isso quer dizer que não há exclusividade de setores ou determinadas empresas que passarão por isso. Com isso em mente, é necessário pensar que ao reduzir em qualquer número os clientes inadimplentes, já há um grande ganho, seja para investimentos, pagamentos de fornecedores, custeio de infraestrutura, dentre outras oportunidades.

Contar com uma solução de pagamento recorrente, como a do banco digital Mercado Pago, por exemplo, pode ajudar a eliminar essa barreira que a gestão de caixa enfrenta, deixando os pagamentos dos clientes automatizados. Essa é a hora de sair do convencional, deixar de perder dinheiro e começar a receber corretamente pelos produtos ou serviços vendidos. Deixar a inadimplência para trás é obrigação de qualquer empresa e a solução do Mercado Pago será fundamental nesta tarefa.

 


💡Leia também:

Reajuste de preços: como aplicar em serviços recorrentes com sucesso

Modelos de assinatura: como atrair e converter mais clientes

Como implementar um programa de vendas recorrentes em sua loja física

Diversifique sua empresa com a cobrança recorrente Mercado Pago

Pagamento Recorrente Mercado Pago: 6 benefícios para sua empresa

 

Melhore a previsibilidade financeira da sua empresa com o pagamento recorrente


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados