Reajuste de preços: como aplicar em serviços recorrentes com sucesso
O reajuste de preços é uma prática necessária para acompanhar a inflação e os custos operacionais nas empresas. Porém, como fazer isso sem que o cliente fique insatisfeito ou sua fidelização seja comprometida? Esse é um desafio que muitas empresas passam, já que se um aumento de preços não ocorre, o lado financeiro é impactado.
Em um cenário de reajuste de preços em que a modalidade trabalhada é o pagamento recorrente, pode ser ainda mais difícil fazer esse reajuste, já que os clientes reclamarão por pagar mais caro naquilo que já contrataram. Mas, para superar estes desafios e manter a fidelização de clientes, mesmo em um período de aumento de preço, existem estratégias, que quando bem planejadas, possibilitam aplicar reajustes de maneira transparente e justa.
A importância do reajuste de preços para serviços recorrentes
Fazer um reajuste de preços em produtos e serviços, é fundamental para a sustentabilidade e o crescimento da empresa. É através deste aumento de preços que ela poderá compensar a inflação, cobrir aumento de custos dos produtos que compra ou infraestrutura, investir em melhorias, continuar competitiva, dentre outros pontos essenciais.
Além de tudo isso, o reajuste é fundamental para uma empresa continuar entregando boa qualidade em seus produtos e serviços, já que quando isso não acontece, a fidelização de clientes e o relacionamento com cliente são afetados diretamente. Ou seja, não adianta a empresa deixar de fazer reajuste de preços para manter o cliente feliz e, passar a entregar um produto ou serviço de menor qualidade, isso afetará ainda mais o relacionamento com ele.
Os reajustes precisam ser aplicados de acordo com as oscilações de mercado e também com a inflação. Isso significa que, se a empresa não faz um aumento de preço em determinado período, a inflação reduzirá o poder de compra sobre os produtos ao longo do tempo, assim, o valor recebido pelos serviços prestados ou produtos vendidos, já não será mais suficiente para cobrir os custos operacionais.
Um reajuste de preços justo, claro e transparente é fundamental para qualquer empresa que deseja trabalhar melhor o relacionamento e a retenção de clientes. Apesar de parecer o contrário, um aumento de preços garante que o atendimento continue de qualidade, os produtos ou serviços continuem satisfazendo o cliente e também que haja reinvestimento em infraestrutura e experiência do cliente.
Desafios de planejar reajustes anuais com eficiência
Como pudemos ver anteriormente, o reajuste de preços ainda é um ato visto de maneira contrária pelos consumidores, porém, mesmo com esse cenário, deixar de fazer um reajuste pode colocar a empresa em outras dificuldades. Essa missão é delicada e requer cuidados com alguns pontos-chave. Alguns destes desafios que garantirão um reajuste mais justo e sustentável, são:
- Comunicar o aumento de forma transparente e justificável: não há nada pior que um aumento repentino e sem aviso prévio, isso deixa qualquer cliente frustrado e até mesmo enfurecido. Para que isso não aconteça, é importante tomar algumas ações, como um comunicado com antecedência, em que a empresa explique os motivos do reajuste e os benefícios gerados com ele.
- Equilibrar a necessidade de reajuste com a competitividade do mercado: é importante identificar o momento certo para fazer o reajuste, assim, é possível entender melhor como o consumidor reagirá. Para fazer essa identificação, é possível realizar pesquisas de mercado, observar os concorrentes e também acompanhar tendências econômicas, como pagamento do 13º, ou então, aumentos de salário.
- Prever o impacto do reajuste na retenção de clientes: é necessário entender como o reajuste afetará a retenção de clientes, principalmente daqueles clientes já fidelizados. Para isso, é necessário criar estratégias que diminuam a debandada de clientes, como opções de planos, contratos ajustáveis, ou benefícios adicionais.
- Lidar com contratos de longo prazo: os contratos de longo prazo precisam ser claros no quesito de reajuste, sendo eles graduais e programados para que não haja atrito entre a empresa e o consumidor. É fundamental evitar oscilações inesperadas, como um reajuste fora do programado ou que não beneficie o consumidor.
8 estratégias para aplicar reajustes sem perder clientes
Que o reajuste de preços é um tema delicado, todos nós sabemos, mas é possível contornar barreiras e desafios aplicando algumas estratégias, principalmente em serviços ou produtos com pagamento recorrente. Utilizando essas estratégias, é possível realizar o aumento de preço, sem que o cliente fique insatisfeito ou ache o reajuste injusto, optando por cancelar seu contrato com a empresa.
