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Como a retentativa de pagamento contribui para a retenção de clientes

Mercado Pago: imagem ilustrativa de bloquinhos com desenhos de pessoas, representando a retenção de clientes

Reter clientes, aumentar vendas e fazer a empresa crescer é o sonho de todo empresário, inclusive o seu, não é mesmo? Para transformar esse desejo em realidade em seu e-commerce, é importante destacar que existem métodos e estratégias específicos para a retenção de clientes, sendo o processo de checkout um elemento crucial nesse contexto. Garantir que nenhum contratempo técnico prejudique a jornada de compra do seu consumidor é imperativo para o sucesso da empresa.

Uma das soluções para prevenir problemas técnicos e otimizar as chances de venda é a implementação da retentativa de pagamento, a qual, além de contribuir para a fidelização de clientes, também proporciona uma série de benefícios para seu e-commerce.

 

O que é retentativa de pagamento e como isso influencia na retenção de clientes?

A retentativa de pagamento é uma solução que reprocessa a transação que não foi concluída em uma primeira tentativa, ou seja, imagine que seu cliente tentou comprar e por alguma instabilidade da operadora do cartão, houve uma recusa da compra, para evitar que ele refaça todo o processo ou até mesmo abandone o carrinho, o checkout já fará uma retentativa de pagamento, que desta vez, tende a dar certo.

Além de ser um grande potencializador de vendas e retenção de clientes, utilizar desta solução na jornada de compras pode fidelizar mais clientes e aumentar as taxas de conversão de vendas, que poderiam ser abandonadas por falhas no processo. Estas falhas muitas vezes não acontecem pelo cliente ser mau pagador, mas sim, por se tratar de um sistema complexo de troca de informações que pode falhar e atrapalhar a venda.

Outro exemplo é quando seu cliente tem uma assinatura de serviços ou produtos com sua empresa e, por alguma falha no momento, o pagamento é recusado. Com a retentativa de pagamento, o sistema fará de forma automática essa nova cobrança, fazendo com que você não tenha problemas na hora de receber e ainda aumentando a possibilidade de crescimento.

 

5 vantagens da retentativa de pagamento para sua empresa

Utilizar de todas as estratégias possíveis na retenção de clientes, principalmente durante toda a jornada de compra do seu cliente, é a melhor forma de praticar a conversão em vendas, somente assim é possível caminhar para o crescimento. 

A estratégia da retentativa de pagamento oferece diversas vantagens:

 

1. Recuperação de vendas

Vendas que podem ser dadas como perdidas podem ser recuperadas com a retentativa de pagamento, isso porque o sistema tentará cobrar por diversas vezes até o pagamento ser concluído.

 

2. Melhor experiência do cliente

A pior coisa que seu cliente pode vivenciar é ter que preencher novamente todos os dados de compra quando o pagamento é recusado. Quando isso acontece a tendência maior é que o carrinho seja abandonado. Com a retentativa de pagamento, seu e-commerce consegue oferecer uma melhor experiência de compra ao seu cliente

 

3. Redução de abandono de carrinho

A retentativa de pagamento faz com que o cliente não tenha que sair da página de checkout ou tomar outra medida para que o pagamento seja concluído, por isso, o abandono de carrinho é bem menor.

 

4. Aumento da taxa de conversão

Imagine perder uma venda somente por instabilidade no sistema? Pois é, com a retentativa de pagamento isso não acontece e a taxa de conversão de vendas é maior, colaborando para o crescimento do seu e-commerce.

 

5. Aumento da conveniência aos clientes

Mais comodidade, já que eles não precisarão tomar nenhuma medida, basta aguardar enquanto a tentativa ou retentativa de pagamento é concluída.

 

Como minimizar falhas de pagamento em seu checkout

Mas por que acontecem falhas no checkout e como a retentativa de pagamento pode ser tão importante para resolver isso? Se alguma vez essa dúvida surgiu em, saiba que existem meios de minimizar estas falhas de pagamento na jornada de compra do seu e-commerce através de algumas estratégias.

Confira: 

 

  • Fornecer uma experiência de compra intuitiva: quando a jornada de compra é intuitiva, não há chances do seu cliente errar em algum dos passos e acabar não entendendo o que ele precisa fazer para concluir a compra. Isso faz com que tudo seja mais fácil e a finalização não tenha falhas por falta de algum dado.

  • Oferecer métodos de pagamento diversos e seguros: muitas vezes o processo de compras tem falhas porque o cliente quer utilizar um meio de pagamento não aceito, isso, além de interromper a compra, ainda frustrará o cliente. Por isso, ofereça todos os meios de pagamento que puder. 

  • Contar com soluções e sistemas antifraude: esse passo é fundamental para garantir mais segurança para seu cliente e para seu e-commerce, impossibilitando golpes e tentativas de fraudes que possam causar prejuízos e falhas no sistema de checkout.

 

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Impulsione a retenção de clientes em sua loja online!

A retenção de clientes é essencial para a conversão de vendas, por isso, cuidar da jornada de compra do seu e-commerce pode ser a chave do crescimento. A retentativa de pagamento está na lista de itens essenciais a serem adotados para que tudo isso aconteça.

Afinal, ao fomentar a retenção de clientes, você não apenas assegura uma base mais sólida de consumidores, mas também viabiliza a recuperação de vendas, aprimora a experiência do cliente, reduz o índice de abandono de carrinho e proporciona diversas outras vantagens para o desenvolvimento de sua empresa.




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Escrito por:

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