Algumas das estratégias que ajudarão a fazer esse reajuste sem impactar o relacionamento com cliente, são:
1. Planeje o reajuste com antecedência
Sua empresa está pensando em reajustar preços até o meio do ano? Então é necessário planejar o reajuste a partir de agora, criando um planejamento estratégico, que deve contar com novos valores, motivos do reajuste, novos benefícios, possibilidade de mudança de plano, em caso de pagamento recorrente, dentre outros.
2. Faça uma comunicação transparente e antecipada
A comunicação deve ser transparente, ou seja, já dizer logo de cara que o preço será modificado, o novo valor e o porquê disso. É fundamental, também, que a comunicação aconteça algum tempo antes do reajuste, já que isso fará com que o cliente se acostume com a ideia do aumento.
3. Justifique de maneira sólida e foque na entrega de valor
É essencial justificar o motivo do reajuste, como o aumento dos valores do produto no mercado, a necessidade do aumento para continuar entregando um serviço de qualidade, dentre outros. É importante mostrar ao cliente que aquele reajuste acaba sendo pequeno quando comparado ao valor que o produto ou serviço contratado tem.
4. Segmente os clientes e ofereça ofertas personalizadas
É interessante separar os clientes e entender qual a dor de cada um, oferecendo um plano personalizado, com produtos ou serviços que mais agregam na vida de determinado cliente por um valor mais acessível. Dessa forma, é possível mostrar a ele que, mesmo que a empresa faça um reajuste, ela pensou nele e na sua necessidade antes de qualquer coisa.
5. Aplique o reajuste de preço de forma previsível e gradual
Sabe aqueles reajustes que demoram para acontecer, mas, quando acontecem, vêm com um salto gigante? Eles jamais poderão fazer parte do seu planejamento. Os reajustes gradativos são mais fáceis de serem aceitos. Dessa forma, divida o aumento em etapas, ou então, implemente pequenos ajustes ao ano, ao invés de apenas um excessivo.
6. Ofereça alternativas e flexibilidade
Utilizando soluções, como o Assinaturas Mercado Pago, por exemplo, é possível proporcionar maior facilidade nas cobranças e, com isso, ter mais flexibilidade na criação de planos de assinaturas. Isso é fundamental na hora de aumentar a quantidade de planos e permitir que os clientes possam escolher aquele que mais os agrada, ou migrar para um plano novo, que contenha benefícios mais atrativos.
7. Reforce o atendimento e suporte ao cliente
Com o reajuste de preços, é natural que se demande mais tempo de suporte e atendimento ao cliente. Para isso, é importante reforçar esses itens e não deixar o cliente esperando ou sem resposta, já que, se isso acontece, o pensamento do cliente é um só: “além de subir o preço, ainda não me atende”.
8. Monitore e avalie os resultados
Monitore os resultados após o reajuste para avaliar como se saiu a ação. Dessa maneira, é possível ver se as estratégias utilizadas no aumento de preços tiveram sucesso, ou se novas ações precisam ser tomadas para reativar clientes. Com a avaliação, é possível também reutilizar as mesmas estratégias em uma ação de reajuste futura.
Faça o reajuste de preço com transparência e garanta a fidelização dos seus clientes
O reajuste de preços é fundamental para que a empresa continue sustentável e em crescimento. Através dele, é possível focar na retenção de clientes, com uma comunicação sempre transparente e justa com os clientes. Ao adotar estratégias e ferramentas inovadoras, como o Assinaturas Mercado Pago, que faz a cobrança recorrente dos serviços ou produtos entregues, é possível implementar mudanças de forma eficiente, mantendo a satisfação e fidelização de clientes.
O Assinaturas Mercado Pago possibilita maior flexibilidade para planos de pagamento, meios de pagamento diversos e permite ainda mais liberdade ao realizar alterações, proporcionando maior comodidade para o cliente e também para a empresa, com soluções que auxiliam no dia a dia, como o recebimento do dinheiro na hora pelas vendas.
Aplicando as estratégias e as dicas apresentadas, é possível realizar o aumento de preços de maneira mais tranquila, principalmente para empresas que trabalham com o pagamento recorrente. Com comunicação consistente e clara é possível mostrar o porquê do reajuste e o que está sendo feito para melhorar ainda mais o atendimento. Dessa maneira, fica mais fácil preservar o relacionamento com o cliente, levando a empresa sempre para o caminho do sucesso.
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